Prêmios Sinepe/RS

Há 13 anos reconhecendo os cases de sucesso do ensino privado gaucho

Há 13 anos, o Sindicato do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinepe/RS) realiza uma premiação para destacar as boas práticas do ensino privado gaúcho. O 13º Prêmio Destaque em Comunicação foi o primeiro prêmio a ser criado, em 2002, com o objetivo de reconhecer instituições que apostam na força da comunicação, desenvolvendo importantes trabalhos nessa área. Em 2005, a entidade criou o Prêmio de Responsabilidade Social, que neste ano chega à décima edição, para destacar os melhores projetos nas áreas socioambiental e cultural. A mais recente das distinções, o 6º Prêmio Inovação em Educação, busca reconhecer projetos voltados à produção pedagógica que resultem em melhorias na qualidade do ensino.

Podem se inscrever nas premiações escolas, faculdades e universidades associadas ao Sindicato, e a participação é gratuita. Neste ano, participaram 85 projetos de 47 instituições de todo o estado. Nos últimos sete anos, a iniciativa recebeu 707 projetos e reconheceu 226 trabalhos realizados pelas instituições de ensino privado do Rio Grande do Sul. Desde 2014, os Prêmios Sinepe/RS têm o patrocínio da Braskem.

De acordo com o presidente do Sinepe/RS, Bruno Eizerik, os Prêmios são fundamentais para dar visibilidade ao trabalho de qualidade que é desenvolvido pelas instituições. “Está mais do que comprovado que o ensino privado gaúcho tem propostas diferenciadas no que tange a inovação, responsabilidade social e comunicação. Os Prêmios existem para expor à sociedade os projetos, e isso gratifica muito o Sindicato”, garante o dirigente.

CONHEÇA OS PRÊMIOS

O Prêmio Destaque em Comunicação reconhece projetos e estratégias bem-sucedidas de comunicação e estimula as instituições no aprimoramento de seus trabalhos, gerando resultados eficientes. São premiados os melhores trabalhos em Gestão de Comunicação e Relacionamento, Retenção e Captação de Alunos e Comunicação Institucional. Exemplos de ações para esse prêmio: gestão de marcas e de relacionamento, práticas de comunicação integrada e campanhas de publicidade. O Prêmio de Responsabilidade Social busca valorizar as instituições de ensino que realizam importantes ações nessa área e dão exemplo de cidadania e solidariedade em suas comunidades. Categorias: Desenvolvimento Cultural, Participação Comunitária e Práticas Eco-Responsáveis . Exemplos de ações para esse prêmio: a disseminação do aprendizado da língua inglesa, o incentivo à produção audiovisual e a produção de sarau artístico e literário.

O Prêmio Inovação em Educação reconhece projetos realizados por educadores de instituições de ensino voltados à produção pedagógica que resultem em melhorias na qualidade do ensino. As instituições podem se inscrever em duas categorias: Área Fim, cujo foco são ações dirigidas aos alunos através do processo de ensino-aprendizagem, e Gestão Pedagógica, com foco na melhoria das ações e processos desenvolvidos pela gestão escolar. Exemplos de ações para esse prêmio: uso de novas tecnologias em sala de aula, novas práticas na formação de professores e o desenvolvimento da criatividade dos alunos.

As instituições que tiverem pelo menos um trabalho finalista em cada uma das três premiações concorrem ao Prêmio Instituição Destaque. Em 2015, a novidade dos Prêmios é que todos os projetos inscritos que foram avaliados com nota acima de 8 receberam o certificado de Honra ao Mérito. Ao todo, foram reconhecidos 33 projetos.

A cerimônia de entrega dos Prêmios ocorreu no dia 1º de dezembro, data em que o Sinepe/RS completou 67 anos. Conheça os projetos vencedores em www.sinepe-rs.org.br.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

A definição dos vencedores ocorre em duas fases distintas. Na primeira, os participantes inscrevem seus projetos através do portal do Sinepe/RS e estes são examinados online por uma comissão julgadora formada por nomes de relevância nacional e internacional de diferentes áreas de conhecimento. Cada um dos projetos é julgado por três jurados.

Os três projetos com as melhores pontuações de cada categoria continuam na disputa e classificam-se para as audiências públicas. Nessa segunda etapa do julgamento, 24 finalistas defendem suas atividades em uma audiência pública para uma comissão julgadora. Cada instituição conta com 20 minutos para apresentar seu trabalho. Os prêmios Ouro, Prata e Bronze são entregues de acordo com a média de pontos alcançada pelas instituições nas duas fases. Os vencedores só são conhecidos no dia da entrega da premiação.

PRÊMIOS EXCELÊNCIA

Em cada um dos prêmios, o Sinepe/RS elege uma instituição ou personalidade para receber o troféu Excelência, dividido em três categorias: Comunicação, Responsabilidade Social e Inovação em Educação. Neste ano, o jornalista Ricardo Boechat recebeu o Excelência em Comunicação; a Federação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) recebeu o Excelência em Responsabilidade Social; e a Fundação Ayrton Senna, o Excelência em Inovação na Educação.

www.sinepe-rs.org.br