Traduzindo estratégia em ação - Balanced Scorecard nas IES
Autor: Márcio Schünemann
A Educação Superior privada no Brasil teve uma receita líquida, em 2016, de R$ 54,9 bilhões, segundo estimativa da Hoper Educação em 2017. O setor envolve mais de 6 milhões de alunos, como informam os dados oficiais mais recentes do MEC (data-base 2015). Nesse expressivo e competitivo segmento...
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"Não éticas" - táticas em negócios
Autor: Carlos Pessoa
As táticas existem em número limitado e é fácil identificá-las. Para isso, você pode usar alguns artifícios (dois de percepção e dois de ação): 1. Fazer perguntas cujas respostas você conheça e comparar com o que o outro irá responder. 2. Perceber os sinais não verbais emitidos pelo outro...
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Descompressão e escalada ? táticas em negócios
Autor: Carlos Pessoa
Nas negociações, as táticas têm a mesma característica: aumentar o poder do negociador que as usa. Dando continuidade ao tema tratado nas últimas edições da Linha Direta, apresentamos mais duas situações que ilustram as táticas usadas no processo de negociação...
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Comparação e fragilização - táticas em negócios
Autor: Carlos Pessoa
Dando continuidade ao tema tratado na última edição da Linha Direta, apresentaremos mais duas situações comuns em negociação que ilustram as táticas geralmente usadas durante o processo...
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Sedução e conexão - táticas em negócios
Autor: Carlos Pessoa
Na sua essência, as táticas tentam criar na mente das pessoas a percepção de que um negociador aparente ter muito mais poder do que realmente tem. É como a imagem de um corpo que projeta uma sombra desproporcional às suas dimensões por causa do ângulo do qual lhe lançam luzes...
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Construa uma boa gestão com seus alunos fortalecendo o relacionamento
Autor: Daniele Piazzi
Em 2016, vivenciamos uma das piores crises econômica e política do Brasil. Como todos os outros segmentos, o educacional vem sofrendo os reflexos e, por isso, mais do que nunca, é necessário que os gestores das instituições de ensino compreendam a importância da gestão...
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Matrículas e rematrículas: o que você tem feito para garanti-las?
Autor: Tércio Vitor
Captar novos alunos e manter e fidelizar os atuais, mesmo diante de circunstâncias de economia aquecida, sempre foi um problema para as instituições de ensino. Não me refiro apenas às escolas de Educação Básica regular e às instituições de Ensino Superior, mas também a escolas de idiomas...
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Gestão da sala de aula e a postura do professor planejador
Autor: Paulo Henrique de Souza
A arte de estar lá é tentar já estar lá. Sem ansiedade, mas com prevenção. O professor que planeja a inserção dos estudantes no trabalho acadêmico é reconhecível pelo alinhamento que consegue realizar entre teoria e prática, gerando contexto para os textos que produz...
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Estratégias e táticas
Autor: Carlos Pessoa
As estratégias (que são baseadas nas fontes exclusivas de poder) e as táticas são utilizadas na negociação com o objetivo principal de aumentar o poder de um dos lados na negociação ou reduzir o poder do outro lado. A diferença fundamental entre as estratégias e as táticas...
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Existe gestão do tempo?
Autor: Clarice Santana
Engana-se quem pensa que existe algo mais poderoso e resoluto do que o tempo. Uma dádiva ou uma maldição, é sempre impossível de ser enfrentado. Por isso mesmo, falar em gestão do tempo é algo complicado, já que o tempo é "ingerenciável". Ele simplesmente é ou está...
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Três elementos fundamentais na retenção de alunos
Autor: Rogério Scheidegger
No Ensino Superior brasileiro, é comum só dar atenção à retenção quando o aluno está próximo de evadir, e são poucas as IES que desenvolvem um projeto preventivo de retenção de estudantes. Tudo dentro de uma instituição de Educação Superior que esteja ligado ao aluno...
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Sexta fonte de poder: tempo
Autor: Carlos Pessoa
O tempo representa, talvez, a mais importante fonte de poder. Você precisa ter tempo na negociação para, inclusive, desenvolver as outras fontes de poder e planejar. Você não pode descobrir seus poderes se não investir tempo nisso. Para colher informações, você necessita de tempo...
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O que você precisa saber para captar e manter alunos?
Autor: Wille Muriel
Você sabe dizer o que o seu aluno mais valoriza na sua IES? Do que ele mais gosta? Por que foi estudar na sua instituição? Ah, não exatamente? Os relatórios da comissão própria de avaliação não trataram bem essa questão? Os dados são inconclusivos?...
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Diagnóstico organizacional da IES por meio da análise de processos
Autor: Márcio Schünemann
Resultados de excelência em gestão de IES estão diretamente associados à capacidade de adequação e mudanças. O cenário econômico de crise é um convite praticamente irrecusável para que o gestor e sua equipe se debrucem sobre possibilidades de qualificação na gestão...
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Quarta e quinta fontes de poder: legitimidade e recursos financeiros
Autor: Carlos Pessoa
O poder da legitimidade se expressa por meio de documentos, condutas ou expressões utilizadas pelos negociadores que caracterizam algo que é muito difícil (ou quase impossível) de ser alterado. Sinceramente, você leria um contrato-padrão para financiamento de imóveis...
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Projeto Integrador
Autor: Milena Mascarenhas
Normalmente, as instituições de Ensino Superior trabalham os cursos de graduação dividindo-os em conteúdos dentro de disciplinas, ou seja, o aluno vai adquirindo cognição sobre o curso de maneira gradual e fragmentada. Não raro, o aluno ignora a conexão entre os conteúdos...
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Terceira fonte de poder: opções (concorrência)
Autor: Carlos Pessoa
Pense em como você se sentiria numa entrevista de emprego em duas situações distintas: numa delas, tendo várias outras propostas para escolher e, na segunda situação, sem qualquer outra proposta para avaliar. Como transcorreria a negociação nos dois casos...
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Hora de pensar no material didático
Autor: Eliane Veloso
A cada segundo semestre, quando nós, gestores, iniciamos a organização para o próximo ano, somos convocados a referendar nossa prática. O primeiro passo é armar-nos da convicção e dos sonhos de construir uma sociedade que vive a partir da lógica de uma convivência saudável...
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Segunda fonte de poder: o risco
Autor: Carlos Pessoa
O conceito de risco, como fonte de poder na negociação, significa: quem puder assumir mais riscos - inclusive o de abandonar a mesa durante a negociação até mesmo sem ter chegado ao seu final - sinaliza para o outro que não necessita daquele resultado...
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A importância do orçamento em tempos de crise
Autor: Daniel Rosa e Silva
A expectativa de inflação de 7% para 2016 e o desemprego de mais de 11 milhões de brasileiros, registrados no primeiro trimestre deste ano, conforme dados recentes do Banco Central e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), respectivamente, ajudam a revelar o cenário...
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Principais fontes de poder para uma boa negociação - a informação
Autor: Carlos Pessoa
A relação de força entre os negociadores pode ser desequilibrada em função da presença das fontes de poder antes ou durante o processo da negociação. Quem tiver a fonte terá o poder! Se ambas as partes tiverem a mesma fonte, quem estiver mais bem estruturado naquela fonte...
