Pedro Álvares Cabral a um click
Autor: Gislaine Buosi
Então é verdade que, antigamente, as rodas eram quadradas? Sim. Há cerca de 4 mil anos antes de Cristo, alguém imaginou que algo capaz de rodar facilitaria o transporte de cargas e, então, a roda foi um verdadeiro marco na evolução da humanidade. As tecnologias medievais englobam invenções...
Leia na integra
A tecnologia como processo produtivo no ambiente escolar
Autor: Rômulo Marinho Sobrinho
Mesmo estando cada vez mais presente nas escolas, a tecnologia ainda impõe inúmeros desafios. Alguns estudos têm mostrado que os alunos ainda não conseguiram perceber a presença dos aparelhos tecnológicos como aliados ao seu processo de aprendizagem...
Leia na integra
O uso da tecnologia para além de modismos
Autor: Deivith Oliveira
A diversidade de recursos digitais disponíveis representa um desafio tanto para a escola quanto para os grupos que desenvolvem inovação em conteúdos educacionais. Um primeiro desafio é projetar recursos efetivos ao desenvolvimento de habilidades cognitivas...
Leia na integra
Professores transmidiáticos: mensagens, veículos e canais
Autor: Paulo Henrique de Souza
Inegavelmente, em um contexto disruptivo, como o vivenciado pela educação mundial, o papel do professor está mudando. E tudo aponta, de acordo com especialistas, que a curadoria de conteúdos exigirá desse agente educacional a habilidade de ser transmidiático, reunindo três ferramentas...
Leia na integra
Por uma nova perspectiva: a oportunidade da inovação tecnológica na educação
Autor: Maíra Ary Wandscheer
O mundo não mudou, o mundo é mudança. Nesse processo constante, podemos dizer que a tecnologia da informação se tornou um grande catalisador. Identificamos com facilidade seu impacto em muitos mercados. Mas como ela anda influenciando a educação? A tecnologia da informação é uma realidade...
Leia na integra
A evolução tecnológica no setor da educação
Autor: Francisco Borges
A evolução das tecnologias da informação e da comunicação impressiona não só pelos recursos tecnológicos relacionados à superação da velocidade de processamento, da capacidade de armazenamento e de aplicações. A rapidez do seu avanço na educação surpreende tanto quanto sua própria evolução...
Leia na integra
Escola, diálogo e WhatsApp
Autor: Ademar Fabel
As mídias sociais revolucionaram a comunicação e modificaram significativamente o processo como as pessoas se relacionam. As conversas reais cedem cada vez mais espaço para as virtuais, abrindo oportunidades para novos canais de comunicação em plataformas como o Facebook...
Leia na integra
A ilusão do multitasking
Autor: Alexandre Ventura
Na última edição da Linha Direta, tecemos considerações sobre a escola atuante e sinérgica como epicentro da dinâmica. Em uma escala global, tem-se agudizado a tendência para, no domínio político, midiático e de muitos dos fazedores de opinião, sentenciar que os professores são inadequados...
Leia na integra
A ilusão do multitasking
Autor: Alexandre Ventura
Na última edição da Linha Direta, analisamos as potencialidades e limitações do cérebro humano diante do desenvolvimento tecnológico. A partir disso, o conhecimento da realidade anteriormente descrita deveria levar-nos a uma dinâmica de reinvenção das redes de aprendizagem...
Leia na integra
Cultura digital num currículo em rede
Autor: Viviane Flores
Atualmente, vivemos uma transição de cenários, dentro do ambiente escolar, do ponto de vista estrutural, para o acesso às tecnologias. Passamos por um período em que uma escola equipada representava status e sintonia com o que havia de mais moderno em educação...
Leia na integra
A ilusão do multitasking
Autor: Alexandre Ventura
Na última edição da Linha Direta, analisamos o comportamento humano frente ao desenvolvimento tecnológico, no qual impera o instantâneo, o fugaz, o inacabado, o interrompido. A partir do cenário em que vivemos, surge o questionamento sobre a capacidade do indivíduo multitasking...
Leia na integra
Do uso da tecnologia à vida em um mundo digital
Autor: Ana Claudia Ferrari
Todos os anos, milhares de educadores reúnem-se em algum lugar dos Estados Unidos para descobrir novas formas de usar tecnologia na escola. Em busca de comprovações ou já convictos de que a tecnologia na sala de aula pode tornar o aprendizado mais relevante, engajador e divertido...
Leia na integra
A ilusão do multitasking
Autor: Alexandre Ventura
O potencial de conexão que carateriza a sociedade contemporânea transmite uma ilusão de interação e de partilha que provoca um afastamento crescente de cada um de nós relativamente a ?santuários? de reflexão interna e a relações mais substantivas com outros...
Leia na integra
WhatsApp
Autor: Danielle Lourenço
Depois do advento dos celulares com acesso à internet, o WhatsApp, um aplicativo gratuito para a troca de mensagens, é a "novidade" do momento, sendo mais popular que redes sociais como Facebook e Instagram. A grande maioria dos usuários de smartphones utiliza o recurso...
Leia na integra
O útil e o fútil do mundo digital
Autor: Jacir J. Venturi
A decantada Biblioteca de Alexandria reinou absoluta como centro da cultura mundial no período do séc. III a.C. ao séc. IV d.C. Edificada no delta do Rio Nilo, conjectura-se que estiveram sob sua guarda cerca de 700 mil rolos de papiro. Seu objetivo era ter um exemplar de cada manuscrito existente na Terra...
Leia na integra
A importância de educar para o uso das novas tecnologias
Autor: Alessandra Borelli e Camilla do Vale Jimene
A evolução da tecnologia acarretou inúmeras mudanças nos mais variados segmentos das nossas vidas. Professores podem ensinar mais e melhor com a adoção de recursos tecnológicos; médicos conseguem diagnosticar com maior precisão, utilizando equipamentos sofisticados...
Leia na integra
Sobre o caso da professora de história de Curitiba
Autor: Danielle Lourenço
A mídia nacional veiculou amplamente um fato ocorrido em uma escola particular de Curitiba/PR, em que uma professora de história foi "massacrada virtualmente" por pais pela publicação feita por ela em uma rede social e que resultou em sua demissão voluntária. O referido post foi uma crítica...
Leia na integra
Dicas de ferramentas digitais para inovar em sala de aula
Autor: Rafael Lopes
Não é de hoje que existe uma dificuldade dos professores em prender a atenção dos alunos em sala de aula. Sem dúvida, um dos principais fatores é a diferença entre a dinâmica da aula e a forma como os estímulos externos incorporaram a vida moderna dos nossos jovens e crianças...
Leia na integra
Os impactos do comportamento digital dos jovens de hoje na vida profissional de amanhã
Autor: Alessandra Borelli e Helena C. F. Coelho de Mendonça
Os progressos tecnológicos trazidos pela internet repercutem evolutivamente na formação dos jovens, que cada vez mais cedo se rendem aos encantos do mundo virtual. Só no Brasil, em 2013, quase 10 milhões de jovens acessavam diariamente a internet, de acordo com pesquisa...
Leia na integra
O que perdemos com as tecnologias contemporâneas?
