O fazer docente na ótica da inovação educacional
Autor: Christiane Álvares
O cenário educacional brasileiro está passando por uma acelerada transformação, fato similar ao advento da revolução digital, que traz a importância de estabelecer novas configurações de trabalho, especialmente no modus operandi de se fazer educação. Assunto fortemente discutido...
Leia na integra
Professores inovadores compartilhando boas práticas
Autor: Rosemary de Oliveira Miranda
A educação é uma construção secular e, por isso, faz-se necessário que ela acompanhe as exigências da sociedade moderna. Atender às novas demandas de técnicas de ensino e incentivo a novas didáticas dos professores é tarefa essencial na prática educacional moderna. Explorar a criatividade...
Leia na integra
Posse de bola não é gol
Autor: Marcelo Freitas
No inverno de 2014, o Brasil era tomado por uma bolha de euforia. Em meio às crises políticas e um noticiário econômico nada animador, o circo do futebol fazia unir ideologias antagônicas em torno da Seleção Brasileira de Futebol. A Copa do Mundo era a cortina de fumaça que trazia a alegria...
Leia na integra
Escolas incubadoras: ajudando ideias a dar frutos
Autor: Marcelo Freitas
Empreendedores de todas as idades sempre estão ligados em oportunidades para criar algo novo. Ideias não faltam, porém, os recursos e um ambiente propício para que elas floresçam nem sempre estão disponíveis. Esse ambiente envolve alguns requisitos, como um bom networking...
Leia na integra
Cultura maker: um novo espaço para mudanças
Autor: Marcelo Freitas
Em meados dos anos 1960, um menino de 6 anos tinha algumas opções de divertimento. Naquele tempo não havia internet, os games eletrônicos ainda estavam distantes da realidade e aquele aparelhinho multimídia chamado celular era coisa de ficção científica...
Leia na integra
O que é educação moderna?
Autor: Ana Claudia Ferrari
Diversas e "surpreendentes" respostas a esta pergunta vêm tomando forma em inúmeras iniciativas pelo mundo, mostrando que as ferramentas e estratégias para preparar crianças e jovens para os desafios do século XXI demandam escolas e educadores dispostos a repensar suas práticas...
Leia na integra
Ajustando o foco: do close para a panorâmica
Autor: Marcelo Freitas
Sempre que o assunto é escola, talvez a primeira coisa que nos vem à cabeça seja o seu aspecto pedagógico. É natural que assim seja, uma vez que a tecnologia educacional ali empregada é o seu core business. Entretanto, do ponto de vista de um gestor, é preciso ir além e considerar a escola...
Leia na integra
Deixa que eu faço
Autor: Marcelo Freitas
Nos anos 1960, o homem exibia todo o seu domínio tecnológico transmitindo, ao vivo, o primeiro pouso tripulado na Lua. Lembro-me de ver o astronauta fincar a bandeira americana em solo lunar, em meio a uma imagem em preto e branco, salpicada de chuviscos...
Leia na integra
Humanware: o lado mais complexo da inovação
Autor: Marcelo Freitas
Temos à nossa volta um ambiente de mudanças em alta velocidade, com inovações tecnológicas cada vez mais presentes na vida do cidadão comum e jovens ávidos por novidades. A união entre a internet, os dispositivos móveis e as mídias interativas trouxe uma enorme complexidade...
Leia na integra
O intrigante caminho da inovação nas organizações educacionais
Autor: Wille Muriel
Na organização educacional temos, basicamente, dois espaços de inovação. O primeiro é na atividade-meio: na gestão da organização educacional e em tudo o que dá sustentação às atividades acadêmicas, como as finanças, o marketing ou a gestão com pessoas...
Leia na integra
O cenário educacional brasileiro
Autor: Thiago Chaer
O Brasil é um País que atrai interesses em todos os aspectos: social, econômico, ambiental, político, educacional, cultural e de saúde. Segundo o Índice de Progresso Social 2016, divulgado pela Social Progress Imperative (SPI), que agrega indicadores sociais e ambientais...
Leia na integra
Conforto acústico melhora rendimento escolar
Autor: Nancy Devai
Se ambientes com acústica adequada e baixos níveis de ruído são importantes na conversação e boa comunicação, para as instituições de ensino esses fatores são essenciais, porque têm impacto direto no índice de aprendizagem e rendimento escolar...
Leia na integra
O uso de recursos digitais em prol do surdo
Autor: Eduardo Maranho
O estado de São Paulo conta com aproximadamente 1,9 milhão de surdos. O dado é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar do número, a quantidade de recursos digitais que auxiliam na comunicação por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ainda é escassa...
Leia na integra
Aprendizagem ativa: a EaD com a faca e o queijo nas mãos
Autor: Sandra Rodrigues
Neste momento de transição entre a sociedade industrial e a sociedade em rede, o quadro educacional brasileiro é semelhante ao de países do mundo todo em pelo menos um aspecto: as pessoas ainda não ?processaram? fatos como o crescimento exponencial da quantidade de conhecimento...
Leia na integra
O Enem e a matemática do Ensino Fundamental
Autor: Anderson Carvalho de Freitas
A educação de qualidade é um dos alicerces que sustentarão os rumos para se desenvolver uma nação a partir do século XXI, segundo Fritjof Capra, na obra As conexões ocultas - ciência para uma vida sustentável. Nesse caso, a educação, em seu aspecto mais amplo, tanto de escolarização...
Leia na integra
Alunos e escolas para a sociedade 4.0
Autor: Marcelo Freitas
Um dos objetivos da escola, e talvez o principal deles, é preparar as pessoas para a vida adulta. Estabelecer pontos de referência em relação aos diversos saberes, socializar para a vida em comunidade e desenvolver competências para o universo do trabalho são colunas...
Leia na integra
Currículo e retenção de aluno no Ensino Superior
Autor: Rogério Scheidegger
A construção de currículos nas IES brasileiras tem sido fortemente influenciada pela necessidade de redução de custo e pela demanda de aumentar a nota nos indicadores do MEC. No viés financeiro, a questão é diminuir a carga horária total do curso...