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O impacto do modelo acadêmico na eficiência operacional de uma IES
Autor: Gustavo Hoffmann
A folha de pagamento é a principal linha de custo de qualquer empresa prestadora de serviços. No Ensino Superior não é diferente. No Brasil, os custos com folha de pagamento normalmente consomem mais de 50% da receita líquida de uma IES, comprometendo de forma significativa...
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Planejamento e gestão escolar fazem diferença
Autor: Adolfo Ignacio Calderón e Juliana Pagliarelli
O monitoramento e a avaliação do desempenho dos estudantes têm se revelado uma ferramenta fundamental para a construção de uma escola eficaz e, com isso, oferecer uma educação de qualidade. Esse processo exige uma equipe de gestão preocupada em estimular de forma contínua...
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Conceito da estrutura de poder na negociação
Autor: Carlos Pessoa
Para desenvolvermos toda a conceituação teórica sobre a estrutura de poder nas relações, vamos considerar o cenário apresentado a seguir, que pode ocorrer comumente conosco ou com pessoas ao nosso redor. Por exemplo, tentar conciliar com o cônjuge irritado relacionar-se e argumentar...
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Alguns ingredientes para uma liderança eficaz
Autor: Cristina Slazo
Como líderes, consideramos vários princípios para desenvolvermos nosso trabalho. Um deles é o controle de atitude. Em regra, temos duas possibilidades de atuação: viver resolvendo os problemas/situações decorrentes dos fatos cotidianos ou estruturarmos o trabalho pautado em ações...
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Eficiência, eficácia e maiores retornos sobre seu investimento em marketing nas IES
Autor: Rafael Villas Bôas
Os indicadores de desempenho de marketing mudaram na última década. Antes, bastava o monitoramento das inscrições, dos telefonemas e dos acessos ao site para antecipar o critério maior de performance de uma faculdade: as novas matrículas. Um tráfego elevado e muitas ligações...
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Tornando suas reuniões mais encantadoras
Autor: Eduardo Nahum
Começo falando deste assunto, levantando algumas questões para antes de marcar uma reunião. Para que ela serve? Resolver problemas? E os acertos? E os erros? Se você começou fazendo essas perguntas e refletindo sobre elas, estamos no caminho certo...
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Aspectos dos estilos interpessoais de comportamento
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição da Linha Direta, apresentamos como os quatro estilos interpessoais de comportamento (os analíticos, os controladores, os expressivos e os sociáveis) podem agir em determinadas situações. É certo que alguns podem favorecer determinadas atividades...
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A importância dos indicadores no estudo da evasão e na migração dos alunos
Autor: Paulo Freire
Um indicador é um recurso utilizado para se medir um determinado evento periódico. Essa medição permite a aquisição do conhecimento mais detalhado e preciso a respeito do fenômeno estudado. No caso da Educação Superior, muitos são os indicadores que podem ser utilizados...
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A corda e a caçamba
Autor: Paulo Henrique de Souza
A palavra projeto tem sua origem no verbo projetar, ou melhor, lançar-se na direção do futuro: à frente. Isso sempre gera riscos e indecisão. Não é à toa que os portugueses, nossos colonizadores, criaram um provérbio para definir a análise de risco de um projeto: "estar entre a corda e a caçamba"...
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Estratégias de abordagem dos estilos comportamentais
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição da Linha Direta, apresentamos os quatro estilos interpessoais de comportamento: os analíticos, os controladores, os expressivos e os sociáveis. Para nos relacionarmos com cada estilo adequadamente, devemos explorar aspectos que representem "valor" para cada um deles...
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Estilos interpessoais de comportamento
Autor: Carlos Pessoa
Com o objetivo de tornar bem prática a análise da dinâmica do comportamento durante a negociação, vamos apresentar uma proposta de abordagem de negociadores estruturada em quatro estilos. A classificação em quatro perfis vem sendo adotada há centenas de anos...
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Faces do controle nas relações pessoais
Autor: Carlos Pessoa
Pesquisadores e psicólogos tentam há anos encontrar modelos, esquemas que ajudem a estudar e a controlar o comportamento humano. Muitos desses modelos foram levantados vagamente, pouco utilizados, e talvez não sejam aplicáveis. Mas existe um acordo, enfim unânime...
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Liderança em tempos tecnológicos
Autor: Eliane Veloso
Em uma sociedade contemporânea que se pretenda de qualidade e que esteja pronta a atender às novas exigências que se fazem na qualificação mercadológica, um primeiro desafio que se coloca para o Ensino Básico ou Superior é o de educar num mundo globalizado...
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Dinâmicas do comportamento humano
Autor: Carlos Pessoa
Desde a Antiguidade, pensadores e filósofos vêm tentando classificar e entender as diferenças individuais dos seres humanos. Há milhares de anos, os chineses relacionaram as diferentes personalidades a doze animais: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e javali...
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Sua escola é empreendedora?
Autor: Robson Lisboa
Sua escola, seja ela pública ou privada, sempre foi desafiada a oferecer educação de qualidade com a melhor utilização dos recursos disponíveis. Portanto, tal qual em uma empresa, você certamente busca eficiência em seus processos para entregar os melhores serviços educacionais...
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A chave para uma boa negociação
Autor: Carlos Pessoa
Nosso comportamento interfere na reação do outro. A razão dessa afirmativa é perfeitamente compreensível se a compararmos com um diapasão, instrumento metálico em forma de forquilha, utilizado na medicina, na física (acústica), na engenharia e na música...
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Competências futuras ou atuais?
Autor: Patrícia Almeida
Algumas empresas estão focadas em inovação, possuem um discurso moderno, estão atentas às ferramentas de tecnologia, mas ainda gerenciam suas competências internas como se estivessem em 1970. Já estão em vantagem competitiva aquelas que reconhecem isso...
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Em tempos difíceis, como captar mais alunos?
Autor: Tércio Vitor
Feliz 2016! Graças a Deus chegamos ao início de um novo ano. Não ignorando a realidade do contexto atual de nosso País, faço um convite ao estimado leitor no sentido de ampliar suas perspectivas, ir além de seus sonhos, realizar, concretizar, inspirar e aprender coisas novas...
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Gestão humanizada: liderança, virtudes e resultados
Autor: Amaro França
O contexto sócio-histórico em que estamos inseridos tem, como uma de suas características, o estabelecimento de relações amplas e globais, que, muitas vezes, tiram do foco dimensões de valores essenciais à formação da pessoa e, consequentemente trazem implicações à consolidação de suas inter-relações...
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Harmonizando as relações interpessoais
Autor: Carlos Pessoa
Frequentemente costumam aparecer questões difíceis durante a negociação. Por quê? O "homem" criou máquinas que funcionam quase como seres humanos e deixou os seres humanos funcionando quase como máquinas. Na verdade, maus hábitos são desenvolvidos durante a vida toda...
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A IES do futuro
Autor: Caio Polizel
Nós, consultores Hoper, buscamos frequentemente identificar e definir cenários futuros para o contexto educacional, sempre procurando o que existe de mais atual no âmbito de teorias e soluções de ponta. No entanto, como uma das estratégias de olhar o futuro...
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Como minimizar os impactos das novas regras do Fies?
Autor: Luiz Ernani
Recentemente, o governo federal modificou as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), programa do Ministério da Educação que financia cursos superiores particulares e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)...