Autor: Danielle Lourenço
Certa manhã vi uma charge em que o Superman segurava um celular na mão e mostrava-se saudoso dos tempos que entrava nas cabines telefônicas para se preparar para grandes atos heroicos. Confesso que a imagem calou fundo no meu coração e fiquei refletindo sobre...
Leia na integra
O uso do QR Code no ambiente escolar
Autor: Dayanne Albuquerque Araújo
O conceito de tecnologia educacional pode ser enunciado como o conjunto de procedimentos (técnicas) que visam a facilitar os processos de ensino e aprendizagem com a utilização de meios (instrumentais, simbólicos ou organizadores) e suas consequentes transformações culturais...
Leia na integra
Por que sua escola deve investir em tecnologia?
Autor: Marcos Abellón
Nunca se falou tanto em inovações no contexto pedagógico. O surgimento de novos recursos tecnológicos e formatos de pedagogia aponta diversos tipos de mudanças em curso, que levam as escolas para muito além das suas bibliotecas, salas de aula, professores e alunos...
Leia na integra
Uso da tecnologia na educação: a quem queremos enganar? (parte II)
Autor: Demerval Guilarducci Bruzzi
Terminei meu último ensaio, publicado na edição de dezembro de 2015, com o seguinte parágrafo: O saber fazer resulta da construção ou da articulação de um conhecimento que opera em rede, produto de uma espiral recursiva que articula diferentes saberes...
Leia na integra
Meios de comunicação e o avanço da internet
Autor: João Carlos Fernandes
A busca por informações sempre foi uma característica do ser humano. O sistema mais antigo de comunicação de massa é o rádio: ele consegue, por meio de frequências ou amplitudes moduladas (FM ou AM), transmitir informação a milhares de pessoas. O seu sucessor mais famoso é a televisão
Leia na integra
A tecnologia nas salas de aula das escolas públicas brasileiras
Autor: Marcos Abellón
Utilizar a tecnologia para auxiliar o ensino dentro da sala de aula já é visto como algo bom por 92% dos professores brasileiros. Esse mesmo percentual considera positiva a capacitação profissional para a aplicação dessas tecnologias em sala, segundo pesquisa realizada pela Fundação Lemann...
Leia na integra
Formação docente: pedagogia e tecnologia
Autor: Lidiana Osmundo
A partir do crescente avanço das tecnologias digitais em todos os setores da sociedade, inclusive no meio educacional, surgiu a necessidade de ampliar a discussão sobre a disposição e o manuseio de recursos educacionais digitais nos ambientes escolares. As escolas, então, perceberam que é...
Leia na integra
Professores estão preparados?
Autor: Andréa Pavel
Vivemos em um País não só caracterizado pelo seu grande tamanho físico, mas pelas diversidades culturais. Podemos incluir aí a educação e, mais recentemente, as áreas tecnológicas envolvidas no processo educacional. É relevante avaliarmos até que ponto os professores estão preparados...
Leia na integra
Uso da tecnologia na educação: a quem queremos enganar?
Autor: Demerval Guilarducci Bruzzi
No Brasil, falamos muito sobre o uso da tecnologia na educação, mas pouco ainda fazemos. É claro que temos diversos projetos de sucesso, mas nenhum até hoje apresentou capacidade de capilaridade e profundidade para sua difusão. Vejo todos os dias aportarem nas mais diversas redes sociais...
Leia na integra
Critérios para análise de software educativo - parte final
Autor: Andréa Ribeiro
Embora a definição da base pedagógica de um software educacional mereça destaque na avaliação da qualidade desse material digital, não podemos esquecer que a seleção desse tipo de material precisa também considerar os aspectos técnicos e os relativos à interface...
Leia na integra
A tecnologia invade a gestão escolar
Autor: Eduardo Couto
Enquanto alguns educadores temem que o uso da internet, de softwares educativos e de plataformas de Ensino a Distância prejudiquem o processo de aprendizagem, outros já perceberam o potencial da tecnologia...
Leia na integra
Critérios para análise de software educativo – parte 2
Autor: Andréa Ribeiro
A definição de atributos que evidenciam a conveniência e a viabilidade de uso de um software educativo é fundamental para auxiliar o educador na escolha de um programa que contribua com a apropriação do conhecimento...
Leia na integra
Critérios para análise de software educativo – parte 1
Autor: Andréa Ribeiro
Na educação contemporânea, a presença do computador tem sido cada vez mais vista como um recurso indispensável para auxiliar o aprendiz a construir o processo de conceituação e a desenvolver habilidades fundamentais...
Leia na integra
Professor: aprendendo a ensinar com a tecnologia
Autor: Marcos Abellón
Amissão de ensinar é muito anterior à criação das primeiras instituições educadoras da história. Antes mesmo do desenvolvimento da escrita, processos comunicacionais de fala e gestos...
Leia na integra
Interação em tempos de redes
Autor: Adriano Coelho
O uso de ambientes de relacionamento online constitui, nos dias de hoje, ao mesmo tempo, um problema e uma oportunidade para o trabalho docente...
Leia na integra
O desafio da educação na era digital
Autor: Danielle Rocha
Quem está antenado à era digital conhece o termo cibercultura. Na visão de Pierre Lévy, a cibercultura é uma possibilidade de se experimentarem novos avanços, em novas mídias...
Leia na integra
Dedos nervosos
Autor: Danielle Lourenço
Muitas são as situações em que os internautas gostariam de utilizar o comando Ctrl+z (desfazer) do teclado. Porém, certas ações virtuais não dispõem de tal recurso, infelizmente...
Leia na integra
Filhos tecnológicos, porém com menos habilidades motoras
Autor: Jacir J. Venturi
Considere o melhor troféu – ou um butim de guerra – seu filho chegando em casa com a roupa suada, emporcalhada. Um pouco de vitamina S (de sujeira) fortalece o sistema imunológico infantil...
Leia na integra
Desafios dos educadores na era digital da aprendizagem
Autor: Renato Casagrande
A despeito de todos os avanços ocorridos nos dois últimos séculos, a educação tem encontrado dificuldade em acompanhar o desenvolvimento econômico e o tecnológico, caracterizados basicamente...
Leia na integra
Influência da tecnologia digital na saúde e no desenvolvimento infantil
Autor: Luiz Antônio Ferreira
Diariamente sou questionado por pais receosos em relação à possibilidade da liberação do uso de tecnologias móveis (smartphones, tablets e computadores) para crianças com idade entre 2 e 10 anos...
Leia na integra
Pais hiperconectados
Autor: Celso Antunes
Em uma palestra para pais em uma grande escola particular em São Paulo, chega o momento reservado para perguntas e respostas. Acabo de mostrar os riscos da hiperconectividade infantil e o perigo de roubar...
Leia na integra
Proibição de smartphones na sala de aula
Autor: Maria Aparecida Martins de Araújo
Ao assistir a um telejornal, fiquei negativamente surpresa, para não dizer espantada, ao saber que, em Minas Gerais, há uma lei que proíbe celular em sala de aula. Espanto maior foi tomar conhecimento...
Leia na integra
Quer dar um excelente presente para um jovem? Dê um despertador
Autor: Danielle Lourenço
A insônia é velha conhecida de muitos. Alguns convivem com ela de modo mais íntimo, enquanto outros, felizmente, de modo mais reservado. O fato é que a grande maioria das pessoas já viveu...