Leia na integra
Educar na era da transversalidade
Autor: Eliane Veloso
Na educação, vivemos revoluções e não meras evoluções. A história progride de tal forma que caminhamos em transformações simultâneas e não mais sequenciais. A sociedade se transforma a cada dia, tendo como base entradas que recebe de todas as formas e tornando difícil definir...
Leia na integra
Competências docentes para o uso de metodologias ativas de aprendizagem
Autor: Marcello Paskulin
Nessas duas primeiras décadas do século XXI, tem-se observado o questionamento do modelo educacional vigente. Atualmente, as IES requerem que o professor, além de saber o conteúdo de sua disciplina, saiba adaptar-se rapidamente às mudanças, pense criticamente...
Leia na integra
Central de serviços compartilhados: sua instituição está preparada?
Autor: Sabrina Fanhani
O compartilhamento de serviços é um assunto ainda novo no mercado educacional, mas aos poucos vem ganhando novos adeptos, principalmente entre as pequenas e médias Instituições de Ensino Superior e colégios. O conceito existe desde 1970, mas foi a partir dos anos 1990 que...
Leia na integra
Startups caminham para revolucionar a educação
Autor: Marcelo Freitas
Já ouviu falar de um cara chamado Benjamin S. Bloom? Se você é educador ou gestor educacional e não ouviu, deveria conhecer o que ele fez. Na década de 60 do século passado, ele envolveu seus alunos numa série de estudos, no contexto escolar, que buscava entender as diversas formas...
Leia na integra
Nossos alunos não são humanos
Autor: Celso Antunes
Eu sou humano e sou também professor. A primeira condição em nada me engradece. Não representou opção pessoal, não fui consultado a respeito, fez-se contingência de mera condição biológica. Além disso, se a espécie humana, afinal, construiu a civilização e chegou ao computador...
Leia na integra
Disrupção digital e educação
Autor: Manoel Alves
Com o tema Disrupção digital e instituições de ensino, foi realizado importante seminário em Londres, na Central Saint Martins, no dia 2 de dezembro de 2015. O evento foi promovido pelo Innovate UK, National Institute of Adult Continuing Education (NIACE) e University of the Arts London...
Leia na integra
Mudanças
Autor: Thiago Chaer
As instituições de ensino investem, em média, de 5% a 9% da sua receita em tecnologia (dependendo do porte e segmento) e, muitas vezes, parte desse investimento soma-se à folha de pagamento, quando contratam equipes próprias para desenvolver e gerir soluções proprietárias e de terceiros...
Leia na integra
A utilização inteligente de disciplinas a distância nos cursos superiores presenciais - parte final
Autor: Gustavo Hoffmann
Já está comprovado que cada aluno possui um ritmo individual de aprendizagem. Por exemplo, um aluno pode ter muita dificuldade para aprender física e facilidade para aprender língua portuguesa, enquanto seu colega pode ter muita dificuldade para aprender língua portuguesa...
Leia na integra
A utilização inteligente de disciplinas a distância nos cursos superiores presenciais - parte 1
Autor: Gustavo Hoffmann
Desde 2004, quando foi publicada pelo CNE a Portaria n. 4.059, é permitida a oferta semipresencial de até 20% da carga horária total dos cursos superiores reconhecidos. No entanto, uma pesquisa encomendada recentemente pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES)...
Leia na integra
Empreendedorismo social como solução para o Brasil?
Autor: Janguiê Diniz
Uma pesquisa da União Europeia realizada na região e nas maiores economias do mundo colocou o Brasil como o segundo entre os países com maior tendência para o empreendedorismo - de acordo com os resultados, 63% dos brasileiros preferem trabalhar em um negócio próprio...
Leia na integra
O diálogo entre o tripé universidade, gestão e setor produtivo
Autor: Maria Carmen Tavares Christóvão
Na economia do conhecimento, com a reconfiguração dos interesses econômicos, impactos da globalização e rápidas mudanças tecnológicas, a capacidade de inovar continuamente deve estar no centro das estratégias do negócio...
Leia na integra
Pela inclusão na formação superior
Autor: Janguiê Diniz
Imaginem um bacharel em comércio exterior, recém-saído da faculdade, assumir um importante posto de trabalho. Imaginem um economista recém-formado, também sem experiência, assumir um cargo em um grande banco de investimentos...
Leia na integra
Disciplinas EaD nos cursos de graduação presencial: é viável implantar?
Autor: Wildenilson Sinhorini
A evolução da tecnologia tem transformado a sociedade em todas as suas dimensões, e uma dessas transformações é a distribuição do conhecimento em velocidade cada vez maior e com acesso mais democrático...
Leia na integra
Criatividade iluminada
Autor: Tércio Vitor
Nas diversas áreas de nossa vida, em algum momento nos deparamos com situações de crise, seja ela interna, seja externa. Atualmente, em especial no Brasil...
Leia na integra
O desafio de empreender e inovar
Autor: Janguiê Diniz
Quando falamos em empreendedorismo, logo pensamos em empresas, negócios, lucros e, claro, falência. As incertezas atuais em torno da conjuntura econômica mundial e, principalmente, brasileira, têm impactado diretamente nos resultados...
Leia na integra
PBL aplicado às ciências contábeis
Autor: Marcello Lopes
É sempre válido e necessário refletir sobre formas inovadoras de ensino e aprendizagem em todas as áreas de atuação e, em especial, no ensino de ciências contábeis. Essa reflexão objetiva uma mudança necessária no papel da educação superior...
Leia na integra
As inovações necessárias para o futuro da educação
Autor: Antonia Iguti, Claudia Facca, Juliana Cordeiro
Para que o sistema educacional possa dar conta das atuais mudanças no contexto social, econômico, político e cultural, é necessário estabelecer novos papéis no processo de ensino que coloquem o estudante como protagonista...
Leia na integra
O impacto das atitudes na educação de alto desempenho
Autor: Tércio Vitor
O que está no interior sempre combina com o que está no exterior de uma pessoa. Na perspectiva da educação, nada acontecerá se as atitudes nutritivas e vencedoras não estiverem dentro de cada educador...
Leia na integra
O epílogo do localizacionismo
Autor: Celso Antunes
Moro na cidade de São Paulo, na Chácara Santo Antônio, um bairro de classe média na parte sul da cidade. Quando, por distração ou enfado, olho o mapa do bairro no GPS ou em uma planta geográfica...