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Lidando com nossas diferenças
Autor: Carlos Pessoa
É impossível conviver em grupo sem se indispor com alguém de vez em quando. O princípio que rege essa situação é o mesmo da física: quanto maior o contato, maior o atrito. Por isso, um dos fatores mais decisivos para o sucesso do relacionamento interpessoal (e que representa também nosso maior desafio)...
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Em busca de uma nota 5 no CPC
Autor: Cosme Massi
Com as novas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), as Instituições de Educação Superior (IES) devem colocar como meta de gestão a nota 5 no Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos seus cursos de graduação. Tal meta é possível? Como fazer para alcançá-la?
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Quando o conflito acontece
Autor: Carlos Pessoa
O conflito pode acontecer quando menos se espera porque ele é provocado por nossas diferenças: todos nós já tivemos a oportunidade de testemunhar, ou mesmo de vivenciar o surgimento de conflitos, criados muitas vezes a partir do nada. Para entender as razões da ocorrência dos conflitos...
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Foco na solução
Autor: Patrícia Almeida
Em relação ao atual momento econômico, os sites de notícias e comentaristas, de maneira geral, têm se dividido em duas vertentes: os mais pessimistas, que conferem vida longa à crise e à crença de um futuro pior, apresentando evidências disso, e os mais otimistas, que enxergam a realidade...
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Conflitos, fricção e hostilidades
Autor: Carlos Pessoa
Mesmo no trabalho solitário, nem sempre somos modelos de eficiência. E, se nos falta aptidão para organizar o caso mais fácil – trabalhar sozinhos –, como esperar sermos úteis no caso mais complexo...
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Para onde foi meu aluno evadido?
Autor: Paulo Freire
Do ponto de vista da gestão de uma Instituição de Ensino Superior (IES), um dos fatores mais importantes para se obterem bons resultados é identificar rapidamente os motivos da evasão dos cursos...
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Pessoas e problemas – parte 2
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição da Linha Direta, começamos a falar sobre atitudes e posturas que podem fazer toda a diferença para o êxito do processo de negociação. Nesta edição, continuaremos enumerando ações que podem contribuir para que a negociação seja bem-sucedida...
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Pessoas e problemas
Autor: Carlos Pessoa
Quando as partes numa negociação mesclam os problemas com questões ligadas ao relacionamento interpessoal, os egos, as vaidades, os interesses pessoais e o amor próprio ficam tão intensificados que a negociação se torna uma disputa...
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O empreendedor de sucesso
Autor: Janguiê Diniz
Empreender não é fácil e nem simples. Enganam-se aqueles que pensam que, para ter um negócio de sucesso, basta apenas investir uma quantia em dinheiro em um determinado setor...
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Lidando com as reações dos indivíduos
Autor: Carlos Pessoa
Quando nos relacionamos com pessoas que não sabem negociar, é muito difícil chegar a um acordo vantajoso para as partes. Tal situação é procedente porque as pessoas que desconhecem o processo da negociação...
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Gestão em tempos de crise
Autor: Alexandre Nogueira
A crise econômica no Brasil em 2015 não é uma possibilidade, mas um fato. Embora já instalada, a intensidade e a duração de seus efeitos ainda são incertas. O que se pode afirmar é que, antes de melhorar, ainda vai piorar...
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Percepção dos benefícios
Autor: Carlos Pessoa
As pessoas, em geral, não estão interessadas nos produtos que adquirem em si, mas sim nos benefícios que podem tirar deles: um relógio Rolex, por exemplo, torna a pessoa mais distinta...
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Ancoragem
Autor: Carlos Pessoa
Quando negociadores discutem questões de valor incerto ou ambíguo, as posições iniciais na negociação funcionam como “âncoras” e afetam a percepção de cada um dos lados relativamente aos possíveis resultados...
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Marketing como estratégia para manter a competitividade mediante as mudanças no Fies
Autor: Equipe Hoper Educação
As projeções de queda na captação de alunos com base na portaria do Ministério da Educação (MEC) n. 23, de 29 de dezembro de 2014, anunciando mudanças no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies),podem não ser uma ameaça isolada...
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Aparência psicológica
Autor: Carlos Pessoa
Todos nós já vimos, alguma vez, uma célula viva (na televisão, na escola, nos vídeos e cinemas). Uma célula viva nos oferece duas importantes constatações: Elas mudam de posição, aumentam e...
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Linguagem corporal
Autor: Carlos Pessoa
Mensagens involuntárias são transmitidas pelos negociadores durante a negociação. Essas mensagens costumam indicar fraquezas ou necessidades ocultas e, geralmente, representam verdadeiras intenções não declaradas. Trate a expressão corporal como um novo idioma...
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Gestão do tempo
Autor: Tércio Vitor
Muitas pessoas, independentemente de idade e classe social, econômica ou cultural, têm dificuldade em administrar o seu tempo. As novas demandas as deixam estressadas e as obrigam a fazer malabarismos na tentativa de conseguir realizar várias tarefas simultaneamente.
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Passos fundamentais para o sucesso profissional
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição da Linha Direta, falamos a respeito da importância da boa aparência para o êxito em uma negociação e também no espaço de trabalho de forma geral. Nesta edição, falaremos sobre outros fatores de igual importância para o sucesso no ambiente corporativo.
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Mudar para gerir e gerir para mudar
Autor: Amaro França
Os processos que forjam a gestão educacional são constituídos por diversas dinâmicas de forças históricas, concepções ideológico-políticas, perspectivas pedagógicas, administrativas e também forças...
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Práticas eficazes da gestão escolar e as características das escolas efetivas
Autor: André Pestana
Há um senso comum entre os mais importantes pesquisadores e cientistas sociais acerca de algumas características sobre o perfil das escolas efetivas. Entre elas os conceitos de gestão da escola...
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A aparência influencia a percepção dos indivíduos
Autor: Carlos Pessoa
Maquiavel já dizia que um príncipe não precisa ter todas as qualidades do mundo. Basta que aparente possuí-las. A aparência interfere na percepção e pode conferir poder ao negociador. Portanto...
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Distorções perceptivas de uma negociação
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição da Linha Direta, começamos a falar sobre algumas distorções que podem interferir em um processo de negociação. Nesta edição, vamos a mais algumas delas: Projeção - Esse fenômeno...
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Estratégia para fazer sua escola crescer
Autor: Tércio Vitor
Estimado leitor, suponho e desejo que o tema deste artigo gere muita expectativa em você. Afinal de contas, acredito que todas as pessoas, em sã consciência, querem crescer e prosperar na vida e nos negócios...
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Seleção de informações
Autor: Carlos Pessoa
Todos nós captamos estímulos através das sensações. Como nossos sentidos são constantemente bombardeados por informações, precisamos “peneirá-las”, caso contrário, ficaríamos incapacitados por causa da...
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Processo de matrículas é da ordem da espiral e não do círculo
Autor: Marcelo Maghidman
Estamos nos aproximando do ponto máximo do calendário comercial de uma instituição escolar, a certificação de que tudo o que foi realizado antes ocorreu como esperado, por meio de um indicador tanto...
