Metodologia 3TP: teoria e prática no ato projetual
Autor: Beatriz Pacheco e Anderson Luis da Silva
Muito se discute acerca da importância da colaboração e interatividade entre pares no processo de construção do conhecimento. Vygotsky, por exemplo, a partir da publicação do trabalho Mind in Society: the Development of Higher Psychological Processes, apresentou o aspecto...
Leia na integra
Refletir sobre o exemplo, a importância da ética desde a infância
Autor: Rosemary de Oliveira Miranda
O mau exemplo pode atrapalhar totalmente o futuro de uma criança. Quando falta o acompanhamento pontual e esclarecido dos pais e responsáveis, mostrando o que é certo e o que é errado fazer, as crianças ficam confusas, se atrapalham ao ter que decidir sobre uma conduta...
Leia na integra
A memorização na consolidação da aprendizagem
Autor: Flávia Fialho
O estudo na véspera da prova, recurso fortemente disseminado e adotado por nossos estudantes, constitui a mais ineficiente estratégia para consolidação da aprendizagem. Comumente, nossos alunos relatam que, ao assistir às aulas, conseguem compreender o conteúdo trabalhado...
Leia na integra
Língua portuguesa e estrangeirismos
Autor: André Sampaio
Detalhe, dossiê, feedback, impeachment, idem, iate... Quem, entre nós, falantes do português, nunca fez uso de uma dessas palavras? Elas estão presentes no nosso dia a dia, na fala das pessoas em geral, e configuram alguns exemplos de estrangeirismos. Nesse contexto, nos vem esta questão...
Leia na integra
Educadores, aprendizes e o projeto integrador
Autor: Hugo Quinta
Educadores e aprendizes são sujeitos ativos do processo educativo, e o projeto integrador é um instrumento metodológico que pode viabilizar uma aprendizagem construtora de conhecimento científico, profissional e educativo. No Ensino Superior brasileiro existem algumas ferramentas...
Leia na integra
O ensino bilíngue no século XXI
Autor: Carlos Henrique Trindade
O novo século traz novos paradigmas culturais, sociais, econômicos e políticos. E a escola precisa responder a esse novo cenário. O mundo de hoje reclama uma integração maior. A tecnologia o diminuiu de tamanho e, por isso, nunca o termo aldeia global foi tão adequado para descrever o planeta...
Leia na integra
Um ensino bilíngue possível para todos
Autor: Carlos Henrique Trindade
Há paradigmas na área da educação que têm sufocado e sabotado evoluções que poderiam ser implementadas no modelo educacional vigente e que, com um pouco de perseverança e segurança, gerariam efeitos revolucionários e uma verdadeira reação em cadeia...
Leia na integra
A importância da avaliação na escola
Autor: Jéssika Anastácio
A avaliação faz parte da rotina de todas as escolas, seja por meio de testes escritos aplicados ao final de determinada etapa do período letivo, seja por análises cognitivas que mensuram a capacidade de tomada de decisão. Independentemente do método, a avaliação é uma ferramenta...
Leia na integra
O gestor e o desenvolvimento do docente
Autor: Solange Petrosino
Se fizermos uma pesquisa sobre a importância da formação dos professores, vamos encontrar quase uma unanimidade quanto ao valor dessa ação, seja pela atualização, seja pela ressignificação de sua prática ou pela integração da equipe. Também encontraremos comprovadas situações...
Leia na integra
Novos desafios na avaliação de projetos educativos
Autor: José Roberto Flores Reche
O processo avaliativo dos projetos educacionais é parte indispensável de sua consumação e consolidação. Estudos sobre a evolução da educação, ao longo das últimas décadas, vêm apresentando a avaliação como um essencial instrumento para efetivação das políticas públicas...
Leia na integra
Consciência fonológica: importância para a alfabetização
Autor: Roberta Leão Pinheiro
A Educação Infantil oferecida às crianças em idade pré-escolar pode ser considerada preparatória para a alfabetização e início da escolarização. Elas tomam contato com o mundo sistematizado, letrado e com um sistema de signos, desenvolvem sua capacidade de prestar atenção à fala...
Leia na integra
Sala de aula e videogame: as possibilidades para a aprendizagem
Autor: Guilherme Lopes
Em um mundo cada vez mais imagético, é comum que filmes, séries e desenhos animados ganhem espaço entre as pessoas. Os videogames também possuem um lugar especial, principalmente entre os jovens. Dois fatores são responsáveis pela atual popularização dos jogos...