Leia na integra
Inclusão dos alunos com síndrome de Down
Autor: Francisca Paris
Nossa Constituição diz que toda criança tem direito inalienável à educação. Toda criança, inclusive as que têm síndrome de Down. Embora a educação no Brasil necessite de vários ajustes, felizmente é possível notar...
Leia na integra
As cinco forças do líder
Autor: César Souza
Vivemos um verdadeiro apagão da liderança em empresas, escolas, famílias, comunidades, mundo político... Por toda parte, percebemos a escassez de líderes. Basta olhar ao redor ou ler os jornais...
Leia na integra
Aprendizagem significativa como fator de sucesso
Autor: Eduardo Nahum
A evolução da humanidade acontece, desde os primórdios, por meio de amostragens, experimentos e trocas de informações. Isso nos faz relembrar a própria escola Peripatética...
Leia na integra
Liguem seus celulares, a aula vai começar
Autor: Francisca Paris
Abram os livros e desliguem os celulares. Tal imposição parece estar com os dias contados dentro das salas de aula. O tempo tem se encarregado de ensinar professores e alunos a tirar melhor proveito...
Leia na integra
Você tem o dom da criatividade?
Autor: Murilo Gun
Um cara me parou na rua e falou que acompanha o meu trabalho, já foi ao meu show e disse que eu tenho o dom da comédia. Adorei o feedback, claro. Apesar de que não gosto muito desse termo, “dom”.
Leia na integra
Desenvolvendo habilidades e competências
Autor: Douglas Paglianti
A sociedade admite a importância da escola na preparação de cidadãos autônomos com melhor potencial de trabalho e passa a exigir mais competência, mais flexibilidade e agilidade. O verbete autonomia, conforme propõe o Dicionário básico da língua portuguesa, significa...
Leia na integra
Aprendizagem e suas múltiplas formas de construção e interatividade
Autor: Eliane Veloso
Sala de aula invertida, ou flipped classroom, é o nome que se dá ao método que inverte a lógica de organização da sala de aula, de forma que os estudantes aprendam o conteúdo fora do espaço-tempo escolar por meio de videoaulas ou outros...
Leia na integra
A tecnologia ainda não encontrou sua melhor aplicação na educação
Autor: Thiago Chaer
A tecnologia ainda não encontrou uma aplicação para melhorar a qualidade da educação essencialmente porque os projetos nascem a partir de necessidades particulares, e sua importância fica limitada a uma disciplina, turma ou área específica da instituição.
Leia na integra
A sala de aula invertida
Autor: Gustavo Hoffmann
Há cerca de três anos, eu estava participando de um seminário de inovação educacional na Universidade Harvard e ouvi de um professor que a aula expositiva seria extinta em muito pouco tempo. Foi a...
Leia na integra
As mídias a serviço da leitura de mundo
Autor: Simone Claret Palhares
Utilizar as mídias, em especial a internet, na escola, é o primeiro passo para a inserção do aluno no mundo. O exercício cotidiano do uso das mídias no processo de aprendizagem não deve limitar-se apenas...
Leia na integra
Você só é infeliz com seu próprio consentimento
Autor: Eduardo Naum
Nem sempre temos dinheiro suficiente para investir em grandes empreendimentos, o que não significa que não podemos entrar em algum tipo de negócio ou, até mesmo, começar um. Perguntamos sempre sobre...
Leia na integra
Lucre com a inovação
Autor: Maria Carmen
Empresas tornam-se competitivas quando criativas: inovar em serviços prestados e para enfrentar os desafios estratégicos e operacionais é sinônimo de revitalização constante na busca pela qualidade, pois...
Leia na integra
Cuidar da rotina é importante, mas estratégia é fundamental
Autor: José Roberto Reche
No Brasil, muito se tem falado sobre gestão e estratégia nas escolas. As realizações, porém, são poucas. Alguns mantenedores precisam mesmo de uma chacoalhada: seja sincero consigo próprio! Saia da rotina...
Leia na integra
Marcas educacionais agregam valor?
Autor: Carlos Eduardo Bindi
Acaba de ser divulgado que a Apple detém o título de marca mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo. A afirmação vem da avaliadora Best Global Brands, que estima o valor da marca em...
Leia na integra
A Universidade da Singularidade: um vislumbre do futuro
Autor: Jacir J. Venturi
O momento de maior frisson foi quando o palestrante exibiu na tela duas frases: – O envelhecimento é uma doença curável. – A morte da morte?
Leia na integra
Felicidade no trabalho
Autor: Laila Aninger
É possível ser feliz no trabalho? Colaboradores satisfeitos rendem mais e contribuem mais ativamente para o crescimento da empresa? Organizações que investem no bem-estar dos seus colaboradores são mais competitivas?
Leia na integra
Olhar além de seus limites e de seus próprios recursos
Autor: Eduardo Nahum
Após conversar com um senhor simpático que ajudei a atravessar a rua, percebi que “enxergar” vai muito além do sentido de visão que conhecemos...
Leia na integra
Inovação e aprendizagem independente na educação básica
Autor: Ronaldo Mota
Educação para inovação é um tema recente, globalizado e ainda sem respostas claras ou receitas definitivas. Os vínculos entre esses dois temas, ainda que sempre tenham existido ao longo da história, nunca tiveram a dimensão e a relevância que têm hoje...
Leia na integra
Dialógica das incertezas
Autor: Angelo P. Campos
O cenário característico do século XXI, entre outras especificidades, é radicalmente marcado por crescente tecnologização, implementada sobretudo no mundo do trabalho...
Leia na integra
Do laboratório de informática ao ambiente pessoal de aprendizagem
Autor: Thiago Chaer
Há 15 anos, se perguntassem aos alunos se eles gostariam de fazer trabalhos no computador ou de ter aula no laboratório de informática, seria como perguntar se queriam matar aula...
Leia na integra
Inovação na sociedade do conhecimento
Autor: Martha Terenzzo
À medida que nossa civilização navega em águas cada vez mais turbulentas, sem saber qual o futuro da sociedade e sem ter ideia de como predizer algo...
Leia na integra
Educação democrática: fundamentada pela autonomia e pela gestão do conhecimento
Autor: Thiago Chaer
Pensar sobre um conjunto de conceitos, métodos, regras e objetivos não é mais uma tarefa restrita aos eruditos. O conhecimento, antes construído por acadêmicos, agora é passível de ser ressignificado – a todo...