Leia na integra
Recursos tecnológicos para o apoio presencial e a distância
Autor: Marcos Arrais
Em todo o mundo, temos uma infinidade de recursos tecnológicos disponíveis, como music players, smartphones, tablets, consoles de videogame, notebooks, smart TVs e outros. Com esses recursos, provocamos uma expansão da capacidade de receber, processar...
Leia na integra
Impactos do uso da tecnologia na escola
Autor: Lígia Silva Leite
Os dispositivos móveis estão possibilitando não apenas que estejamos conectados eletronicamente 24 horas durante os sete dias da semana, como também que possamos interagir com diversos interlocutores de sol a sol. Vários autores, cientistas sociais, filósofos, educadores...
Leia na integra
Oba-oba tecnológico
Autor: Dilei Vilela
Comecei o ano lendo sobre a educação e seu futuro. O primeiro texto foi sobre a Finlândia, que quer, até 2017, o fim da escrita cursiva nas suas escolas, ficando só a de forma, tudo por causa dos teclados, que estão cada vez mais...
Leia na integra
Tendências e caminhos para a utilização da tecnologia no ambiente escolar
Autor: Lígia Silva Leite
O New Media Consortium (NMC) e o CoSN (The Consortium for School Networking), apoiados pela HP, divulgaram seu relatório anual de 2014, em que constam os resultados do Horizon Project, um projeto continuado que tem como objetivo...
Leia na integra
A tecnologia potencializando o aprendizado
Autor: Antônio Sérgio Martins de Castro
Há até bem pouco tempo dizia-se que a tecnologia iria promover uma revolução na educação. Penso que essa “onda” de se acreditar que os problemas educacionais existentes estariam resolvidos com as novidades...
Leia na integra
Cidadãos preparados para encarar os desafios que a vida oferece
Autor: Thaís Ferreira Pamplona
A educação está em busca de novos caminhos. Não é de hoje que as inovações tecnológicas vêm despertando o interesse e a curiosidade do público ligado à educação. Uma vez que as metodologias de ensino...
Leia na integra
A tecnologia pode transformar as salas de aula
Autor: Marcos Abellón
O uso de tecnologia em sala de aula é um dos grandes avanços da educação. Sem dúvida, oferecer aulas mais dinâmicas e interativas é uma opção mais atraente para o público jovem, que atualmente é...
Leia na integra
Uso ético e responsável das tecnologias contemporâneas na escola
Autor: Danielle Lourenço
A escola é um reflexo da sociedade. Os impactos da web têm efeitos e consequências benéficas e maléficas, eclodem em sala de aula e são sentidos por alunos, pais e professores. Tanto dentro como fora dos...
Leia na integra
Responsabilidade civil e criminal de escolas, pais e alunos em casos de ilícitos cibernéticos
Autor: Alessandra Borelli
Para o Poder Judiciário, a internet não constitui um campo novo de atuação, sobretudo, um diferente meio para a realização de crimes igualmente praticados no mundo real. Tendo como porta de entrada...
Leia na integra
Serviços tecnológicos orientados ao docente
Autor: Diogo de Souza Dutra e Maria Carmen
O desenvolvimento das novas instituições de ensino do século XXI deverá ocorrer sob a égide preconizada por um novo modelo de educação e formação profissional capaz de contribuir para a competitividade...
Leia na integra
Tecnologia como meio de avaliação educacional (2)
Autor: Lígia Silva Leite
Dando continuidade à conversa iniciada no mês passado, apresentamos as outras duas estratégias recomendadas aos gestores por Andrew Miller, professor da Buck Institute for Education, EUA, para preparar...
Leia na integra
O dilema na sala de aula: apropriação das mídias eletrônicas
Autor: Célia Corrêa
O dilema sobre o emprego de mídias digitais na educação permanece, sem uma clara ocupação de espaços e de usuários nos ambientes de ensino e aprendizagem. Se de um lado se posicionam os estudantes...
Leia na integra
A tecnologia como ferramenta para avaliar o processo educativo
Autor: Lígia Silva Leite
São apenas quatro as estratégias que Andrew Miller, professor da Buck Institute for Education, EUA, sugere aos gestores para preparar seus professores para acompanhar a integração da tecnologia aos sistemas...
Leia na integra
Tecnologias educacionais: ter ou não ter?
Autor: Daniel Rabelo
Tecnologias educacionais na sala de aula: ter ou não ter não é mais a questão. Hoje as perguntas são quando, como e quais os fornecedores. São muitas as opções disponíveis no mercado. Deparamo-nos com...
Leia na integra
Os dispositivos tecnológicos e a educação
Autor: Lígia Silva Leite
Há mais de dois anos, Lisa Nielsen, coautora do livro Teaching Generation Text: Using Cell Phones to Enhance Learning e do blog The Innovative Educator, publicou um artigo chamando a atenção dos educadores para a necessidade de serem desfeitos alguns mitos em relação...
Leia na integra
As competências atuais relacionadas ao uso da tecnologia
Autor: Lígia Silva Leite
No mês passado apresentamos o trabalho da professora Laura Turner, que identificou, há dez anos, 20 áreas nas quais se considerava importante que o profissional da educação desenvolvesse competências relacionadas ao uso da tecnologia...
Leia na integra
Minha página, minha personalização
Autor: Leopoldo Magnus
A rede mundial de computadores comporta centenas de trilhões de conteúdos diversos. Nessa rede, é possível consultar o que se quiser, no tempo em que se quiser...
Leia na integra
Avaliando as competências do profissional de educação
Autor: Lígia Silva Leite
Que o mundo está se desenvolvendo de maneira muito rápida e diversificada não é mais novidade para nenhum cidadão contemporâneo...
Leia na integra
Gamificação: brincadeira séria, assertiva e educativa
Autor: Eliane Veloso
Nas últimas décadas, o conhecimento tecnológico evoluiu com muita rapidez, trazendo mudanças no acesso à informação e nas possibilidades para se estabelecer comunicação entre indivíduos. No entanto, a...
Leia na integra
O uso das TICS no ensino superior
Autor: Maura Cobra
No atual cenário educativo da era digital, em que o conhecimento e a prática docente não são mais apenas atribuições específicas das instituições tradicionais de ensino, o professor deve ampliar e não...
Leia na integra
Implementando a aprendizagem personalizada (2)
Autor: Lígia Silva Leite
Este mês apresentamos mais cinco aspectos que têm sido considerados tendência na abordagem da aprendizagem e que devem ser levados em conta pelo professor que vai trabalhar nessa perspectiva...
Leia na integra
Celulares em sala de aula – ampliando o debate
Autor: Danielle Lourenço
Desde os primórdios, a tecnologia, na história da humanidade, funciona como uma alavanca para o seu desenvolvimento. Seja da roda à eletricidade, do machado ao automóvel, a senda humana pode ser (re) contada à luz da tecnologia...
Leia na integra
Mídias e educação
Autor: Tony Labanca
Reconhecem-se aqui como mídias todos os recursos tecnológicos — hardware, software, som, televisão, cinema, celular, palm, tablets... — capazes de promover uma interação social, ora como instrumento ...