Leia na integra
Língua materna: um artefato de exclusão?
Autor: Lila Xavier
Ao longo dos tempos, a linguagem e as necessidades de um ensino escolar que considere a demanda mais complexa da aquisição de conhecimentos e do desenvolvimento de competências e habilidades vêm sofrendo alterações significativas, provenientes das mudanças ocorridas na sociedade...
Leia na integra
Avaliação, tecnologia e ensino híbrido
Autor: Renata Cristina Barbosa
Desenvolvimentos tecnológicos contemporâneos voltados à consolidação e compartilhamento de informações são facilmente reconhecíveis no cotidiano, mas, apesar de o ato de avaliar ser tão presente quanto a tecnologia que nos serve, tendemos a percebê-lo com mais dificuldade...
Leia na integra
Aprendizagem Baseada em Problemas - uma estratégia de metodologia ativa na Educação Superior
Autor: Wildenilson Sinhorini
A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), ou Problem Based Learning (PBL), fundamentada na metodologia ativa de aprendizagem, foi colocada em prática principalmente em meados das décadas de 1960 e 70, com destaque para as universidades McMaster (Canadá)...
Leia na integra
O vídeo na sala de aula
Autor: Maryane Freitas
Com o avanço tecnológico e a globalização, o vídeo tem conquistado espaços em todo o mundo e nos mais diversos setores, inclusive no meio educacional. Usado de forma correta e com objetivos bem definidos, a ferramenta ajuda o professor e atrai os alunos além de aproximar a sala de aula...
Leia na integra
Meia verdade linguística
Autor: Sandra Bozza
Um dos mais complexos conceitos que a escola precisa mediar para que as crianças aprendam a ler, de fato, é que a escrita representa a fala e não diretamente o mundo físico ou as ideias, isto é, a escrita é uma representação de segunda ordem...
Leia na integra
O Enem e a matemática do Ensino Fundamental
Autor: Ademar Celedônio
Coordenei uma pesquisa na qual compilei dados referentes aos conteúdos mais recorrentes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), partindo do seguinte questionamento: o que mais cai nas provas? Esse trabalho foi denominado Raios X do Enem...
Leia na integra
Novo acordo ortográfico da língua portuguesa - parte II
Autor: Maria Aparecida Martins de Araújo
O Acordo Ortográfico elaborado pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) objetiva unificar a escrita dos países cujo idioma oficial é o português - Brasil, Portugal, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Cabo Verde e Timor Leste...
Leia na integra
Promovendo a modificabilidade cognitiva
Autor: Ana Carolina Coronha
A cognição é função essencial para a aprendizagem, desenvolvimento e autonomia. Quando pensamos, temos atenção, usamos a memória, a imaginação, o pensamento. Quando aprendemos, vemos a cognição se manifestando.
Leia na integra
Novo acordo ortográfico da língua portuguesa
Autor: Maria Aparecida Martins de Araújo
O processo de globalização leva os países que possuem características culturais em comum a se unirem. Isso foi o que aconteceu às nações que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), constituída por Brasil, Portugal, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor Leste...
Leia na integra
Jornal escolar
Autor: Luiza Emrich
Formar leitores e bons escritores sempre foi um desafio enfrentado pelos docentes. Com crianças e jovens desde muito cedo cercados por tecnologias, como celulares e tablets, e expostos a informações que chegam cada vez mais rápido e de forma mais superficial, a tarefa de fazê-los interessar-se pela leitura...
Leia na integra
Brincar: uma atividade indispensável
Autor: Marjorie Silva
É cada vez mais frequente que pais lotem a agenda de seus filhos. Balé, ginástica olímpica, natação, caratê, cursos de língua estrangeira são algumas das atividades mais comuns. São experiências que, proporcionadas sem excesso, mostram-se bastante válidas para o aprendizado...
Leia na integra
Entenda o ranking do Enem
Autor: Cícero Gomes Junior e Ana Paula Dibbern
Sempre que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publica os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as escolas correm para descobrir qual é a situação delas e o que fazer para corrigir suas deficiências...
Leia na integra
Canção em sala de aula: entre sentir e entender
Autor: Glenda Miranda Moura
A canção é uma das expressões artísticas mais populares no Brasil, por sua facilidade de produção e disseminação, e também porque, produto da cultura oral, não carece de ricos instrumentos para ser criada, podendo surgir do simples cantarolar de algumas palavras...