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Gestão escolar exige mais do que bom relacionamento
Autor: Tobias Ribeiro
Diálogos do cotidiano são regularmente fonte de inspiração para reflexões a respeito de temas relevantes para a gestão das organizações. Nesse sentido, ressalto dois que presenciei recentemente, conectados entre si...
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Sistematizando o marketing educacional em busca de eficiência e resultados
Autor: Equipe Hoper Educação
É possível sistematizar o marketing para instituições de educação, segmentando-o de diversas maneiras. Para efeito expositivo, separamos em três grandes atividades, sinérgicas e complementares, mas independentes e sujeitas a indicadores individuais:
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Percepção ou paradigmas
Autor: Carlos Pessoa
A percepção é um modo de formar impressões sobre nós mesmos, sobre as nossas experiências do dia a dia, sobre a outra pessoa, objeto ou acontecimento e sobre a situação em que nos encontramos.
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Planejamento estratégico para instituições de educação superior
Autor: Equipe Hoper Educação
O Planejamento Estratégico (PE) é um dos principais documentos de uma organização. Metodologia da administração, sua origem remete aos QG militares.
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Estabelecimento de metas compatíveis e coerentes
Autor: Carlos Pessoa
Se as metas a alcançar pelas partes envolvidas em uma negociação estão muito distantes, sua conclusão exigirá um gasto superior de energia na condução das técnicas de concessões mútuas, o que, muitas vezes...
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Construção da relação de mútua confiança
Autor: Carlos Pessoa
Tendo em vista que a essência do processo da negociação é a troca de promessas e compromissos, nós não aceitaremos nenhuma promessa vinda de alguém se não confiarmos nesse alguém e nas pessoas que ele representa e vice-versa...
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Análise Setorial do Ensino Superior Privado – Brasil 2014
Autor: Equipe Hoper Educação
Há quase 20 anos, Peter Drucker, considerado o pai da administração moderna, escreveu Administrando em tempos de grandes mudanças, uma de suas mais importantes obras...
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Desafios para a formação pedagógica de professores do ensino superior para o século XXI
Autor: Marcos Masetto
O ensino superior brasileiro, no período de 1970 a 2010, se viu atingido por dois fenômenos que o afetaram significativamente. O primeiro foi a evolução da democratização do acesso ao ensino superior, que fez ...
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Competência
Autor: Carlos Pessoa
Você não precisa conhecer os assuntos que dizem respeito aos interesses da sua empresa apenas para exibição, nem para impressionar os outros negociadores, confundir os interessados ou espantar seu chefe...
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Copa do Mundo 2014: o jogo do Brasil ou o Brasil em jogo?
Autor: Cristina Durzi
O ano já começou diferente para os brasileiros: realizaremos a Copa do Mundo Fifa 2014. Como somos “o País do futebol”, tudo muda diante dessa perspectiva. Muita discussão ainda tem sido feita sobre as ...
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Transparência
Autor: Carlos Pessoa
A verdade é que não percebemos o quão transparentes somos. Achamos que podemos disfarçar e dissimular nossos sentimentos através de nossas ações ou reações, mas não compreendemos que externamente eles são ...
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A expansão do ensino superior e a importância das faculdades isoladas
Autor: Carlos Monteiro
Claro que a expansão do ensino superior depende muito das megainstituições, das grandes universidades e do EaD. Principalmente para um modelo de educação de massa, como o brasileiro. Provavelmente...
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A credibilidade de Moisés
Autor: Carlos Pessoa
O texto que será apresentado a seguir foi extraído e adaptado de um artigo divulgado em agosto de 1989 pela Rhodia (Grupo Rhône – Poulenc). Escrito pelo seu presidente Edson Vaz Musa, mostra jocosamente, mas...
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Crie e mantenha sua credibilidade
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição da Linha Direta falamos sobre a importância de se iniciar uma negociação e conduzi-la tendo sempre em mente o que se entende por certo e errado. Lembramos também que, nesse processo...
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A fidelização construímos diariamente
Autor: Rui Cesar Rezende
Prezado gestor:É muito provável que, neste momento em que você está lendo esta página da Revista Linha Direta, sua escola esteja iniciando as aulas do ano letivo de 2014, com suas metas de matrícula tendo...
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O Fator Humano
Autor: Fernando Almeida
Projetos educacionais, desde a criação e manutenção de uma escola até a atuação docente em sala de aula, são experiências de gestão. Como tais, serão tão eficientes quanto maior for a preocupação do gestor em...
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Inadimplência: uma questão de gestão educacional
Autor: Raison Barros
Recentemente, li em um artigo que, no estado de São Paulo, somente no ano de 2012, cerca de duas escolas fecharam por dia, isto é, mais de seiscentas instituições de educação deixaram de prestar serviços...
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Entre mentiras e verdades
Autor: Carlos Pessoa
O texto, escrito pelo ex-ministro do Planejamento do governo Sarney, João Sayad, é bem oportuno com relação a mentiras e verdades: “As casas não têm apenas portas que dão para a rua, contra os ladrões...
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Fraude nas negociações
Autor: Carlos Pessoa
Uma declaração é fraudulenta quando o declarante faz uma representação consciente de um fato material ou dado falso, na qual a vítima se baseia e que causa danos. Por exemplo, um vendedor de automóveis comete...
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O desafio do educador na utilização das tecnologias em sala de aula
Autor: José Lúcio de Campos
Cada vez mais, fica evidente a insatisfação dos alunos em relação às aulas ditas “tradicionais”, nas quais são utilizados como recursos apenas quadro e giz/caneta. A necessidade de entender o porquê e...
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Blefe versus fraude
Autor: Carlos Pessoa
Vamos começar este artigo conceituando o blefe na negociação. Caro leitor, não estou incentivando ninguém a blefar, estou apenas conceituando. O blefe tem que representar apenas a forma da condução...
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Melhoria de resultados
Autor: Entrevista com Eduardo Fano, diretor de Marketing e Projetos da A+ Gestão Aplicada à Educação
Captação, retenção e financiamento estudantil são temas importantes para as Instituições de Ensino Superior (IES). Para falar um pouco sobre isso, a Linha Direta entrevistou Eduardo Fano, diretor de Marketing e...
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Gestor educacional – expectativas e demandas do século XXI
Autor: Raquel Rocha Dada
Devido às constantes e significativas mudanças que a sociedade vem enfrentando, a necessidade de uma gestão escolar mais forte e ompetente se consolidou. A educação que se planeja hoje está... respaldada no desenvolvimento do ser humano. Para isso, é importante e essencial que possamos discutir os novos paradigmas, os novos currículos e as novas posturas dos gestores e dos demais profissionais da educação.
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O blefe na negociação
Autor: Carlos Pessoa
Imagine uma taça do mais puro cristal. Se por algum motivo essa taça trincar, ainda que utilizemos a melhor cola do mundo para devolver a aparência anterior, não conseguiremos. E, quando formos usá-la, nosso...
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Liderar, gerenciar e gerir
Autor: Júlio Furtado
Líder, gerente e gestor: o que os diferencia? São posições excludentes ou podem “habitar” uma mesma pessoa? Liderar é uma ação que independe de cargo. Existem pessoas que ocupam cargos de liderança, mas na...
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Estrutura básica da confiança
Autor: Carlos Pessoa
Uma fábula conta que um camponês construiu sua choupana perto da toca da cobra cascavel. Um dia, a cobra saiu da toca, picou e matou seu único filho. Ele ficou com tamanho ódio da serpente que pegou um machado...