Leia na integra
Viver o presente projetando o futuro
Autor: Eduardo Nahum
Manter uma estrutura empreendedora arraigada em procedimentos antigos, inserida apenas em uma mentalidade tradicional não condiz com a dinâmica mundial, uma vez que a contemporaneidade é caracterizada por um...
Leia na integra
Universidade Empreendedora
Autor: Maria Carmen
O setor de serviços, sobretudo o segmento de educação, tem crescido nas maiores economias do mundo, chegando a representar aproximadamente 65% da economia brasileira, o que emprega uma parcela importante ...
Leia na integra
Neurociências e educação: uma perspectiva neuropsicológica
Autor: Paula Magalhães
Os avanços e as descobertas na área das neurociências têm contribuído bastante para o universo educacional, especialmente linhas de pesquisas e estudos ligados ao processo de aprendizagem e compreensão da ...
Leia na integra
X, Y e Z: dicas para gerir o conflito de gerações na sala de aula
Autor: Júlio Furtado
Estamos vivendo hoje um mundo caracterizado pelo impasse geracional. O conflito de gerações sempre existiu ao longo da história, porém nunca teve como características diferenças tão gritantes de valores ...
Leia na integra
Os combinados
Autor: Eduardo Nahum
É incrível imaginar que coisas tão simples tenham caído no esquecimento. A preocupação com uma escola moderna, que evoluísse juntamente com o avanço tecnológico, acabou por criar um grande ...
Leia na integra
Um novo professor, uma nova educação para um novo profissional
Autor: Valquiria Guimarães
No mundo contemporâneo, aprender a incorporar as tecnologias e a socializar o aprendizado é fundamental para o crescimento de uma sociedade que almeja mais justiça e igualdade. Este é o papel da..
Leia na integra
Escola de pessoas criativas
Autor: Francisca Paris
Em tempos de Enem, Pisa e outros indicadores de qualidade das escolas que formam nossas futuras gerações, pode até soar fora de contexto falar em criatividade. Afinal, a palavra de ordem é competitividade...
Leia na integra
Abordagem criativa ao invés de combativa
Autor: Eduardo Nahum
A criatividade traz em si oportunidades de crescimento a partir de uma nova ideia que foi elaborada, um caminho, por assim dizer, mais adequado para se alcançar o sucesso de algum tipo de empreendimento...
Leia na integra
Marketing nas escolas: mito ou necessidade?
Autor: Tércio Vitor
Estimado educador, permita-me iniciar este texto fazendo uma pergunta: o que significa o termo marketing? Seria promoção e venda? Relações públicas? Ou propaganda? Essa mesma pergunta foi proposta para um...
Leia na integra
Perspectiva de alto desempenho e rendimento escolar
Autor: Tércio Vitor
Uma realização tangível diante da adversidade reforça a perspectiva de alto desempenho: em última instância, somos responsáveis por melhorar nosso desempenho. Nunca podemos pôr a culpa nas circunstâncias...
Leia na integra
Novas roupas para velhos manequins
Autor: Marcelo Freitas
Em todo o mundo há um consenso crescente de que os nossos sistemas de educação estão quebrados. Diante disso, não são poucos os gestores educacionais que nos oferecem lições de como podemos repaginar...
Leia na integra
Anos que começam, anos que terminam
Autor: Francisca Paris
Entra novembro, os olhos já estão em dezembro, janeiro, fevereiro. Cada vez mais, na aceleração dos tempos modernos, os anos letivos tornam-se estreitos, sucedem-se rapidamente e, quando chega o quarto trimestre...
Leia na integra
Inovação é a força que move o mundo
Autor: Eduardo Nahum
Inovar é praticar a arte da transformação, é investir na criatividade, é reconhecer o potencial interior e aplicá-lo nas questões socioeconômicas e políticas. É movimentar aquela parte de nós mesmos...
Leia na integra
Tecnologia: como a educação enxerga essa ferramenta
Autor: Lucas Távora
Quando usamos as palavras tecnologia e educação na mesma frase, já pensamos em tablets e lousas digitais, mas a relação entre as duas vai muito além desses instrumentos. Os professores estão, cada vez mais...
Leia na integra
Inovação e tecnologia aplicadas à educação
Autor: Thiago Chaer
Cada educando, cada grupo de educandos, cada situação de ensino possuem características únicas – singulares. Dessa forma, as ações empreendidas num processo de ensino e aprendizagem dependem das intenções e...
Leia na integra
O professor precisa acompanhar as mudanças
Autor: Dilei Vilela
As gerações e suas diferenças sempre me intrigaram, por isso vou fazer algumas considerações históricas. Você conhece a geração TRO? É a troglodita, aquela das cavernas, que lutava com mamutes, com tigres...
Leia na integra
Insight da solução
Autor: Eduardo Nahum
Em um mercado cada vez mais competitivo, inovar, investir na criatividade é reconhecer o potencial interior e aplicá-lo nas questões socioeconômicas e políticas. É movimentar aquela parte de nós que...
Leia na integra
T-shaped professional e design institucional
Autor: Maria Carmen
O conceito T-shaped é utilizado no mundo corporativo desde a década de 1990. A ênfase está na busca por profissionais multidisciplinares capazes de responder criativamente às demandas que surgem...
Leia na integra
A educação e as profissões que ainda não existem
Autor: Marcelo Freitas
Assisti recentemente a um vídeo que, dentre outras coisas, alertava as escolas para uma situação muito séria. Elas estão formando pessoas para atuar num mercado de trabalho cuja maioria das profissões ainda não...
Leia na integra
Um salto de fé
Autor: Martha Terenzzo
Durante minha infância, fui considerada uma “aluna esforçada”. Foram muitas horas de estudo, dias sem brincar, resultando em notas boas, mas não as melhores. Alguns colegas eram considerados “inteligentes”...
Leia na integra
Educação e valores para o trabalho
Autor: Jener Cristiano
Estamos diante de uma das mais avassaladoras mudanças já ocorridas no mercado de trabalho global. Segundo o Departamento de Trabalho dos EUA, 65% dos estudantes da educação básica terão empregos que ainda...