Leia na integra
Pornografia e exploração sexual infantil: diálogo, informação e ação
Autor: Alessandra Borelli e Emelyn Zamperlin
O envolvimento e exposição de crianças e adolescentes em cenas de sexo explícito ou pornográfico, infelizmente, é algo antigo, mas que vem ganhando mais espaço e preocupação na internet. Segundo a SaferNet, o Brasil é o principal consumidor de pornografia infantil na internet...
Leia na integra
Objetos de Aprendizagem: conceito e estrutura básica
Autor: Marcos Arrais
Componente básico de qualquer processo de educação tecnológica, discutido frequentemente entre teóricos, pedagogos e profissionais da área, o conceito e a estrutura básica de um Objeto de Aprendizagem (OA) ainda são tidos como enigma para muitos. É certo que em muitas literaturas...
Leia na integra
Morfologia e ensino de português para surdos
Autor: Cláudia Pessoa
As línguas naturais possuem diversas formas de organização. A construção sintática delas depende de vários aspectos, como a semântica, a pragmática e o contexto. Portanto, há mais do que apenas itens lexicais dispostos aleatoriamente na construção das sentenças de uma língua...
Leia na integra
Educação e formação de jardins
Autor: Cláudia Rodrigues
Amigo(a) leitor(a), você já havia visto a orquídea sapatinho-de-bebê? Quando vi a imagem no Facebook, imediatamente desejei cultivá-la em meu ?jardim? da educação. Podemos fazer uma analogia perfeita com a educação, já que os sapatos lembram segurança...
Leia na integra
Os perigos da exposição excessiva
Autor: Alessandra Borelli
O desejo de ser aceito é inerente ao ser humano e substancialmente importante para os jovens com relação aos grupos populares da escola, namorados(as) e/ou paqueras. Na atual sociedade digital, saindo da condição de criança para a adolescência (12, 13 anos)...
Leia na integra
Crise - Sua vida é do tamanho dos seus sonhos
Autor: Eduardo Nahum
Este é o momento de FOCO e RESULTADO. É muito comum ouvirmos relatos de indivíduos que deram a volta por cima após uma falência ou período de crise. Ou que, oriundos de uma infância simples e empobrecida, conseguiram vencer, melhorando a qualidade de vida...
Leia na integra
Dilema dos pais: equilibrar afeto e limites
Autor: Jacir J. Venturi
Nós, pais, vivemos atualmente alguns dilemas angustiantes: 1) oferecemos aos nossos filhos um caminho por demais florido, plano e pavimentado, mas temos certeza de que, mais tarde, irão percorrer trilhas e escarpas pedregosas; 2) protegemos nossas crianças e adolescentes...
Leia na integra
As histórias em quadrinhos no Ensino Médio
Autor: Humberto Torres
Comumente associadas ao universo infantil, as histórias em quadrinhos (HQs) são bastante utilizadas no processo de alfabetização, dada sua característica formal básica de associar linguagem verbal e não verbal. No Ensino Fundamental, as HQs costumam ser adotadas como paradidáticos...
Leia na integra
Preconceito e discriminação
Autor: Janguiê Diniz
A discriminação é o ato de considerar que certas características de uma pessoa ou um povo são motivos para que sejam vedados seus direitos. Em outras palavras, é considerar que a diferença, seja ela social, seja racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, implica diferentes direitos...
Leia na integra
Brincadeiras perigosas
Autor: Alessandra Borelli e Fabiana Vasconcelos
As "brincadeiras" ou "desafios" de não oxigenação, atividade desconhecida por pais, educadores e profissionais de saúde, tornam-se cada vez mais frequentes entre crianças e jovens. Na única pesquisa existente no Brasil sobre essa prática, 49% das crianças e jovens entrevistados já experimentaram...
Leia na integra
Contos de fadas
Autor: Dilei Vilela
O assunto "contos de fadas" surgiu após presenciar um acontecimento na porta da escola, mais precisamente no portão pelo qual os pequenos entram, sempre à parte, para não serem atropelados pelos maiores. A professora do Jardim, toda atenciosa, recebia seus alunos, dizendo bem calma que entrassem...
Leia na integra
Qual escrita?
Autor: Tony Charles Labanca
O professor Jorge Miguel Marinho enuncia, no excelente livro A convite das palavras, a ideia de que toda experiência individual tem como fim se comunicar com o mundo, e isso por si só já é motivação mais do que suficiente para querer escrever...