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Freud explica! A psicanálise da gestão educacional
Autor: Raison Barros
Recentemente, li Empresários no divã: como Freud, Jung e Lacan podem ajudar sua empresa a deslanchar. O autor, Luiz Fernando Garcia, escreveu um livro interessante e inusitado, que, aliás, eu recomendo. Tal...
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O gestor como construtor de cenários
Autor: Francisca Paris
A imagem do educador como um profissional capaz de produzir cenários onde a aprendizagem se desenvolva ilustra bem a mudança no papel dos professores, ao longo das últimas décadas. Entre as competências do...
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Entraves à negociação
Autor: Carlos Pessoa
A negociação é uma tentativa de chegar a um acordo ou solução permanente – e percebido como justo por todos – em alguma questão sobre a qual discordam duas ou mais partes, com o objetivo de se construir uma...
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Inventário de diferenças
Autor: Carlos Pessoa
Há inúmeras diferenças que podem ser capitalizadas. Por exemplo: diferentes alíquotas de imposto – uma sugestão seria deslocar o faturamento em direção à parte com menor alíquota; capacidades...
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O papel do líder e sua responsabilidade pessoal
Autor: Cecilia Regueira
Recentemente, em um dos módulos de capacitação do PDG.org, nosso programa de desenvolvimento em gestão para organizações sociais, nos deparamos com um profundo questionamento sobre o papel de cada...
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Preferências de tempo
Autor: Carlos Pessoa
As pessoas trabalham em diferentes relógios. Em alguns lugares, as situações e o conceito de tempo (rapidez ou lentidão) são diferentes. Indivíduos ou empresas podem utilizar diferentes taxas de desconto...
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Sucess o da fidelização
Autor: Paulo Rogedo
Há muito se fala de marketing de relacionamento, mas o que é isso exatamente? Quem deve desenvolver ações relacionais para fidelizar clientes em um mundo onde as opções são diversas? Philip Kotler já...
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A formação de novos gestores
Autor: Marlon Dionison
Alice era uma excelente e experiente professora. Os alunos a admiravam, os pais confiavam no seu trabalho, os colegas de profissão viam nela um exemplo a ser seguido. O coordenador pedagógico, que...
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Sua escola na cauda longa
Autor: Marcelo Freitas
Atualmente os gestores educacionais estão atravessando um mar bravio, turbulento, como talvez nunca tenham experimentado. Prova disso é que, no mundo inteiro, parece haver uma corrida desenfreada para enfrentar...
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Probabilidade de ganhos
Autor: Carlos Pessoa
Na edição de fevereiro, falamos sobre a aversão ao risco e demos como exemplo a situação de duas sócias, Alfa e Beta, que possuem frações iguais de uma empresa que tem 50% de chances de se tornar...
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Construindo o sucesso no século XXI: quebrando paradigmas
Autor: Carlos A. Monteiro
O panorama educacional brasileiro apresenta cinco tendências, que se transformaram em grandes desafios para as universidades: 1. Acesso: A facilidade de acesso é percebida pela grandeza dos...
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Aversão ao risco
Autor: Carlos Pessoa
Considere o exemplo a seguir e decida: Processo decisório 1: O que você prefere? A) Ganhar R$ 80 mil, com certeza; ou B) Arriscar 85% de chance de ganhar R$ 100 mil e uma chance de não ganhar nada (zero). Processo...
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O e-marketing educacional
Autor: Rafael Villas Bôas
O crescimento no segmento do e-commerce e do e-learning vai continuar intenso nos próximos anos, e as projeções de tendências no marketing digital costumam ser...
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Os desafios da gestão de marketing educacional na era do engajamento
Autor: Érica Ruiz
Engajamento. O significado dessa palavra (envolvimento com construção de confiança) tem permeado o conteúdo de palestras e artigos sobre um dos principais desafios apresentados à gestão de marketing como um...
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Diferenças de interesses
Autor: Carlos Pessoa
O negociador 1 pode colocar mais ênfase no interesse X do que no Y, enquanto o negociador 2 se preocupa mais com o Y do que com o X. Essa combinação de interesses sugere um acordo no qual 1 é atendido em...
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O papel do gestor na construção de uma escola amplamente capacitadora
Autor: Rui Cesar Rezende
Em um mundo cada vez mais mutante, imprevisível e cheio de oportunidades, a escola, como espaço de formação, tem enfrentado inúmeros desafios à sua sobrevivência, ao seu posicionamento diante...
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Por uma semana pedagógica de fato transformadora
Autor: Francisca Paris
O ano caminha para o fim, e todo gestor educacional certamente já tem os olhos voltados para 2013. Fazem parte de uma lista de ações, provavelmente, uma semana pedagógica, um curso ou evento que...
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Diferenças de opinião
Autor: Carlos Pessoa
Continuando a falar sobre as diferenças que se escondem por trás dos ganhos conjuntos, vamos imaginar a seguinte situação: uma editora está negociando com um escritor a respeito dos direitos autorais para...
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A escola bem gerida
Autor: Ricardo Ribeiro
Aproxima-se mais um ano letivo, e os diretores e equipe técnica se apressam em planejá-lo, não sem contar evidentemente com a participação ativa e consciente de seus professores, justamente aqueles que tudo...
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A busca da excelência
Autor: Carlos Monteiro
É possível ter qualidade acadêmica sem equilíbrio financeiro-administrativo? Não! É possível ter sustentabilidade financeira sem qualidade acadêmica? Também não! O que as IES e seus gestores devem...
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O valor das diferenças
Autor: Carlos Pessoa
Existem dois meios de se criar valor: com habilidades e recursos similares, as partes podem trabalhar juntas para obter complementação e economia de escala; e com habilidades e recursos diferentes, as...
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Família em pauta
Autor: Márcia Zenker
“Você precisa ir para a escola para se tornar um menino de verdade.” Na história de Pinóquio, o lugar que Gepeto apresenta ao filho de madeira como aquele que o transformaria em um menino de carne e osso é a...
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Jogo de soma zero
Autor: Carlos Pessoa
Qualquer coisa com a qual alguém se preocupe em um nível fundamental e que seja potencialmente afetada por uma transação se insere na categoria de interesses, que é a matéria-prima de uma negociação. Os envolvidos...
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Mudança & transformação
Autor: Carlos Monteiro
A sociedade do século XXI se caracteriza por um processo de mudanças cada vez mais rápidas, mais profundas e mais voláteis. Na educação superior não é diferente. Temos um mercado em que a concorrência...
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Verdadeiros interesses
Autor: Carlos Pessoa
Tendo em vista que uma pessoa incoerente pode ser julgada volúvel, incerta, inconstante ou instável; e que uma coerente é vista como racional, segura, confiável e sólida, não é de surpreender que as...
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A cultura da gestão escolar
Autor: Francisca Paris
Em nossas escolas, dizemos quase cotidianamente aos nossos alunos que eles precisam se informar sobre os acontecimentos, que devem ler...
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Defendendo trincheiras
Autor: Carlos Pessoa
Imagine a situação: dois gestores de uma empresa, que têm uma relação interna dependente, como o gerente de Compras e o gerente de Produção, são desafetos. Além disso, a diretora de Suprimentos (superior...