Leia na integra
A vida após o ensino médio
Autor: Marcelo Freitas
Seguir em frente, após a conclusão do ensino médio, é sempre um divisor de águas na vida de qualquer estudante. Com o movimento de globalização e integração entre povos e nações, cresce a exigência...
Leia na integra
A emoção das marcas
Autor: Martha Terenzzo
Se você duvida de que marcas são símbolos mentais, convido-o a repensar sobre o assunto, pois a nova fronteira de branding são os arquétipos. Há muitos anos, venho estudando que as marcas são uma percepção. De...
Leia na integra
A metáfora da simplicidade e a erudição
Autor: Dirceu Moreira
Era uma vez um homem do campo, de maneiras muito simples, que vivia com sua esposa e três filhos em uma casa à beira da estrada, cuidando de sua terrinha. Na infância, teve poucas oportunidades de estudos, mas...
Leia na integra
Afinal, por que nossos alunos não aprendem?
Autor: Serrano Freire
Aprender é um processo sem fim. Por toda a vida, viveremos a oportunidade da aprendizagem na família, na escola, na vida. Pessoas incríveis, com 70, 80, 100 anos, estão nos ensinando a aprender...
Leia na integra
Admirável mundo novo
Autor: Fernando Almeida
Há algumas semanas, em um jantar com amigos, chamou minha atenção a desenvoltura da pequena Heloísa em manusear o smartphone de seu pai. Com apenas um ano e meio de idade, mal começando a articular as...
Leia na integra
Inovação e crescimento institucional
Autor: Maria Carmen
“Olhe a sua volta e veja se você é capaz de encontrar os edifícios do bom e velho sistema. Com certeza sobrevivem apenas seus vestígios arqueológicos. A velha ordem implodiu de vez e estamos diante da...
Leia na integra
Metodologia(s): antigas questões, novas demandas e cenários
Autor: Ana Paula Batalha
Diferentes temas atravessam esta conversa: material didático, abordagem e organização de conteúdos, espaço para o ensino, situações de aprendizagem, concepções de avaliação, aluno, professor...
Leia na integra
A autonomia e a formação continuada do educador
Autor: Thiago Chaer
Cada educando, cada grupo de educandos, cada situação de ensino possuem características únicas e singulares; dessa forma, as ações empreendidas num processo de ensino dependem das intenções e significações...
Leia na integra
Um desejo para 2013
Autor: Francisca Paris
Para quem vive no mundo da educação, há dois calendários distintos e igualmente importantes: um é o calendário greco-romano, de 365 dias, que todos seguimos. Mas há também o calendário letivo, que dita o ritmo...
Leia na integra
2013... O ano que já começou
Autor: Marcelo Freitas
O ano já começou, e muita gente ainda está na ressaca de 2012. Férias escolares, ajustes nas escolas, captação dos alunos ainda indecisos e as jornadas pedagógicas de todo início de caminhada. Mas, apesar da...
Leia na integra
Pedagogia da presença na rede de relações
Autor: Eliane Azevedo
A sociedade atual, marcada pela velocidade, instantaneidade e fragmentação das relações interpessoais, desafia os educadores a uma pedagogia da presença na rede de relações educacionais. De um lado, o...
Leia na integra
Critérios orientadores e formadores dos espaços de aprendizagem
Autor: Thiago Chaer
Em meu artigo anterior, falei sobre a ressignificação da sala de aula/ escola para espaços de aprendizagem. Neste, quero apresentar alguns dos critérios orientadores e formadores desses espaços, com o objetivo...
Leia na integra
Educação 3.0
Autor: Jim G. Lengel
Para entender a educação de hoje, precisamos olhar para o passado. Há 150 anos, pessoas trabalhavam sobre a terra, ao ar livre, com ferramentas produzidas manualmente e em pequenos grupos. Elas não...
Leia na integra
A ressignificação da sala de aula para espaços de aprendizagem
Autor: Thiago Chaer
Quando criança, gostava de algumas experiências que a escola proporcionava, entre as quais a interação com os (novos) amigos durante os intervalos das aulas, a descoberta de habilidades nas aulas de...
Leia na integra
O design e a beleza da experiência
Autor: Venâncio Faria
Para a maioria das pessoas, a palavra design está relacionada somente a formas, cores, texturas e ao conceito estético do que vulgarmente conhecemos como beleza. O que não percebemos, e até ignoramos...
Leia na integra
Consumidor autor
Autor: Martha Terenzzo
Foi-se o tempo em que o consumidor era um mero coadjuvante, relegado a receptor dos serviços, muitas vezes sem relevância e sem diferenciação, que a indústria ofertava sem que fossem solicitados. Acreditar que...
Leia na integra
Smartphone, millennials e memória
Autor: Diocsianne Moura
Ao longo do percurso histórico-comunicacional, percebe-se que, da automação à tecnologia, a relação homemmáquina foi tema de reflexão nas mais diversas sociedades. Poucos fenômenos culturais se...
Leia na integra
Nível de inteligência
Autor: Marcelo Freitas
É impressionante como a maioria dos gestores educacionais se queixa da falta de tempo e do constante “apagar incêndios”. Eles sempre dizem que a rotina da escola é intensa, que vivem no operacional e não...
Leia na integra
Inovação na sociedade do conhecimento
Autor: Martha Terenzzo
À medida que nossa civilização navega em águas cada vez mais turbulentas, sem saber qual o futuro da sociedade e sem ter ideia de como predizer algo, adquirimos toneladas de informações e...
Leia na integra
Conhecimento compartilhado
Autor: Thiago Chaer
Quais seriam os resultados de um sistema educacional que compreendesse o intercâmbio permanente e aberto do conhecimento? Isso significa instituições, governos, empresas e sociedades compartilhando seu...
Leia na integra
Universidade do futuro: megatendências
Autor: Carlos Monteiro
Quando refletimos sobre os bons e velhos tempos da universidade, o que nos tranquilizava era a estabilidade oferecida. Se fosse necessário fazer mudanças, tudo o que era preciso era dar um impulso, nunca...
Leia na integra
Existe um professor ideal?
Autor: Ana Rosa Domingues
Professor, você tem conhecimentos avançados em internet, é heavy user das mídias sociais, sabe de todas as atualidades jornalísticas, tem fluência em inglês, participa de projetos de extensão e já fez...