Leia na integra
Resiliência, um estilo de vida
Autor: Clarice Santana
Você sabe o que é ser resiliente e o quanto a resiliência pode contribuir para o seu sucesso? Para estimular a reflexão, veja como uma pessoa não resiliente age diante de frustrações e adversidades...
Leia na integra
Dever de casa: estratégia de aprendizagem?
Autor: Flávia Fialho
Pensar e repensar o cotidiano das nossas escolas e olhar com criticidade para as práticas que sustentam nosso fazer pedagógico podem ser as mais simples e enriquecedoras ações pedagógicas...
Leia na integra
Gramática em pauta
Autor: André Sampaio
“Irás voltarás não morrerás na guerra”, disse Albérico de Trois-Fontaines, em Chronicon. Essa frase, que se refere a um antigo oráculo, enquanto se apresentava desprovida de qualquer sinal de pontuação, permitia ao leitor dupla interpretação, mostrando- se, portanto, obscura...
Leia na integra
Para ler o mundo
Autor: Liliana Angrisani
Desenvolver a habilidade da leitura em um tempo em que os alunos não querem ler é, realmente, um desafio para os educadores de hoje. Mas essa habilidade é requerida não só em relação a livros. Os alunos precisam aprender a ler o mundo...
Leia na integra
Educação infantil: janela de oportunidades para a aprendizagem de uma língua estrangeira
Autor: Anna Carolina Guimarães
A legislação brasileira prevê o ensino de língua estrangeira como parte integrante para a formação do aprendiz apenas a partir do 6º ano do ensino fundamental...
Leia na integra
Direitos autorais – uma análise atual
Autor: Flavio Mares Santos
Com o surgimento das informações eletrônicas e da digitalização dos dados e o desenvolvimento de redes de comunicação interativas, a informação ganhou destaque e fluidez na sociedade atual...
Leia na integra
A imaginação tem suas histórias...
Autor: Cristina Coronha
Toda criança inicia sua vida envolta em uma nebulosa, uma cortina quimérica que faz com que tudo seja imaginação. Quiseram a inteligência e a sabedoria da natureza que fosse assim, para que não sofresse com os rigores da realidade...
Leia na integra
O prazer de aprender e de pensar
Autor: Jacir J. Venturi
Ouve-se, amiúde, que a criança e o jovem têm um aprendizado efêmero, superficial, pois não mergulham fundo nos conteúdos; que chegam com pouca base, escrevem mal, a oralidade é pífia e têm preguiça de pensar...
Leia na integra
De olho na aprendizagem
Autor: Rebeca Oliveira
“Mens sana in corpore sano” é uma famosa citação latina, derivada da Sátira X do poeta romano Juvenal. A partir dela, podemos refletir sobre a relação entre mente e corpo, tão interligados que é...
Leia na integra
Sinais vitais e riquezas de uma língua
Autor: André Sampaio
Salve! Quomodo te vocas? Unde es? Olá! Como você se chama? De onde você é? Um diálogo iniciado mais ou menos dessa forma, em língua latina, pode parecer algo impossível. Entretanto, é uma possibilidade que não se deve, de todo, descartar. Um jesuíta brasileiro, por...
Leia na integra
A psicopedagogia e sua ação transdisciplinar
Autor: Sandra Lia de Oliveira Neves
A psicopedagogia surge com o objetivo de trabalhar as questões relativas ao desenvolvimento da aprendizagem humana, enfocando as dificuldades existentes desse processo.
Leia na integra
A pergunta como fator de aprendizagem
Autor: Cristina Coronha
Os seres humanos são inquietos por natureza, criativos em seus hábitos, propensos às alterações e mudanças da vida, condições significativas para o desenvolvimento e a aprendizagem.
Leia na integra
Como professor, não tenho o direito de ser mediano
Autor: Jacir J. Venturi
Fruto da convivência com didatas e educadores, das leituras, das boas práticas e até mesmo dos erros cometidos, compartilho os principais ensinamentos de uma rica experiência de 44 anos como professor e...
Leia na integra
Aprender
Autor: Eliane Azevedo
Aprender é uma arte cultivada no cotidiano da vida e nas mais diversas experiências do viver. Ultrapassa os muros escolares e requer disposição interior e exterior para seguir aprendendo. Nesse...
Leia na integra
Melhores pais, melhores mestres, melhores alunos
Autor: Cristina Coronha
A formação do caráter de um ser é um dos trabalhos mais importantes que alguém pode empreender. É um grande exercício de capacitação docente. Deve significar alegria pela possibilidade de...