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O talento de saber servir
Autor: Francisca Paris
Há diferentes formas de se falar do líder contemporâneo. Num cenário cada vez mais complexo do ponto de vista da economia, da cultura e da ética, as atenções naturalmente se voltam para a identificação de...
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Questões objetivas de uma negociação
Autor: Carlos Pessoa
Na edição de junho, falamos sobre as diferenças entre questões objetivas e subjetivas na negociação. As objetivas são declaradas objetivamente pelo indivíduo, enquanto as subjetivas compreendem o que de fato se...
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Marketing educacional
Autor: Gabriela Aires
Sabemos que as instituições de ensino visam a obter êxito em seus propósitos, seja no que se refere ao aumento do número de alunos, ao reconhecimento pela sociedade, à capacidade de se manter no mercado...
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A negociação é uma fonte de ganhos conjuntos
Autor: Carlos Pessoa
Qual é a diferença entre as questões objetivas, ou posições, e as questões subjetivas, ou interesses, na negociação? Como identificar as questões objetivas e as questões subjetivas? As questões objetivas...
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Escola, um ambiente relacional
Autor: Henrique Pinto
Deus criou o ser humano para relacionar-se com Ele. O livro de Gênesis relata que Deus, ao cair da tarde, procurava o homem para um relacionamento pessoal. Mas o homem afastou-se desse relacionamento...
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Negociação como solução de problemas
Autor: Carlos Pessoa
Um problema pode ser resolvido de maneiras diferentes: com antagonismo, cada lado lutando por vantagens através de uma série de táticas às vezes sutis, às vezes duras; ou de modo altamente colaborativo, com o...
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Manoel Alves
Autor: Governança educacional e gestão escolar
O presente texto visa a discutir alguns aspectos da relação entre governança em educação e gestão escolar. O foco é trazer para a reflexão, de forma sumária e introdutória, a relação direta que...
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Uma solução para conflitos
Autor: Carlos Pessoa
A negociação é o meio mais eficaz para solucionar conflitos de forma adequada e permanente, ou seja, é um instrumento para resolver conflitos de forma “colaborativa”. Entretanto, para que e por que nós...
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Planejamento e organização: questão de sobrevivência
Autor: Fernando Almeida
Há muitas semelhanças entre o controle de produção de material didático e a forma como se gerencia o cotidiano escolar. Experiências profissionais nos ambientes escolar e editorial revelam muitas...
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Os desafios do coordenador pedagógico
Autor: Daniel Leite
A escola do século XXI passa por intensas transformações. O grande avanço tecnológico e a nova configuração social colocam as instituições escolares em xeque. Acostumadas a repetir por décadas um modelo...
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Conceitos de governança em educação
Autor: Manoel Alves
As boas práticas de governança, em se fazendo presentes na gestão escolar, criam condições estruturais e operacionais que contribuem sobremaneira para que os objetivos educacionais sejam alcançados e...
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Quanto valem R$ 100,00?
Autor: Carlos Pessoa
Como dito na edição passada da Linha Direta, os resultados de uma negociação sofrem influência de percepções. Imagine que você esteja em uma relojoaria de luxo adquirindo um relógio de determinado modelo...
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Os 10 mandamentos para o casamento do jovem Y com a empresa
Autor: Ruy Fernando
Em diversas pesquisas e levantamentos, invariavelmente se identifica que o jovem da Geração Y define a empresa ideal como aquela que proporciona um ambiente de trabalho agradável, desenvolvimento e crescimento...
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Carreira: você está cuidando da sua?
Autor: Renata Magliocca
“Tem coisas que nós temos que saber que não estão no Google, pense nisso! Onde você vai encontrar? Só entrando em você mesmo todos os dias da sua vida.” É com essa frase de Marcelo Tas que o livro...
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Negociação e flexibilidade
Autor: Carlos Pessoa
Na edição de janeiro de 2012 da Revista Linha Direta, falamos sobre os aspectos essenciais da negociação e da sua caracterização como um processo que possui início, meio e fim. Nesta edição de...
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Por uma escola mais inclusiva
Autor: Rui César
Nos últimos anos, em particular a partir da regulamentação da matrícula de crianças com necessidades especiais nas escolas que oferecem o ensino regular, mudanças importantes têm ocorrido...
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A gestão de custos
Autor: Eduardo Regonha e Robson E. Santo
Uma pergunta que volta e meia surge para os tomadores de decisão, sejam eles diretores, gestores, supervisores ou profissionais de instituições de ensino, que são responsáveis por tomar decisões econômicas, financeiras...
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A educação e a cauda longa
Autor: Alessandro Marques
Escutamos todos os dias que vivemos na Era da Informação. O que especificamente isso quer dizer? Que todas as sociedades e organizações estão interconectadas, criando novas identidades culturais nos profissionais...
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Concepções de racionalidade
Autor: Carlos Pessoa
A racionalidade individual é coletivamente irracional! Mais do que uma frase de efeito, essa afirmação representa o comportamento típico dos indivíduos. Um dos casos mais clássicos da teoria dos jogos que confirma...
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Chegou a hora do desafio
Autor: Flávio Tófani e José Roberto Martins
A hora é agora! As instituições de ensino precisam se preparar para a captação de novos alunos e retenção daqueles que já o são. Enquanto em algumas escolas já existe a preocupação com as práticas inteligentes...
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Solução politicamente correta
Autor: Carlos Pessoa
Quantas vezes temos ouvido ou lido a expressão ganha-ganha? Milhares de vezes, suponho. Esse termo tornou-se clichê, significando a única solução politicamente correta e aceitável na interação com as...
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Gestão educacional – o desafio de desenvolver times de vencedores
Autor: Raisson Barros
Supondo que nossas escolas sejam times que participam de um grande campeonato de basquete, nossos colaboradores seriam os atletas, e os gestores, seus treinadores. Certamente, nosso objetivo seria superar todos os outros times e, em consequência, ganhar o campeonato. Isso faria de nós vencedores?
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Conhecendo a sua equipe
Autor: Sonia Simões
Este artigo é um convite à reflexão sobre as práticas contemporâneas de gestão de pessoas e seus conhecimentos dentro de uma academia. Apesar de as instituições de ensino serem, para a sociedade, um...
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Dez dicas para matrículas 2012!
Autor: Vagner Aguilar
Estamos em setembro. A época da rematrícula já começou, e a análise do mercado e da concorrência está em vias de conclusão... ou você ainda nem começou a fazer?
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Reuniões podem funcionar
Autor: Teo Pereira Neto
Para quem vive reclamando e acha que elas são um martírio interminável, nem tudo está perdido: reuniões podem funcionar. E se você, no cargo que ocupa, tem o poder de convocar e dirigir reuniões, é hora de dar sua...
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Aplicação de accountability e benchmarking em gestão escolar
Autor: André Pestana
As novas práticas em administração têm sido sucessivamente utilizadas no ambiente educacional, e muitos desses conceitos ainda não possuem uma tradução definitiva para o português, o que, vez por outra...
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A dificuldade de colocar planos em ação
Autor: Tobias Ribeiro
Estima-se que 70% do que é planejado não é executado. Esse número assusta e, de imediato, provoca resistências em algumas pessoas: “Na minha escola, esse número não é tão alto!” Não é fácil admitir que...
