X Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular

Com recorde de público, o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) celebrou a sua décima edição, comemorando também os 10 anos do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular (Fórum) e os 20 anos da Linha Direta. O evento aconteceu em Gramado/RS, de 25 a 27 de maio de 2017, e trouxe o tema Educação Superior no século XXI: inovação e sustentabilidade.

Em um momento especial, o presidente da Linha Direta, Marcelo Chucre, recebeu homenagem pela trajetória de 20 anos da empresa na contribuição do setor educacional, e também por ter idealizado, há uma década, o CBESP. A abertura do evento contou também com um jantar e o show Grandes Sucessos, da cantora Ana Carolina, que envolveu os congressistas em uma grande noite de confraternização.

Seres em Ação

Cerca de cem IES passaram pelo atendimento da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior Seres/MEC durante o CBESP 10. Em um espaço exclusivo, os servidores da Secretaria receberam atos de credenciamento de instituições, autorização e reconhecimento de cursos e esclarecimento de dúvidas em instrução processual. A atividade foi inédita e teve como objetivo aproximar o MEC das entidades reguladas do Sistema Federal de Ensino, dando a oportunidade de as IES despacharem seus processos com maior rapidez. De acordo com o titular da Seres, Henrique Sartori, a relação de parceria é importante para o desenvolvimento da Educação Superior. “Costumo dizer que o momento que a Seres atravessa é de reciprocidade, no qual a Secretaria e o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, juntos, podem trabalhar com uma sinergia mais fina”, ressaltou o secretário. Outros quatro atendimentos in loco da Seres estão programados para este ano, durante eventos das associações representativas.