Leia na integra
BULLYING no jardim de infância
Autor: Alexandre Ventura e Rosângela Ventura
Bullying? No jardim de infância? Se a sua reação é de incredulidade, precisa mesmo ler este artigo. Célia, uma linda menina de 5 anos, foi morta por dois coleguinhas da mesma idade enquanto brincavam.
Leia na integra
Sobre a ética, valores e abraços
Autor: Angelo P. Campos
A palavra ética tem sido largamente utilizada no discurso contemporâneo, atestando, de certo modo, a intensa necessidade e o clamor social por uma conduta humana pautada em valores...
Leia na integra
A criança com deficiência deve estudar em escola regular
Autor: Francisca Paris
Escolher a escola para matricular um filho é uma das decisões mais importantes que os pais precisam tomar. Quando a criança tem alguma deficiência intelectual, os adultos se deparam com uma dificuldade...
Leia na integra
Engenheiro, uma profissão cortejada
Autor: Jacir J. Venturi
Clássica e recorrente, esta é uma das definições de engenheiro: um solucionador de problemas. Graças à sua formação, que estimula o raciocínio lógico, ele é um cartesiano, o que se soma às...
Leia na integra
Quem responde pelo ensino-aprendizagem?
Autor: Flávia Barros Fialho
O processo de ensino-aprendizagem pressupõe a participação ativa da tríade aluno, escola e família. E há de se considerar que, nesse processo, o aluno é o protagonista e precisa ocupar o lugar de ...
Leia na integra
Ensino infantil obrigatório a partir dos 4 anos: hora de ser levado a sério
Autor: Francisca Paris
Em abril de 2013, a presidente Dilma Rousseff sancionou a Lei n. 12.796, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), de 1996. Entre as principais mudanças propostas no...
Leia na integra
Vigoroso avanço na educação infantil
Autor: Jacir J. Venturi
Uma vigorosa transformação nas escolas de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental ocorreu nas duas últimas décadas. E o melhor, uma expressiva valorização parte dos pais, enquanto ...
Leia na integra
Professor ou educador?
Autor: Ivanilson da Costa
Muitas pessoas não distinguem os termos professor e educador e acabam por confundi-los ou tratá-los como sinônimos. Na verdade, há uma abissal diferença entre eles. Enquanto um se refere ao profissional...
Leia na integra
Internet: ruptura nos consagrados modelos educacionais
Autor: Jacir J. Venturi
É consensual que a internet representa uma ruptura em relação aos consagrados modelos educacionais e pedagógicos, justificando a divisão a.w. (antes da web) e d.w. (depois da web). Diante de nós...
Leia na integra
Pré-vendo o futuro das escolas particulares
Autor: Raison Pinheiro
De cada dez gestores educacionais,sete estão preocupados com o futuro de suas escolas, oito estão inseguros com relação às matrículas do início do ano e nove demonstram muita ansiedade quanto ao futuro ...
Leia na integra
O poder do conhecimento
Autor: Laila Aninger
Presenciamos a transformação acelerada dos processos científicos, humanos e sociais. Vivemos uma época de importantes mudanças na política e na ciência, na visão do mundo, nas artes e até mesmo...
Leia na integra
O foco deve ser a aprendizagem, não a “ensinagem”
Autor: Jacir J. Venturi
Estando há poucos dias em Fortaleza, ouvi do próprio filho uma jocosa história que Lauro de Oliveira Lima – cearense e autor de mais de 30 livros sobre educação, falecido em 2013 – contava com graça aos...
Leia na integra
2014: vem aí um ano que promete
Autor: Francisca Paris
Dificilmente um educador contemporâneo discordaria da ideia de que a escola precisa se aproximar do cotidiano vivido por seus alunos e trazer a realidade para a sala de aula, a fim de que os fatos se tornem...
Leia na integra
Ponto de vista
Autor: Eduardo Nahum
Partindo do pressuposto de que estamos engajados em uma única ótica ou comportamento, corremos o risco, por assim dizer, de não enxergarmos outros pontos de vista. Afinal, pontos de vista diferentes podem nos...
Leia na integra
Interdisciplinaridade: uma possibilidade real de motivação para as aulas de inglês
Autor: Najin Lima
Quando comecei a aprender a dirigir, repetia inúmeras vezes exercícios de manobras e, nos intervalos, estudava teoria sobre segurança no trânsito. Tudo começou a fazer mais sentido quando tive minha...
Leia na integra
Celebrar os professores é celebrar as crianças. E vice-versa!