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Costumes e culturas
Autor: Carlos Pessoa
Como vimos na edição de agosto da Linha Direta, uma negociação com resultados perde-ganha, inexoravelmente, se transforma em perde-perde e, mesmo assim, muitas pessoas ainda insistem em levar vantagem em...
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Resultados da negociação perde-ganha
Autor: Carlos Pessoa
Apresentamos anteriormente três tipos de negociações: ganha-ganha, perde-perde e perde-ganha. Esta última, como explicado na edição de julho da Linha Direta, não conduz à solução permanente do problema...
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Chegou a hora: vamos arrumar a casa
Autor: Maria Carmem
O filme Piratas do Vale do Silício aborda o espírito criativo e empreendedor nas personalidades de Steve Jobs, Steve Wozniak, Bill Gates, entre outros. A história da Apple, cujo DNA se sustenta...
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Até que a música acabe...
Autor: Armando Correa
Ainda que o líder não disponha de bola de cristal para antever o porvir, ainda que ele planeje o futuro e precise fazer ajustes de rota ocasionalmente, é correto continuar dançando até que a música acabe...
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Desafios da gestão escolar para a melhoria da qualidade do ensino
Autor: Heloísa Lück
Ao se analisar a qualidade do ensino no país, verificase que os indicadores nacionais revelam baixa qualidade, traduzida por elevada repetência, evasão escolar, distorção idade/série e – o que é...
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Negociação perde-ganha
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição, falamos sobre dois dos possíveis resultados de uma negociação: o ganha-ganha, que se baseia na colaboração, e o perde- perde, representado por posições competitivas. Nesta edição...
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O diretor escolar é um gestor de mudanças
Autor: Tobias Ribeiro
Todo gestor deve ser um especialista em administrar mudanças, não somente porque elas ocorrem a todo instante e exigem adaptações, mas porque, quando se pretende implementar um ciclo de melhorias...
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O diretor escolar é um gestor de mudanças
Autor: Tobias Ribeiro
Todo gestor deve ser um especialista em administrar mudanças, não somente porque elas ocorrem a todo instante e exigem adaptações, mas porque, quando se pretende implementar um ciclo de melhorias...
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A festão do capital humano nas instituições de ensino
Autor: Sonia Simões
O sucesso de toda empresa é construído com e pelas pessoas. Este fato não pode ser ignorado pelos líderes, independentemente do tipo de atividade que realizam e do ambiente no qual estão inseridos...
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Ganha-ganha
Autor: Carlos Pessoa
Falando sobre modos de negociação entre dois grupos de interesse, temos as negociações do tipo ganha-ganha, que se baseiam na colaboração. A negociação colaborativa compreende a busca de...
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Fidelização baseada no atendimento ao cliente
Autor: Ana Rute Sales
No desempenho de minha atividade profissional, tenho me deparado com escolas que exercem uma atratividade tão expressiva em seus públicos relevantes que conseguem ser beneficiadas com elevados índices de...
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O que fazem os gestores diante dos dados
Autor: Tobias Ribeiro
Segundo Mortimore (1991), Scheerens (2000) e Sammons (2001), um trabalho pedagógico eficaz é aquele pelo qual os alunos aprendem mais do que o previsto, se consideradas as suas características sociofamiliares. Sendo...
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Resultados da negociação
Autor: Carlos Pessoa
Nesta e na próxima edição da Linha Direta, vou detalhar um pouco mais os diferentes resultados de uma negociação: ganha-ganha, perde-perde, perde-ganha. As negociações do tipo ganha-ganha se baseiam na...
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Negociação: técnica ou arte
Autor: Carlos Pessoa
Muitas pessoas costumam afirmar que o bom negociador já nasce feito. Chegam até mesmo a citar exemplos de que povos como os persas, os libaneses e os judeus são grandes negociadores porque a competência...
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Para uma boa gestão
Autor: Tobias Ribeiro
Quando nos propomos a definir as competências profissionais de um gestor, deparamos com uma quantidade enorme delas. Saber fazer scolhas é uma das principais. Um jornalista precisa saber lidar bem com...
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Apostando no planejamento
Autor: Sylvia Queiroz
O planejamento é um aliado insubstituível para uma prática docente que possibilite ao educando o desenvolvimento das suas potencialidades. Na escola que queremos, e na qual acreditamos, o planejamento tem o...
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Quem ganha?
Autor: Carlos Pessoa
A negociação pode ser definida como um processo através do qual os grupos ou as pessoas envolvidas, com o objetivo de construir uma relação duradoura, deslocam-se de suas posições originais no sentido de...
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Estrutura da negociação
Autor: Carlos Pessoa
Para você, que vem acompanhando nossas discussões sobre a arte de negociar, a partir desta edição, falo um pouco sobre a estrutura da negociação, seus princípios e conceitos. Inicialmente, digo que, para...
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Líderes de mais, gestores de menos
Autor: Tobias Ribeiro
Nunca se falou tanto na importância da educação e na necessidade de priorizá-la como se tem falado nos últimos anos, assim como se tem constatado que a educação brasileira chama a atenção pelos resultados...
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As contribuições do marketing para a educação
Autor: Carlos Portela
Com a expansão do setor educacional vivida nas duas últimas décadas, o marketing tem ganhado importância na exacerbada concorrência entre instituições de ensino. Escolas investem (ou gastam) verdadeiras...
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Letramento em duas línguas
Autor: Rosane Nicola
Os progressos científicos e os avanços tecnológicos promovem, continuamente, novas exigências de leitura e escrita dos indivíduos na sociedade, levando-os a percorrerem significativos percursos de...
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A capacidade de negociação do ser humano
Autor: Carlos Pessoa
Depois de refletirmos em quais situações negociamos, vamos falar da capacidade do ser humano de negociar. Certa vez, li uma declaração atribuída ao ex-ministro Delfim Neto: “Onde existe vida, existe...
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Em quais situações você já negociou?
Autor: Carlos Pessoa
Na última edição, começamos a refletir sobre como a negociação está presente em nosso dia a dia. Por isso, sugiro que você, leitor, faça um cálculo rápido do total das decisões que já tomou em sua vida sem...
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2011 já começou
Autor: Francisca Paris
Na Educação, esta época é marcada por dois sinais aparentemente opostos, mas, na verdade, complementares: a um só tempo, trabalhamos intensamente no fechamento do ano letivo e já pensamos nos próximos...
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Cuidar da rotina ou da estratégia?
Autor: José Roberto Reche
No Brasil, muito se tem falado sobre gestão escolar, gestão nas organizações escolares e a estratégia nas escolas. Muito se fala, e pouco se realiza realmente. Diante dos mantenedores de algumas...
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Você sabe negociar?
Autor: Carlos Pessoa
A partir deste mês, vamos discutir o ato de negociar. Geralmente, as pessoas, talvez por não terem a oportunidade de perceber seu permanente envolvimento em situações de negociação, com frequência se questionam...
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Gestão (educacional) orientada a resultados
Autor: Márcio Sigaud
De alguns anos para cá, falar de gestão orientada a resultados virou modismo nas empresas. Quando Norton e Kaplan lançaram os conceitos do Balanced Scorecard (BSC), no início da década de 1990, virou febre a busca...
