O Ensino Superior particular no centro do debate

Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular registra recorde de público

A 12ª edição do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) reuniu mais de 500 educadores, gestores, reitores, mantenedores e lideranças do setor na cidade de Belo Horizonte/MG, no período de 6 a 8 de junho, para debater o Ensino Superior sob a ótica da inovação e da diversidade.

O evento contou com a presença do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Para ele, o crescimento do acesso ao Ensino Superior se deu em grande parte pelo trabalho das instituições particulares. Ao defender mais liberdade para a Educação Superior, afirmou: “Nós queremos que a sociedade possa buscar sua felicidade. Isso só é possível com o setor de Ensino Superior e baseado na iniciativa privada fortemente livre para se desenvolver, para poder atingir as suas metas”, afirmou.

Seguindo os anos anteriores, durante o Congresso, foi realizado o Seres em Ação, projeto em que servidores da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC prestam atendimento gratuito aos participantes para esclarecer dúvidas e acompanhar e despachar processos das IES com maior agilidade. Também foram desenvolvidos três workshops sobre metodologias ativas, marketing digital e referenciais de qualidade na EaD. Esta edição do CBESP ainda foi marcada pelo show da banda mineira Jota Quest. O encerramento das atividades foi feito com a leitura da Carta de Belo Horizonte, que sintetizou todo o conhecimento adquirido no decorrer dos três dias de evento.

Secretário executivo do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular e diretor presidente da ABMES, Celso Niskier comentou a importância do CBESP e a representatividade do setor privado. “O Congresso é um sucesso já há 12 anos. Nós nos reunimos aqui para debater educação”, disse. E acrescentou: “Não existe futuro se não houver investimento em educação. E nós, como setor particular, que respondemos por mais de 80% dos novos formandos, temos uma contribuição fundamental a dar na construção desse futuro melhor para o Brasil”.

O CBESP é uma realização da Linha Direta, com promoção do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular. Presidente da Linha Direta, Marcelo Chucre fez um balanço desta edição do evento. "Apesar de ter conseguido superar todas as expectativas, todos os números dos eventos anteriores, a gente conseguiu manter o mesmo clima intimista, a identidade do evento, de aproximar dos nossos parceiros da Linha Direta, das instituições de ensino e mantenedores", afirmou. Em 2020, o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular acontecerá no Costão do Santinho, localizado em Santa Catarina, entre os dias 28 e 30 de maio.

Conheça os números do CBESP:

 

Autor: Equipe Linha Direta
Todas as Notícias