Leia na integra
O ensino conteudista começa a perder espaço
Autor: Ryon Braga
A educação brasileira, tanto pública quanto privada, privilegiou mais o tradicionalismo, o conteudismo e as aulas ortodoxas, investindo pouco no desenvolvimento de práticas inovadoras e criativas. Ensino...
Leia na integra
Mobilidade tecnológica e educomunicação
Autor: Diocsianne Moura
Quando McLuhan defendeu os meios como extensão do homem, talvez não imaginasse que sua teoria fosse confirmada, de forma tão perfeita como comungamos neste século, pelas tecnologias móveis e pelo advento da...
Leia na integra
O computador é uma bicicleta para a mente?
Autor: Danielle Lourenço
Buscando potencializar minhas apresentações, li o livro Apresentação zen, ideias simples sobre o design de apresentações e performances, de Garr Reynolds. Durante a leitura, percebi que o enfoque não era em...
Leia na integra
A importância da inteligência de mercado
Autor: João da Cunha
Inteligência de mercado consiste em levantar e captar dados, analisá-los sob o foco do negócio em questão e propor um direcionamento de ações a tomar. Como uma empresa define em que mercado vai...
Leia na integra
O caos da inovação
Autor: Martha Terenzzo
Não sou da geração Flux, mas sinto que sempre fui fluxer. Dediquei 25 anos a inovar o marketing de grandes empresas. Trabalhava 16 horas por dia e dormia, muitas vezes, em cadeiras de avião ou em hotéis. Uma...
Leia na integra
Inovação em educação
Autor: Raison Barros
Sou do tempo em que a grande ferramenta tecnológica ao alcance do professor era uma peça de calcário reduzida a pó e moldada em forma de bastonete, sempre na cor branca, usada para escrever e desenhar...
Leia na integra
A marca tem de contar histórias?
Autor: Martha Terenzzo
Voltando no tempo, iremos encontrar o dia em que homens se sentaram ao redor de uma fogueira com o seguinte dilema: deveriam narrar acontecimentos marcantes ou comentar o que poderia um dia...
Leia na integra
Metodologia e aprendizagem: esperança e transformação
Autor: Mário Zan
Vivemos e nos movemos sob a ação de paradigmas. Passamos por uma transição em que o modelo professor–transmissor e aluno–receptor vem sendo, gradativamente, substituído por outro cuja configuração...
Leia na integra
Mudança de expectativa
Autor: Francisca Paris
É fevereiro! O ano recomeça, depois de planejamentos, redefinições e novas metas. Para que tudo seja realmente novo, é preciso que aconteça uma transformação interna importante na educação: a mudança do...
Leia na integra
Anatomia da criatividade – parte 2
Autor: Martha Terenzzo
Na última edição da Linha Direta, falamos sobre fontes de inspiração que priorizam percepções humanas. Nesta, destacaremos sete passos e algumas regras de brainstorming para a geração de...
Leia na integra
Liderança na hora da verdade
Autor: Marcelo Freitas
Imagine que você esteja sentado numa das poltronas do avião que se prepara para decolar. O fluxo dos passageiros que entram ainda forma aquela fila no corredor central. Já acomodado, você observa o que...
Leia na integra
Tecnologia em debate
Autor: Liany Cavalaro
Mais do que nunca, os educadores estão sendo conduzidos a repensar a educação, já que não podem continuar fechando os olhos para o poder avassalador que a tecnologia exerce no mundo atual...
Leia na integra
Inspiração e transpiração: anatomia da criatividade
Autor: Martha Terenzzo
Certa vez li que todo ser humano tem algo de Leonardo da Vinci; o problema é que ele não sabe. Quantas vezes nos perguntamos se somos suficientemente criativos e, como se fosse um botão...
Leia na integra
Afetividade, mediatização e cognição
Autor: Cláudia Rodrigues
Nesses últimos anos de magistério, em especial no período de 2005 a 2010, trabalhando em escola do Projeto Incluir da SEE/MG, tive várias oportunidades de participar de cursos de capacitação e me dediquei...
Leia na integra
O desafio da formação de lideranças na Educação
Autor: Antônio Carlos Musa Junior
Por todo o mundo, em todos os ambientes corporativos, existe uma convicção: há uma escassez de boas lideranças. Não é força de expressão. Ocorre que liderar hoje não é o mesmo que há alguns anos. Num...
Leia na integra
É preciso reconectar
Autor: Dilei Vilela
Professores queixam-se das atitudes dos alunos em sala de aula, verdadeiros demonstrativos da completa falta de respeito por tudo e por todos que não estejam próximos de sua faixa de idade. Talvez tenhamos...
Leia na integra
Diversidade: educar para a igualdade, educar para a diferença
Autor: Francisca Paris
No filme francês Entre os muros da escola, em uma sala de aula marcada por diferentes ordens de conflitos, uma aluna de ascendência árabe questiona o professor, com ironia, sobre o porquê de os livros...
Leia na integra
Alfabetizar ecologicamente?
Autor: Heloisa Baldo
Sabemos dos resultados de todas as ações dos homens em relação às questões ambientais. Diante de tantos problemas, não podemos ficar parados e, como educadores, devemos conscientizar as futuras gerações...
Leia na integra
Inovação: ouvir o galo cantar não significa conhecer
Autor: Maria Carmem
No início de um programa de pós-graduação stricto sensu em Gestão da Inovação, aproximadamente 80% dos alunos acreditavam conhecer o tema apresentado, o que sugere que esperavam novidades. O suposto...
Leia na integra
O dilema da inovação
Autor: Martha Terenzzo
Mesmo que haja várias definições para inovação, inovar ainda é um mito e, por isso, restrito. O termo tem causado dilemas nas decisões estratégicas de algumas marcas e empresas. Inovar não se restringe...
Leia na integra
Os novos paradigmas das organizações
Autor: Walter Braga
A mudança é uma constante. A origem da tecnologia está nas técnicas primitivas, naquelas ferramentas desenvolvidas para intervir na natureza e facilitar a continuação da vida. Inicialmente, tínhamos os machados...