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Entendendo a estratégia competitiva
Autor: Alexandre Nogueira
Questões relacionadas à estratégia competitiva atraem atenção e geram grande número de contribuições devido à volatilidade do ambiente de negócios e à tendência de competitividade crescente dos mercados – inclusive...
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Falta de compromisso
Autor: Carlos Pessoa
Certa vez, um empresário me relatou que não compreendia por que não tinha sucesso na venda de seus produtos para determinada mineradora. Ele afirmava que, embora seus equipamentos tivessem um preço...
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O preço não pode ser o diferencial de uma escola
Autor: Tobias Ribeiro
O mercado educacional está cada vez mais competitivo e, por isso, não se deve tomar um cliente como definitivo, uma vez que os feitos do passado já não garantem a continuidade de nenhum tipo de negócio, e...
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Avaliar sem ranquear
Autor: Benjamin Ribeiro
Aproximadamente 300 mil estudantes da rede municipal de ensino de São Paulo fizeram provas de português e matemática. A Prova da Cidade tem o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede, e...
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Amnésia empresarial?
Autor: Carlos Pessoa
Nesta edição, vamos discutir por que as organizações, em geral, não vinculam o orçamento à implementação da estratégia ou por que ela é de curto prazo. Quais são as principais razões? Existem algumas incoerências...
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Virando o jogo no segundo tempo
Autor: Francisca Paris
Início de segundo semestre. Se algo não andou como deveria ter andado na escola, começam a surgir propostas. Quase sempre para o próximo ano. Se é preciso corrigir os rumos do trabalho pedagógico, mudar...
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Quais as prioridades de sua escola?
Autor: Tobias Ribeiro
“Estou decepcionada!” Essa foi a reação da diretora de uma escola privada, tradicional na cidade, com boa estrutura e bem servida de recursos físicos e materiais, após análise dos dados de uma avaliação externa...
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Falta de recursos para o longo prazo
Autor: Carlos Pessoa
Se alguém lhe oferecesse um pedaço de papel que você pudesse trocar pelo que quisesse, quando quisesse e onde quisesse, que pudesse se transformar em comida, teatro, viagem, férias ou ficar guardado como...
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Diretor, administrador ou gestor?
Autor: Francisca Paris
A diferença entre ser diretor, administrador ou gestor escolar não está apenas no nome, mas no conceito que dá sentido a cada uma dessas funções. O atual gestor já foi denominado diretor ou administrador escolar. Em...
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Quando faltam os dados, sobra a complacência
Autor: Tobias Ribeiro
Com alguma frequência, tenho ouvido de coordenadores, diretores e mantenedores sobre as dificuldades para lidar com o corpo docente. Citando somente dois exemplos: “O mais difícil será convencer os ‘poderosos’ do...
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Falta de foco na gestão da estratégia
Autor: Carlos Pessoa
Muitas vezes, diante de planejamentos de longo prazo, pensa-se que o futuro está sob controle. Uma das razões para as pessoas serem excessivamente otimistas é a tendência de exagerar os próprios talentos...
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Resultados de aprendizagem diferentes
Autor: Tobias Ribeiro
As pesquisas recentes, no Chile, que procuraram entender os motivos pelos quais escolas em condições semelhantes atingiram resultados de aprendizagem diferentes, associaram a figura do diretor ao bom...
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O que influencia o setor de Ensino Superior?
Autor: Alexandre Nogueira
Visando complementar a análise anterior (publicada na última edição da Linha Direta) sobre as mudanças no ambiente de negócios do Ensino Superior e seus reflexos na atratividade do setor, com base no modelo de...
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Alinhamento estratégico
Autor: Carlos Pessoa
Falávamos, na última edição da Linha Direta, sobre a necessidade de haver um alinhamento estratégico nas organizações, do presidente à copeira. E isso começa com as pessoas tendo uma visão compartilhada do...
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Mudanças no ambiente de negócios do Ensino Superior
Autor: Alexandre Nogueira
Desenvolvida por Michael Porter, professor da Universidade de Harvard e principal referência mundial no campo da estratégia, a metodologia de Análise Estrutural de Indústrias permite, a partir do entendimento do...
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Falta de comunicação é o primeiro problema
Autor: Carlos Pessoa
Agora vamos começar a discutir o que, de fato, prejudica a implementação das estratégias na gestão das organizações. O primeiro problema é a falta de comunicação e de alinhamento estratégico. Certa vez, eu...
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O que dificulta a implementação das estratégias?
Autor: Carlos Pessoa
Após discutir o processo de gestão nas organizações, nas últimas edições da Revista Linha Direta, a partir deste mês, vou abordar a questão dos entraves à implementação das estratégias. Trata-se de um aspecto...
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Avaliação externa como instrumento de gestão
Autor: Milton Cabral
O conceito é relativamente novo na educação brasileira. A escola vem, há séculos, avaliando a aprendizagem de seus alunos através de provas elaboradas por seus próprios professores. Válidas como forma de avaliação...
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Mudar para sobreviver
Autor: Carlos Pessoa
Vamos retomar a reflexão do artigo da última edição da Linha Direta, que finalizei, afirmando que a capacidade de aprendizado de uma organização significa, sem dúvida, uma vantagem competitiva definitiva. Como...
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A escola tem a “cara” do seu diretor
Autor: Tobias Ribeiro
Numa pesquisa encomendada pela Revista Veja ao CNT/ Sensus e publicada em agosto de 2008, para 89% dos docentes entrevistados, “os professores são bem preparados”, e 90% deles se “sentem capazes de despertar...
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Aonde você quer chegar?
Autor: Carlos Pessoa
Já vamos começar o ano falando de mudanças, neste caso, a tecnológica. O aperfeiçoamento dos recursos tecnológicos diminui drasticamente os intervalos entre a descoberta e a aplicação de uma ideia e abrevia o...
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A melhoria da educação a partir da gestão
Autor: Milton Cabral
Um instituto de pesquisa americano (RTI), sediado na Carolina do Norte e voltado para o desenvolvimento humano, ao realizar pesquisa para analisar o desempenho da avaliação de milhares de escolas, visualizando...
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Falta de controle
Autor: Carlos Pessoa
Nesta edição, falo um pouco mais sobre nossa falta de controle sobre clientes e reação dos concorrentes – riscos inerentes às estratégias escolhidas pelas organizações. Hoje, os clientes querem produtos e serviços...
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O repensar da gestão escolar
Autor: Benjamin Ribeiro
A educação brasileira vem sofrendo problemas de estrutura e de má gestão, sem que os responsáveis pela política educacional se deem conta das causas e procurem meios para solucionálas. Sabidamente...
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Mais céticos e menos vulneráveis nas organizações
Autor: Carlos Pessoa
Retomando nossa reflexão sobre a Gestão nas Organizações, vamos analisar a importância de os gestores serem mais céticos e menos vulneráveis a fórmulas simplistas e soluções mágicas em circunstâncias...
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Um breve panorama do setor de educação superior privada no Brasil
Autor: Claudio Garcia
O segmento de educação no Brasil, público e privado, em todos os níveis, movimenta quase 134 bilhões de reais ao ano. Só o setor de Ensino Superior privado brasileiro já está próximo de atingir faturamento anual...
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