Leia na integra
Implementando a aprendizagem personalizada
Autor: Lígia Silva Leite
Vamos dar continuidade ao tema iniciado no mês passado, apresentando tendências para este ano de 2014 que possivelmente serão observadas na prática dos professores que procuram desenvolver o ensino ...
Leia na integra
Uma prática de aprendizagem pessoal aliada à tecnologia
Autor: Carla Gonçalves
Nos diversos campos da sociedade contemporânea, as novas Tecnologias da Informação e Comunicação têm possibilitado ao homem do século XXI redesenhar suas relações e alterar a forma de interagir com o outro...
Leia na integra
Alfabetização tecnológica e formação de professores
Autor: Luiza Duca
Quando se pensa em analfabetismo, muitas vezes, a denominação é relacionada a conceitos que remetem ao fato de alguém não saber ler ou escrever. Porém a definição se amplia, ao se pensar nas formas...
Leia na integra
Retomando a aprendizagem personalizada
Autor: Lígia Silva Leite
Vamos dar continuidade à nossa conversa sobre tecnologia educacional e, com o início do ano letivo de 2014, é necessário refletir sobre vários aspectos do processo de ensino-aprendizagem que deverão ser..
Leia na integra
Tecnologias, currículo e formação docente
Autor: Jener Cristiano
As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) são realidades inquietantes e desafiadoras nas instituições de ensino em todo o Brasil. Porém, elas ainda não estão devidamente integradas...
Leia na integra
Educ@r para dar sentido
Autor: Eliane Veloso
A educação vive um momento de evoluções. A humanidade caminha na direção de novas fases de sua história, fases de transformações simultâneas. Entretanto, a velocidade dessas mudanças provoca...
Leia na integra
Mais tecnologias na aprendizagem
Autor: Lígia Silva Leite
Nas últimas edições, falamos sobre algumas tecnologias que, hoje, se encontram ao nosso alcance na internet e sobre como elas vêm sendo transportadas para o universo educacional, visando a contribuir com...
Leia na integra
Deletando a realidade
Autor: Dilei Vilela
Observando minha neta no computador, alheia a tudo e a todos ao seu redor, fiz a ela uma pergunta, mas em tom de brincadeira: e se um assaltante chegasse agora para pegar seu computador? A resposta dela...
Leia na integra
Mais tecnologias emergentes
Autor: Lígia Silva Leite
Vamos dar continuidade à nossa conversa dos meses anteriores sobre o mapeamento, realizado pelo New Media Consortium (NMC), das tecnologias presentes atualmente no processo ensino-aprendizagem de maneira...
Leia na integra
Tecnologias em sala de aula
Autor: Lígia Silva Leite
Na edição de outubro, começamos a conversar sobre as tecnologias emergentes e a prática educativa. Citamos alguns exemplos de tecnologias presentes no processo ensino-aprendizagem mapeadas pelo New Media...
Leia na integra
Protagonismo infantojuvenil na cultura digital
Autor: Eliane Veloso
Etimologicamente, a palavra protagonismo é derivada de protagonistés, que, em grego, significa o ator principal. Incorporado ao contexto digital, o termo ganha desdobramentos, sendo utilizado como forma de...
Leia na integra
Níveis de interatividade e uso de tecnologias digitais
Autor: Marcos Arrais
Interatividade não é algo novo, mas, com o advento das mídias digitais, esse termo tornou-se muito popular. O mercado e a publicidade contribuem para a disseminação do conceito de forma errônea: TV interativa...
Leia na integra
Tecnologias emergentes e a prática educativa
Autor: Lígia Silva Leite
É lugar-comum afirmar que vivemos em um mundo em que o desenvolvimento tecnológico é galopante. Porém, essa realidade tem nos colocado em estado de alerta para perceber as mudanças que são exigidas no nosso...
Leia na integra
Ampliando os espaços virtuais de aprendizagem
Autor: Fernando Silva
Foi-se o tempo em que o único espaço para a promoção da aprendizagem era a sala de aula. Visita a museus, excursões e feiras temáticas sempre foram espaços alternativos que enriquecem o conhecimento, mas, hoje...
Leia na integra
Criança versus tecnologia
Autor: Liliana Angrisani
Tenho visto pais orgulhosos por seus filhos usarem a tecnologia como forma de diversão. Porém, essa atitude tem consequências gravíssimas, não só para o desenvolvimento pessoal da criança, mas também para...
Leia na integra
Novas tecnologias: aprender para ensinar
Autor: Lígia Silva Leite
Grande parte dos alunos de ensino fundamental e médio possui hoje tablets ou outro dispositivo móvel – tecnologias que fazem parte do seu cotidiano e precisam também entrar na escola. Muitas instituições já...
Leia na integra
Educação e tecnologia: um diálogo necessário
Autor: Lílian Márcia Aguiar
Ciência, tecnologia e sociedade são conceitos intimamente entrelaçados na realidade atual. É impossível pensar um sem o outro, sendo pertinente afirmar que a sociedade se faz na medida em que ciência...
Leia na integra
Avaliação da aprendizagem na perspectiva do processo
Autor: Lígia Silva Leite
Sabemos que toda atividade instrucional deve ser proposta quando estiver relacionada aos objetivos do processo educativo, pois eles devem ser os elementos norteadores da dinâmica pedagógica. O...
Leia na integra
Leituras e leitores: do livro ao computador
Autor: Cacilda Rodrigues
As rápidas e acentuadas mudanças provocadas pelas tecnologias digitais de comunicação e informação se refletem diretamente em nossas ações cotidianas, influenciando intensamente o hábito da leitura e da...
Leia na integra
Avaliação da aprendizagem na perspectiva do processo
Autor: Lígia Silva Leite
Sabemos que a atividade instrucional deve ser proposta quando estiver relacionada aos objetivos do processo educativo, pois eles devem ser os elementos norteadores da dinâmica pedagógica. O professor que...
Leia na integra
A realidade da escola na ger@ção online
Autor: Eliane Veloso Ferreira
No mundo contemporâneo, assiste-se ao processo de globalização, que traz a relação dialética entre o local e o global. Trata-se, assim, de um mundo em que o outro não pode mais ser tratado como inerte, em que a...
Leia na integra
Tecnologia no cotidiano pedagógico
Autor: Lígia Silva Leite
A Fundação norte-americana Smithsonian desenvolveu o Programa Grita Exploração Ambiental, que tem como proposta trabalhar temas ambientais importantes. É uma iniciativa de educação global que oferece...
Leia na integra
A colaboração da tecnologia para a educação
Autor: Jason Lopes
Cada vez mais, a evolução da tecnologia tem colaborado para o avanço da educação. Com a criação de novas ferramentas e sistemas, despertam-se a vontade e o gosto pelo aprendizado, seja em sala de aula ou...
Leia na integra
Salas de aula invertidas
Autor: Lígia Silva Leite
Dando continuidade ao tema iniciado no mês passado sobre as salas de aula viradas de cabeça para baixo, ou invertidas, vamos compartilhar mais alguns aspectos dessa metodologia. De acordo com os autores...
Leia na integra
Materiais didáticos para a web
Autor: Jurema Debien
Materiais didáticos são produtos utilizados em processos pedagógicos com finalidades educativas. De forma geral, mas, sobretudo, para os que serão disponibilizados na web, os materiais didáticos devem encerrar...