Leia na integra
Uma educação debutante
Autor: Marcelo Freitas
Quando ouvi essa narrativa, contada pela mãe da criança, percebi o quanto deixamos de lado os questionamentos e a imaginação para nos apegarmos ao que já está determinado. Quantas possibilidades de...
Leia na integra
Crescimento, para ser contínuo, tem de ser sustentável
Autor: Frederico Porto
Neste artigo, vou abordar a ideia de que empresas, devido à sua complexidade, podem ser percebidas como seres vivos e, a partir de então, tecerei algumas considerações. Para ser considerado vivo, um...
Leia na integra
Não sejamos rasos
Autor: Martha Terenzzo
A desvalorização do profissional de marketing vem aumentando, e são muitos os motivos que contribuem para isso. Um deles é o que denominamos de conhecimento raso – saberes de pouca profundidade que...
Leia na integra
Pontes para a inovação
Autor: Marcelo Freitas
Nos últimos tempos, ela tem buscado conseguir algo nesse campo, e algumas novidades – mas ainda não inovações – têm surgido. Isso não é ruim, pelo contrário. O uso da tecnologia (equipamentos e softwares)...
Leia na integra
Consumo colaborativo e outras práticas de consumir
Autor: Martha Terenzzo
Há muitos anos o consumo tornou-se um imenso e complexo campo de observação e estudos. Como já comentei em artigos anteriores, não é correto julgar o consumo sem entender antes o que é o consumo, como...
Leia na integra
Atualidades? Atualize-se!
Autor: Fabrício Vieira de Moraes
Muito se reclama da “mão pesada” dos vestibulares sobre o Ensino Médio. O programa dos exames universitários impõe, em grande medida, o conjunto de conteúdos curriculares das escolas básicas, fazendo com que o...
Leia na integra
Networking afetivo nas instituições educacionais
Autor: Eliane Azevedo
Nós, educadores, temos como princípio o estabelecimento de vínculos de confiança, de afetos? Temos consciência da nossa responsabilidade na vida das outras pessoas? Essas duas questões me fazem pensar...
Leia na integra
O consumo e nós, consumidores
Autor: Martha Terenzzo
A palavra consumo é bastante recorrente nos dias de hoje, quando tudo é consumível e consumido. Mas é difícil prever o que acontecerá com o consumo excessivo, ou hiperconsumo, que está, na maioria das...
Leia na integra
Números não têm vaidade
Autor: Marcelo Freitas
Ultimamente, por todos os lados e por todas as mídias, tenho percebido o mesmo discurso: a escola precisa mudar. E não são poucas as vozes e letras que se unem para apresentar um monte de argumentos sobre as...
Leia na integra
Trilhas e percursos para a inovação
Autor: Martha Terenzzo
Grandes invenções, como a imprensa, em 1439, e a decodificação do genoma humano, possibilitaram mudanças aceleradas na configuração de nossa sociedade, revolucionaram nosso cotidiano e impuseram uma nova...
Leia na integra
Storytelling e Inovação
Autor: Martha Terenzzo
A linguagem não é só um dos elementos da cultura, mas também um dos cocriadores dela. Não há linguagem sem interação e sem um horizonte de historicidade. A economia da atenção exige, cada vez mais, que...
Leia na integra
Cocriação de valor
Autor: Sergio Seloti Jr.
O termo 2.0, popularizado pelo mote da web 2.0, acaba tendo dois significados distintos – e convergentes –, dependendo pra quem você pergunte. Se perguntar para um técnico, ele provavelmente lhe dirá...
Leia na integra
Estamos preparados?
Autor: Martha Terenzzo
Crescimento econômico seguido de novos padrões de consumo. Vivenciamos as aceleradas alterações no dia a dia, com uma imensa quantidade de informações, mas ainda não conseguimos transformá-las em conhecimento...
Leia na integra
Motivação
Autor: Frederico Porto
Tem se tornado um assunto recorrente a necessidade de ter os funcionários mais engajados, pois, especialmente quando as tarefas vão se tornando mais complexas, passa-se a ter dificuldade de mensurar a...
Leia na integra
Novos tempos
Autor: Hercules Macedo
Retomo aqui nossa discussão, iniciada na Linha Direta de janeiro, sobre os desafios da sala de aula. É preciso discutir o que é um professor atualizado, em acordo com as novas exigências do mundo contemporâneo...
Leia na integra
Indulgência
Autor: Martha Terenzzo
A palavra tendência tem sido cada vez mais utilizada por profissionais das mais segmentadas áreas de atuação. Na última década, com o incremento de inúmeros canais de comunicação, incorporou mais...
Leia na integra
A capacidade de criar e inovar na academia
Autor: Maria Carmem Christóvam
Propostas de mudanças e inovação sobre o pensamento criativo no processo de aprendizagem constituem objeto de reflexão neste artigo. A capacidade de criar inovação se concretiza na criação de ideias...
Leia na integra
Consumindo “espiritualidade”
Autor: Martha Terenzzo
O mundo dos negócios está vivendo o seu ápice de consumo. Acesso a qualquer produto, fronteiras e barreiras comerciais sendo transpostas. Necessidades e desejos nos inspiram a ter para pertencer. No entanto...
Leia na integra
Reinventando-se todo dia – a escola do século XXI
Autor: Rui Cesar Souza
É muito interessante o movimento que temos observado em um número expressivo de escolas brasileiras. Depois de décadas sendo consideradas conservadoras e mesmo lentas na condução dos seus processos de...
Leia na integra
Transformando adversidades em oportunidades
Autor: Eliane Azevedo
Para a época em que vivemos, uma frase de Einstein é bastante pertinente: “A imaginação é mais importante do que o conhecimento”. Ela apresenta-se como uma força dinamizadora para a transformação do conhecimento...
Leia na integra
O papel do líder em um cenário de mudanças
Autor: Alessandro Marques
O tempo é insubstituível, indivisível, inesgotável, e não se pode comprá-lo. Porém, nos dias atuais, sempre temos a sensação de que precisamos de mais do que 24 horas...
Leia na integra
Inovar sem copiar
Autor: Martha Terenzzo
Você já parou para pensar quantas marcas fazem parte de seu repertório mental? Omo, Fiat, Itaú, Coca-Cola, Nestlé, Nokia, Bic, Sony, Sadia, Bombril, Hering, Boticário, etc. Um universo delas nos cerca. Cada uma...
Leia na integra
Inovação para um novo marketing
Autor: Martha Terenzzo
Hoje, a instantaneidade advinda da internet, seguida da velocidade da banda larga, produz novas formas de conexão e novos modos de viver. É a era da comunicação, em que não basta mais termos uma miríade de...
Leia na integra
Como vencer no novo mundo dos negócios
Autor: Lúcio Fonseca
No artigo anterior, vimos que a “mesmice” é ameaça à sobrevivência das organizações, incluindo a escola, e que é preciso dar um “choque de contemporaneidade” no modelo educacional. Para isso, podemos aprender com...
Leia na integra
Serendipidade, o acaso e a inovação
Autor: Martha Terenzzo
É interessante observar as ondas de gestão que as corporações adotam, muitas vezes, por um curto período de tempo, sem necessariamente colher os resultados de cada processo. Muitas em busca de grandes ideias e...
Leia na integra
Inovação e tecnologia
Autor: Lúcio Fonseca
O sistema educacional brasileiro, como um todo, padece de males bastante, mas não exaustivamente, conhecidos. As discussões buscam, geralmente, entender as dificuldades do modelo atual e como ...
Leia na integra
Para trás e para frente
Autor: Marcelo Freitas
Por uma estranha coincidência, dessas que só acontecem muito raramente durante toda a nossa vida, encontrei-me, na última semana de abril, próximo à minha casa, com dois ex-colegas de faculdade. Nada...
Leia na integra
Além da geração de ideias
Autor: Martha Terenzzo
Vamos continuar nossa discussão sobre cocriação. Por estarmos hiperconectados a uma infinidade de redes que se interligam, podemos ser aquilo que nem sempre somos. Por isso, o grande desafio é compreender...
Leia na integra
Mais do que sobreviver, é preciso liderar
Autor: Teo Pereira Neto
Para as empresas que desejam crescer e sobreviver, assegurando com sucesso a sua continuidade e liderança,um dos grandes desafios é preparar-se para os impactos decorrentes das transformações...
Leia na integra
Cocriação: nova palavra no dicionário da Inovação
Autor: Martha Terenzzo
São muitas as mudanças no papel do consumidor. E são variados os novos nomes atribuídos a práticas de implementação de melhorias e novidades nas organizações. E, por causa deste novo comportamento do...
Leia na integra
Em time que está ganhando não se mexe?
Autor: Vagner Aguilar
A inovação, hoje, é uma constante em tudo que nos cerca. É preciso ser mais inovador e criativo nas ideias, nas estratégias, nas decisões. Urge a flexibilidade para mudar procedimentos que, no passado, funcionavam...
Leia na integra
Inovação, marcas e tribos
Autor: Martha Terenzzo
A essência do marketing é voltada para o mercado, seus clientes e consumidores. As marcas existem para criar algum tipo de diferenciação entre produtos e serviços. Os consumidores se importam com elas porque...
Leia na integra
Em busca do Santo Graal da inovação
Autor: Martha Terenzzo
A palavra inovação tem sido utilizada de forma equivocada por muitas empresas e setores, sendo mitificada como um Santo Graal, a famosa lenda medieval. Na maior parte das vezes, é vista como a solução de todos...
Leia na integra
Sua marca fala?
Autor: Marcelo Freitas
Se, por algum motivo, sua resposta foi negativa, então é bom submetê-la logo a um bom processo de alfabetização. Um dos maiores patrimônios de qualquer empresa é a marca que ela detém. E uma boa marca...
Leia na integra
Sobre gladiadores e gestores educacionais
Autor: Diógenes Mendes
Quem já assistiu a um filme da Roma antiga, deve ter percebido que as armas eram escolhidas criteriosamente pelo lutador. Os gladiadores eram colocados em sangrentas disputas nas arenas, enquanto uma multidão...
Leia na integra
Para onde foi o professor?
Autor: Marcelo Freitas
Naquela tarde, o burburinho era grande na sala dos professores. A agitação podia ser notada até mesmo no corredor, onde alguns conversavam em pequenos grupos. Lá dentro, a atmosfera era de suspense. Qual seria...
Leia na integra
Novos tempos
Autor: Ben Sangari
Uma educação inovadora deve permitir que os estudantes desenvolvam habilidades para compreender e enfrentar questões científicas sumamente relevantes da atualidade, entre elas: novas doenças – como...
Leia na integra
O futuro da escola é... grátis?
Autor: Marcelo Freitas
Como acontece de tempos em tempos, uma nova onda de teses polêmicas foi lançada recentemente no mercado. Desta vez, elas partiram de estudos do economista Steven Levitt, Ph.D. pelo MIT, em parceria com...
Leia na integra
Lembra-se da Barsa de 1972?
Autor: Danielle Lourenço
Caiu em minhas mãos, ao acaso, um exemplar da Enciclopédia Barsa, livro do ano de 1972. Fiquei supercuriosa para ler e saber como estava o mundo no ano em que eu nasci. Folheei um pouco até chegar...
Leia na integra
O advogado do diabo
Autor: Marcelo Freitas
Eu estava ali, sentado na poltrona 10A, esperando a hora de retornar para casa, depois de um dia de trabalho que começou às quatro da manhã. Enquanto aguardava a comissária de bordo tomar as últimas providências...
Leia na integra
Dois caminhos e um só destino
Autor: Armando Correa
A natureza nos favoreceu com várias informações genéticas, destacando-se duas: sobrevivência e adaptação ao custo do egoísmo e convivência altruísta. A primeira já se evidenciou mais claramente desde os estudos...
Leia na integra
Pode tirar o “cavalo da chuva” quem tem o “burro na sombra”
Autor: Armando Correa
Aquele que ainda acredita na maré mansa profissional parou no tempo. Mais: desconectou-se da realidade que toma conta do mercado mundial. Quem aguarda os bons ventos de outrora não vê, com a devida clareza...
Leia na integra
Um bom gestor muda a escola
Autor: José Manuel Moran
Por que escolas e universidades com recursos semelhantes são, com frequência, tão diferentes? O que é essencial para haver uma instituição de ensino diferenciada? Uma boa escola ou universidade começa com...
Leia na integra