Leia na integra
Novas competências para a educação tecnológica
Autor: Fabíola Cardoso
De acordo com Perrenoud, gradativamente as novas tecnologias em educação vêm adquirindo mais espaço no contexto educacional, de forma que uma reflexão a respeito das práticas que permeiam nosso cotidiano de...
Leia na integra
Tecnologia ou metodologia?
Autor: Lisalba Camargo
A pergunta contida no título deste artigo me faz refletir sobre a utilização das tecnologias no ambiente escolar. Temos escolas que se preocupam em adquirir equipamentos tecnológicos (computadores...
Leia na integra
Virando as salas de aula de cabeça para baixo
Autor: Lígia Silva Leite
Ao ler um artigo sobre flipped learning, que literalmente pode ser traduzido por “aprendizagem capotada”, vemos que a proposta é de realmente virar as salas de aula de ponta-cabeça, com o objetivo de...
Leia na integra
Deslanchando a aprendizagem virtual – parte 2
Autor: Lígia Silva Leite
Vamos retomar o tema de como deslanchar a aprendizagem virtual em uma Coordenadoria Regional de Educação (CRE)? No último mês, começamos a falar da importância de serem respondidas sete perguntas que podem...
Leia na integra
Interação e interatividade em educação
Autor: Mariluce Salles
Falar em educação hoje nos remete a alguns conceitos próprios de um novo contexto: tecnologia, conteúdos digitais, aprendizagem online, interação/interatividade, sendo estes dois últimos os focos da...
Leia na integra
Deslanchando a aprendizagem virtual
Autor: Lígia Silva Leite
Constantemente falamos da importância e da necessidade de integrar a tecnologia em nossas escolas e, consequentemente, em nossas práticas pedagógicas. Desenvolver atividades de aprendizagem virtual ainda...
Leia na integra
A importância da matriz curricular em um portal educativo
Autor: Celma Cabral Cunha
A educação, cada vez mais, é ponto de reflexão em nossa sociedade: o que ensinar? Para quem? Para quê? Como ensinar? O uso das tecnologias se faz cada vez mais presente na rotina humana e representa, também, um...
Leia na integra
Avaliando nossa trajetória de 2012
Autor: Lígia Leite
Parece que foi ontem que enviamos para a Linha Direta o texto da nossa coluna de janeiro, que tratava dos benefícios do virtual, no qual relatamos algumas experiências pessoais e de pessoas próximas com as...
Leia na integra
Cursos online abertos e massivos
Autor: Giovanni Eldasi
Desde o surgimento da internet, entusiastas previram seu impacto na educação e como a nova tecnologia poderia modificar a distribuição do conhecimento. Nos últimos meses, um fenômeno parece indicar uma nova...
Leia na integra
O casamento da tecnologia com a educação
Autor: Lígia Silva Leite
A Educação a Distância e as suas variações, como modelos totalmente a distância ou semipresenciais, vêm assumindo importância crescente à medida que a tecnologia evolui. Qualquer que seja a distância ou a...
Leia na integra
A era da sociedade digital
Autor: Deluzia Daleprane
Vivemos em uma sociedade marcada por avanços tecnológicos. A cada minuto, descobertas são realizadas. Somos seres virtuais em uma sociedade digital e, através das Tecnologias da Informação e...
Leia na integra
Tecendo histórias nas redes
Autor: Cacilda Rodrigues
Perceber a criança como um ser em desenvolvimento nos tempos atuais é muito mais do que enxergá-la como parte integrante de um mundo globalizado, onde as relações, cada vez mais, são construídas e...
Leia na integra
Aprendizagem de idiomas
Autor: Laís da Silva Collistet
Desde a antiguidade, o homem sempre procurou desenvolver ferramentas que o auxiliassem na comunicação. Com o surgimento da world wide web (www), modificaram-se a forma de pensar e organizar a informação e o modo...
Leia na integra
Salas-ambiente inovadoras
Autor: Lígia Silva Leite
Sabemos da importância da capacitação adequada do professor para que a educação seja desenvolvida com qualidade, mas muitas vezes nos esquecemos da importância de uma sala de aula com ambiente físico...
Leia na integra
Webconferência: recurso de aprendizagem
Autor: Fabíola Cavalcanti
Vivemos na era da informação, em que o desenvolvimento das tecnologias da informação e da comunicação exige um reposicionamento de perspectivas nas formas da construção de conhecimento, criando...
Leia na integra
Plágio acadêmico
Autor: Lígia Silva Leite
Nos diferentes níveis de ensino, escutamos os professores reclamando da geração Control C Control V, aquela que, nos bancos escolares, não apresenta trabalhos acadêmicos originais. Sabemos que esse fenômeno...
Leia na integra
Tecnologias educacionais
Autor: Adelia de Aguilar
A New Media Consortium – NMC –, em conjunto com a Educause Learning Initiative (ELI) e a Educause Program, publicou o NMC Horizon Report 2012, um relatório que dispõe sobre o uso das Tecnologias...
Leia na integra
Além do Word e do PowerPoint
Autor: Fernando Silva
O fato de que é cada vez maior o uso do computador na escola e na sala de aula causa arrepios a muitos professores. Mesmo que permita potencializar o ensino e o aprendizado, o uso do computador como...
Leia na integra
Escola, aprendizagem e tecnologia
Autor: Mércia Valéria
Ao longo da história da humanidade, a tecnologia foi e continua sendo concebida como uma ferramenta de poder. O conhecimento, constantemente transformado pelo ser humano, promove inovações tecnológicas...
Leia na integra
Inclusão digital nos EUA
Autor: Lígia Silva Leite
Em nosso imaginário, está claro que o cidadão da era da globalização e da tecnologia sabe acessar a internet e que, além disso, o faz rotineiramente. Fiquei muito surpresa ao ler em um jornal para...
Leia na integra
Tecnologia, educação e mitos
Autor: Carlos Eduardo Bindi
A rápida disseminação social de equipamentos portáteis de computação, com funções ampliadas e preços reduzidos, é um fenômeno de amplas consequências. Seu impacto atinge de forma intensa tanto os...
Leia na integra
Mudança de mentalidade ou tecnologia: o que deve vir primeiro?
Autor: Ryon Braga
Em função de uma pesquisa que realizo, tenho assistido aqui e ali a algumas aulas nas universidades brasileiras, nos mais diferentes cursos. Recentemente, assisti a uma aula do curso de Direito...
Leia na integra
Conteúdos educacionais crescem na internet
Autor: Jovens estão cada vez mais em busca de informações na rede
Com a invenção da internet, muitas transformações aconteceram. As influências da nova tecnologia foram bastante notáveis, e o setor de informação foi o primeiro a sentir os impactos, devido à facilidade...
Leia na integra
Mercado de computadores
Autor: Lígia Silva Leite
Ao utilizarmos computadores em nossa prática educativa, muitas vezes não temos a dimensão do trabalho não pedagógico que é realizado para que a tecnologia não apenas chegue ao usuário, mas permaneça no...
Leia na integra
O potencial educativo dos jogos digitais
Autor: Cacilda Rodrigues
Os jogos digitais exercem grande fascínio e influência sobre crianças e adolescentes, que dedicam horas do seu dia a esse tipo de diversão. Através deles, é possível desvendar mistérios utilizando o raciocínio...
Leia na integra
Smartpens
Autor: Lígia Silva Leite
A edição de novembro de 2011 da revista Transforming Education Through Technology apresentou uma tecnologia educacional que ainda não mencionamos nesta coluna mensal: a caneta inteligente, ou...
Leia na integra
Tecnologias assistivas
Autor: Deluzia Péres
A Constituição Federal de 1988, em seu artigo 205, garante o direito de todos à educação. Nesse sentido, muitos estudos discutem a educação inclusiva, apontando para uma escola que atenda às diferenças...
Leia na integra
Dinâmica do movimento sociotécnico atual
Autor: Lígia Silva Leite
Existem numerosos repositórios de objetos de aprendizagem disponíveis na internet, como os da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, produzidos pelo Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na...
Leia na integra
As novas tecnologias e a relação com a aprendizagem
Autor: Ivanilson da Costa
A escola, sendo um lugar de troca de experiências, interações sociais e aprendizado, jamais poderá fazer de conta que nada está acontecendo, ficar alheia à realidade tecnológica que estamos vivenciando. Para...
Leia na integra
Pirataria online
Autor: Danielle Lourenço
O Stop Online Piracy Act – SOPA – é um projeto de lei americano que busca combater a pirataria online. Sonho de todos os profissionais cujos direitos autorais têm sido “usurpados” nas últimas décadas e pesadelo...
Leia na integra
Educação gratuita via internet
Autor: Lígia Silva Leite
Um americano começou a ajudar uma prima de 8 anos a estudar assuntos nos quais ela tinha dificuldades. Como moravam em cidades diferentes, ele fazia vídeos explicativos, colocava no YouTubee completava as...
Leia na integra
Um mundo conectado
Autor: Dani Lourenço
As pesquisas científicas que exploram o fascinante mundo da tecnologia ainda estão muito aquém do que de fato precisamos ou queremos... Porém, vez ou outra, uma pérola é produzida nas profundezas desse IMENSO...
Leia na integra
Redes sociais na educação
Autor: Ryon Braga
Uma inovação que começou em universidades da Europa e hoje se espalha por todo o mundo é o uso das redes sociais na educação. De forma complementar, muitos estudantes já as utilizam; porém, como...
Leia na integra
Aprendizagem via tecnologia móvel
Autor: Lígia Silva Leite
Mobilidade é um dos conceitos identificados na edição de janeiro como importantes de serem considerados em 2012. Como todo conceito novo, ele se apresenta com desafios, e o principal deles é como levá-lo para...
Leia na integra
Tecnologias, currículo e formação docente
Autor: Jener Gonçalves
As Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDIC) são realidade em muitas instituições de ensino no Brasil. Porém, elas não estão integradas a uma proposta curricular que permita o domínio...
Leia na integra
Formação de professores para novas tecnologias
Autor: Cacilda Rodrigues
As novas tecnologias trazem para a escola novos desafios pedagógicos e a necessidade de habilitação adequada dos educadores para lidar com os recursos disponibilizados. É importante que a formação do...
Leia na integra
Os benefícios do virtual
Autor: Lígia Silva Leite
Mais um ano começa, e a busca por temas para a nossa conversa mensal se faz presente. Pesquisava conceitos relacionados à área da Tecnologia Educacional, e alguns deles vieram à minha mente: mobilidade...
Leia na integra
Autonomia aos alunos
Autor: Lígia Leite
Vamos fechar o ano de 2011 concluindo a apresentação de sugestões de tecnologias interativas que podem contribuir para o desenvolvimento da autonomia dos alunos à medida que sua utilização for incentivada por atividades...
Leia na integra
Educação participativa
Autor: Juliana Mori Mendonça
Os desafios da educação já não podem mais ser enfrentados apenas pelos que nela atuam. As experiências adquiridas na trajetória educacional pedem passagem para as inovações. As diretrizes curriculares apontam...
Leia na integra
Aprendendo a viver em um mundo digital
Autor: Lígia Silva Leite
Dando continuidade ao tema das competências tecnológicas dos profissionais da educação, precisamos ressaltar a importância de o professor orientar sua atenção para os alunos, levando em...
Leia na integra
O que, de fato, devemos aprender com Steve Jobs
Autor: Danielle Lourenço
Steve Jobs sempre foi uma personalidade de destaque no cenário mundial, muito, mas muito antes de seu falecimento. Não foi daqueles nomes que ganham brilho porque viraram estrelas no céu... Suas inovações e...
Leia na integra
Desejo de desenvolver processos educativos
Autor: Lígia Silva Leite
Não são apenas os diretores, administradores ou gestores que exercem liderança no ambiente educativo. Segundo o Projeto NETS para Professores, do International Society for Technology in Education...
Leia na integra
O ensino das línguas estrangeiras frente às novas tecnologias
Autor: Márcia Figueiredo
A metodologia usada no processo de ensino de uma língua estrangeira passa por variações, de acordo com o estilo de educação de cada época: em um momento, é puramente gramatical e, em outro, exclusivamente...
Leia na integra
A tecnologia com o pé no chão da sala de aula
Autor: Antônio Sérgio
Assim que os primeiros computadores começaram a chegar às escolas, ainda na década de 1980, começaram a ser notadas certas dificuldades que marcariam, desde então, a disseminação do uso da tecnologia como...
Leia na integra
Geração do conteúdo
Autor: Alexandre Grechi
Atualmente, os estudantes estão participando de forma ativa da geração de conteúdos, sejam digitais ou impressos, e interferindo na forma como os professores dão aula, exigindo conteúdo mais dinâmico e...
Leia na integra
O desafio da renovação e a solidez da tradição
Autor: Almir Brandão e Marcelo Souza
O mundo atual impõe a educadores, crianças e jovens a tarefa de absorver as novas tecnologias, sem as quais qualquer atividade profissional e até mesmo a vida cotidiana se tornarão inviáveis. As perspectivas que se...
Leia na integra
Gestão Educacional apoiada em soluções de TI
Autor: Gilsinei Hansen
Instituições de ensino em todo o mundo enfrentam hoje novos desafios, provocados principalmente por uma nova geração de indivíduos, mudanças no mercado de trabalho e inovações tecnológicas que conectam...
Leia na integra
Quinze anos na era cibernética
Autor: Lígia Silva Leite
Comemorar 15 anos de uma publicação impressa na Era da Cibercultura merece atenção e carinho. No ano em que a Revista Linha Direta começou a ser publicada, a tecnologia estava em acelerado processo de...
Leia na integra
Inovação e tecnologia na sala de aula: um caso real
Autor: Denise Lima
Investir em aprendizagem interativa não significa equipar, de imediato, a sala de aula com computadores ligados à internet. Antes, ou concomitantemente, é preciso modificar o modelo cristalizado da...
Leia na integra
A integração da tecnologia no processo educativo
Autor: Ligia Silva Leite
Dando continuidade à apresentação das competências do gestor em relação ao uso da tecnologia no processo educativo, destacaremos as que não foram comentadas na última edição da Linha Direta...
Leia na integra
Competências dos gestores para a integração tecnológica
Autor: Lígia Silva Leite
Nos meses anteriores, apresentamos aqui na Linha Direta os indicadores de desempenho relacionados ao binômio humano mais evidente do processo de construção de conhecimento sistemático: alunos e...
Leia na integra
Onde há fumaça, há fogo
Autor: Danielle Lourenço
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o celular foi classificado como “possivelmente cancerígeno”. Pesquisas apontam possível ligação entre o uso do celular e o desenvolvimento de um tipo de câncer no...
Leia na integra
A internet, a tecnologia e os processos educacionais
Autor: Emilia Caldeira
A educação cumpre seu papel quando os projetos desenvolvidos possuem a determinante função de contribuir para a qualificação do indivíduo como agente agregador à sociedade. Torna-se mais significativa...
Leia na integra
Unplugged: living without the media
Autor: Danielle Lourenço
Li os resultados de uma pesquisa realizada em 2010 pela Universityof Maryland, em parceria com a Salzburg Academy, intitulada Unplugged: living without the media. O estudo envolveu 12 universidades...
Leia na integra
Redes sociais online e comunidades colaborativas
Autor: Luciana Zenha
O movimento humano, desde a era das cavernas, representa a organização das pessoas em grupos para a solução de problemas coletivos ou até mesmo para a convivência entre seres vivos que apresentam as mesmas...
Leia na integra
A escola e a tecnologia: muitas dúvidas e uma certeza
Autor: Antônio de Castro
O discurso sobre o uso da tecnologia na educação é recheado de lugares-comuns: fala-se todo o tempo da rapidez das mudanças, da importância de se formar o usuário crítico, do desafio da formação continuada, das...
Leia na integra
Centrados nas competências
Autor: Lígia Silva Leite
Continuo, aqui, nossa discussão sobre as competências necessárias para o uso adequado das tecnologias na educação. Modelar a aprendizagem e o trabalho da era digital é uma delas, pois espera-se que o professor...
Leia na integra
o que você cresceu, aprendeu ou melhorou nestas horas de navegação
Autor: Danielle Lourenço
Este singelo artigo não tem um público-alvo definido por abordar um fato comum à sociedade como um todo, sem nenhuma distinção etária, racial ou econômica. Estamos passando horas demais...
Leia na integra
Foco na aprendizagem
Autor: Lígia Silva Leite
O assunto das competências necessárias para o uso adequado das tecnologias na educação ainda não está esgotado. Vamos continuar a conversar sobre ele este mês, focando nos padrões e indicadores de...
Leia na integra
A tecnologia no espaço escolar
Autor: Anderson Pereira
Atualmente, vivemos um grande crescimento no uso de novas tecnologias, sobretudo na educação. O ensino escolar não pode estar desvinculado dessa nova realidade, já que, a cada ano, novas...
Leia na integra
Sugestões de práticas pedagógicas
Autor: Rosane de Mello e Maria C. Lindstrom
Na última edição da Linha Direta, falávamos sobre a importância da escola como agência de letramento. Lembrando que ser letrado digitalmente é desenvolver certo estado ou condição de apropriação da...
Leia na integra
Competências tecnológicas
Autor: Lígia Silva Leite
A ISTE (Instructional Society for Technology in Education) identificou, e vem atualizando, as competências que os educadores precisam ter para acompanhar o movimento sociotécnico que nos rodeia e envolve. A...
Leia na integra
O uso das novas tecnologias
Autor: Mariluce Salles
Sabemos que, no Brasil, desde a última década, configurase uma nova forma de pensar a educação em que os papéis de ensinar e aprender se redefinem. A interação dos alunos com as novas tecnologias nos coloca...
Leia na integra
Letramento digital
Autor: Rosane de Mello e Maria C. Lindstrom
Nesta nova década do século XXI, os gestores escolares precisam analisar as alterações necessárias nas práticas mediadas pelas novas tecnologias digitais de comunicação e informação desenvolvidas em seu espaço...
Leia na integra
Impregnados de tecnologia
Autor: Lígia Silva Leite
Antes de continuar nossa reflexão iniciada em janeiro, trago um tema importante também sob o ponto de vista comunitário. Pós-modernidade, sociedade do conhecimento, cultura da virtualidade, sociedade em...
Leia na integra
Parto normal ou a fórceps?
Autor: Danielle Lourenço
Em minhas andanças nas escolas, tenho percebido um método nada natural de inserção das tecnologias contemporâneas, leia-se internet e computadores, no cotidiano dos professores. Perdoem-me a metáfora...
Leia na integra
Sistemas de aprendizagem pela internet
Autor: Bruno Serpa
Acompanhamos um acelerado ritmo de mudanças nas sociedades modernas, sobretudo no avanço das tecnologias da informação na EAD e nas formas de aprendizagem. Neste movimento, vem crescendo um novo perfil de...
Leia na integra
É hora de avaliar
Autor: Lígia Silva Leite
Quando o ano se aproxima de seu final, é chegada a hora de parar um pouco e refletir sobre o que fizemos, o que deixamos de fazer, o que gostaríamos de ter feito, e assim por diante. Enfim, é o momento de...
Leia na integra
Empreendedorismo com a certificação digital
Autor: André Lemos
Boa parte das empresas brasileiras nitidamente desconhece o quanto algumas ferramentas tecnológicas contemporâneas, muitas delas atreladas ao cumprimento de exigências legais, podem também ser utilizadas para...
Leia na integra
O meio e a mensagem
Autor: Jorge Werthein
Os resultados de duas pesquisas aproximam crianças e jovens do Brasil e dos Estados Unidos, o que talvez seja o indício de um fenômeno mundial. Dados do IBGE, divulgados no final de 2009, sobre acesso à...
Leia na integra
Desafios e perspectivas da tecnologia moralizada
Autor: Renata Gazzinelli
Os avanços tecnológicos, inegavelmente, repercutem em todas as instâncias da sociedade. Também são inquestionáveis que esses avanços, e as variadas ferramentas de comunicação, estimulam novas formas de...
Leia na integra
EAD: um leque de opções
Autor: Lígia Silva Leite
“No início, as pessoas procuravam a Educação a Distância (EAD), pois não tinham outra opção. Hoje, cada vez mais, cresce o número de alunos que optam por ela porque gostam do método.” Essa declaração, do...
Leia na integra
Redes sociais: as escolas dormem, as crianças aprendem
Autor: Marcelo Freitas
Enquanto as escolas, na figura dos seus gestores, permanecem adormecidas quando se trata de redes sociais, nossos filhos aprendem cidadania em sites de relacionamento infantil. Muito mais acordados em relação aos...
Leia na integra
A educação e a vida: o papel da tecnologia
Autor: Eduardo Chaves
Educação Tecnológica e Tecnologia na Educação são expressões com sentidos distintos. No primeiro caso, o foco está em aprender a usar a tecnologia; no segundo, em usar a tecnologia para aprender. Mas para que...
Leia na integra
O potencial pedagógico da tecnologia
Autor: Lígia Silva Leite
Embora já faça algum tempo que concluí meu curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, jamais me passou pela cabeça que eu ficaria a maior parte da minha vida, refletindo sobre, e colocando...
Leia na integra
Tecnólogos: pequeno crescimento, grande necessidade
Autor: Ronaldo Casagrande
Há mais de dez anos, trabalho com a educação profissional, especificamente com a educação tecnológica. Tive a oportunidade de realizar a implantação de cursos superiores de tecnologia em diversas instituições de...
Leia na integra
Integração nacional com EAD
Autor: Ronaldo Barbosa
O Brasil, hoje, é um país muito diferente do que foi há dez anos. Essa transformação, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), deve-se, principalmente, à ampliação da classe...
Leia na integra
A que distância estamos do século XXI?
Autor: Lígia Silva Leite
Vamos retomar o tema da última conversa, na qual falávamos sobre o 42º Seminário de Tecnologia Educacional (TE), promovido pela Associação Brasileira de Tecnologia Educacional (ABT) em junho, no Rio de Janeiro. O...
Leia na integra
As novidades tecnológicas continuam...
Autor: Danielle Lourenço
Enquanto as escolas e os professores se limitam a discutir o uso das tecnologias contemporâneas e como fazer valer as proibições, principalmente as que se referem aos celulares e internet, o mundo continua...
Leia na integra
Tecnologia educacional
Autor: Lígia Silva Leite
Tecnologia Educacional (TE) é, hoje, uma área de estudo ainda conceituada de diferentes maneiras pelos profissionais da atualidade, pelas instituições que se interessam por ela e pelas associações de classe que...
Leia na integra
Um novo aluno, uma nova escola
Autor: José Tadeu Bichir Terra
Quando observamos uma criança de dois ou três anos, notamos seu envolvimento com a linguagem não verbal, rica de cores, encantadora e com animações. Ela quer descobrir, interagir e criar. Por exemplo: com...
Leia na integra
A ponte para o conhecimento
Autor: Lígia Silva Leite
É comum vermos manchetes de revistas e jornais locais, nacionais, internacionais ou especializados destacando a importância da tecnologia para a vida moderna e enfatizando o “poder” que ela tem de propiciar...
Leia na integra
A lei da internet
Autor: Danielle Lourenço
O Marco Civil da Internet é um projeto de lei que será votado este mês (jun/10) pelo Congresso Nacional, regularizando a internet brasileira sob os aspectos legais e descrevendo, pontualmente, direitos e deveres...
Leia na integra
A tecnologia na educação
Autor: Lígia Silva Leite
O convite para participar da revista Linha Direta me pegou de surpresa, mas foi uma surpresa positiva e responsável. Escrever sobre a integração das áreas de Educação e Tecnologia – ou Tecnologia na Educação, ou...
Leia na integra
Ética e originalidade no conhecimento
Autor: Fábio Mendes e Rodrigo Dias
Desde o princípio da humanidade, o homem se preocupa em transmitir informações para seus pares. Na forma oral ou pictórica, ele compartilhou seus conhecimentos e construiu, a partir daí, uma cultura de comunicação...
Leia na integra
A polêmica das tecnologias em sala de aula
Autor: Danielle Lourenço
Outro dia, escrevi um artigo comentando a ação de professores americanos que proibiram o uso de notebooks em sala de aula. A notícia soou como um retrocesso. Para mim, não se trata disso. Apenas considero que...
Leia na integra
O desafio do gestor moderno
Autor: Danielle Lourenço
Os recursos tecnológicos contemporâneos, leia-se internet, invadiram as escolas. Uns pela porta da secretaria, outros pela porta do laboratório de informática e, certamente, muitos pelos portões de entrada dos alunos. A...
Leia na integra
Educação científica: a chave para o desenvolvimento
Autor: Álvaro Albuquerque
Costuma-se dizer que, no mundo contemporâneo, o capital mais importante de um país é o conhecimento. Produzi-lo, contudo, depende de boa formação. A ausência de uma educação científica de qualidade pode...
Leia na integra
Até onde devemos ir?
Autor: Danielle Lourenço
Li uma entrevista com o economista americano Tyler Cowen, que alardeia: “Receba a nova era de braços abertos e mouse a postos”, considerando, entre outras coisas, que a habilidade de se realizarem várias tarefas ao...
Leia na integra
A internet é uma mídia de oxigenação social
Autor: Carlos Nepomuceno
Dependendo da idade, temperamento ou interesse, olhamos a internet de diferentes maneiras. Os mais conservadores insistem em compará-la com o rádio e a televisão. Dizem eles: “É mais uma normal e...
Leia na integra
A tecnologia a favor da formação
Autor: Marina Caprio
Muito se fala que vivemos na “sociedade da informação” ou na “sociedade do conhecimento”. Temos acesso a informações em apenas um clique. Isso sem falar nas crianças e jovens, considerados nativos digitais por...
Leia na integra
A internet nos suga como uma esponja. Boato ou fato?
Autor: Danielle Lourenço
Em tempos de volta às aulas, nada mais empolgante do que um bom tema para debater. Sim! Estamos com a “corda toda” e com as energias renovadas para mais um ano letivo. E, nesse contexto, trago para reflexão...
Leia na integra
As redes sociais infantilizam o cérebro
Autor: Danielle Lourenço
Li o artigo As redes sociais infantilizam o cérebro, da Dra. Susan Greenfield, neurocientista que, entre outras atividades, coordena o Institute for the Future of the Mind, onde se estudam os cérebros de jovens a idosos e...
Leia na integra
A internet inaugura um novo ciclo
Autor: Carlos Nepomuceno
Somos testemunhas de um fato raro. Como disse Pierre Lévy, só aconteceu três vezes na história da nossa civilização: quando começamos a falar; a escrever e, agora, a usar nossas mentes com o apoio do...
Leia na integra
A necessidade de ruptura do modelo tradicional
Autor:
O uso de recursos computacionais na sala de aula surgiu a partir das demandas da sociedade moderna e dos avanços tecnológicos. A disseminação desses recursos, na atualidade, trouxe novos meios de instrução e...
Leia na integra
Um desafio às instituições de ensino
Autor: José Manuel Moran
Numa sociedade cada vez mais conectada, ensinar e aprender são ações que acontecem de forma muito mais flexível, ativa e focada no ritmo de cada um. As tecnologias móveis desafiam as instituições a sair do ensino...
Leia na integra
A habilidade humana
Autor: Danielle Lourenço
Nunca, em tempo algum, houve tantas ferramentas de comunicação disponíveis. Desde as tradicionais, como carta, telefone e fax, até as contemporâneas, como e-mail, SMS dos celulares, sites de relacionamentos...
Leia na integra
Os principais modelos de educação a distância no Brasil
Autor: José Manuel Moran
A educação a distância (EAD), apesar do preconceito de muitos, é fundamental para poder modificar processos insuficientes e caros de ensinar para muitas pessoas, ao longo da vida. Existem, basicamente, no Brasil...
Leia na integra
Mídia digital no marketing educacional
Autor: Cyntia Marchetti
Invista alguns minutos do seu tempo na leitura do exemplo abaixo e pense no que lhe parece este tipo de comportamento: se comum ou “coisa de maluco”. Um internauta começa sua navegação num site de busca...
Leia na integra
Sala de aula 2.0 será sem micro e sem internet
Autor: Carlos Nepomuceno
Pode parecer estranho o que vou dizer, mas... vamos voltar para trás. Dou aula para turmas em laboratórios de informática e fora deles, e, quando elas acontecem sem os micros, rendem mais. Não vou generalizar...
Leia na integra