Autor: Fabrício Vieira de Moraes
Outubro é o mês dos professores. Outubro é o mês das crianças. Até aí, não há novidades – sabemos dessas datas, lembradas com tanto afeto. No entanto, talvez seja hora de pensar que comemorar o professor é...
Leia na integra
À escola, o aluno, não o filho
Autor: Ricardo Ribeiro
Escola e família debatem-se constantemente, parecendo disputar entre si de quem é a real autoridade na educação de crianças e jovens, ou mesmo na definição sobre o que é papel de uma ou de outra. O princípio é...
Leia na integra
Educação, segurança e agricultura em Israel
Autor: Jacir J. Venturi
Esquadrinhamos 2 mil quilômetros desse pequeno país (10% do território paranaense), com apenas 65 anos de independência, 7,9 milhões de habitantes e 4 mil anos de história. História de superação e...
Leia na integra
Enem: o impacto sobre a escola
Autor: Fabrício Vieira de Moraes
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornou-se, nos últimos anos, um dos grandes protagonistas da educação brasileira. Para quem vê graves problemas nesse exame nacional, ou para quem aposta em seus...
Leia na integra
A escola do trabalho, a escola da vida
Autor: Francisca Paris
Na trajetória da educação brasileira – que reflete, como não poderia deixar de ser, a história de nossa sociedade –, a educação para o trabalho ficou marcada por alguns estigmas. Entre eles, a ideia...
Leia na integra
Coordenação pedagógica
Autor: Isabel C. Rodrigues
Nas escolas, encontramos verdadeiramente as pessoas. Escolas não são apenas instituições de formalidades, de cumprimento de programas e ensino. São locais de presenças humanas e poderiam revolucionar o...
Leia na integra
Tempo de férias, tempo de cultura
Autor: Fabrício Vieira de Moraes
A pressão sobre o currículo é grande. Cada vez mais exigentes, para atender a uma demanda de formação sempre ampliada, as escolas com frequência se sentem tentadas a avançar sobre o período de férias...
Leia na integra
Diagnosticar os problemas para criar estratégias eficazes
Autor: Eduardo Nahum
Para diagnosticar algum problema e conhecer a sua causa é preciso, em princípio, analisar os sinais e as indicações próprias de uma dada situação. Diversos mecanismos podem ser utilizados para esse trabalho...
Leia na integra
O desenho infantil
Autor: Anna Paula Barreira
O desenho infantil é muito mais do que simples rabiscos. Ele representa desenvolvimento e criatividade, além de ser uma forma de expressão anterior ao domínio da leitura e da escrita. Desde muito cedo, a...
Leia na integra
O dente-de-leão nos campos da educação
Autor: Cláudia Rodrigues
O substantivo semente sempre me remete ao verbo semear, que traz o significado de trabalho, cuidado. O trabalho, ou melhor, a profissão de educadora me traz esse pensamento alegórico de plantio, semeadura…
Leia na integra
Drogas: luz, mais luz!
Autor: Jacir J. Venturi
Iniciamos este texto com uma metáfora: em 1833, Goethe, o maior literato alemão, já em seu leito de morte, pronunciou suas derradeiras palavras: Lich, mehr licht! (Luz, mais luz!) Uma frase instigante, não apenas...
Leia na integra
Educação e valores no currículo escolar
Autor: Rosamaria Calaes
O avanço científico-tecnológico e o fenômeno complexo da globalização afetam a estrutura social, cultural, política e econômica da humanidade, com consequências marcantes para o cotidiano pedagógico. As...
Leia na integra
O descaso com a matemática
Autor: Jacir J. Venturi
O Brasil obteve a 57ª colocação em matemática entre os 65 países avaliados pelo último Programme for International Student Assessment (Pisa), que é subordinado à ONU. Não se pode debitar ao acaso o...
Leia na integra
Comunicar é um desafio
Autor: Diocsianne Moura
O conceito de comunicação, por muito tempo, valeu-se da tríade emissor – mensagem – receptor. Na atual era da tecnologia móvel e instantânea, esse modelo tornou-se defasado e faz com que profissionais e leigos...
Leia na integra
Educação infantil: cuidar ou educar?
Autor: Juliana Mori Silva
Tanto educar quanto cuidar são ações construídas culturalmente. Em cada época, a sociedade acredita que o cuidado com a criança deve ser realizado de certa maneira, assim como a educação. Antigamente, a...
Leia na integra
Uma geração de covardes?
Autor: Danielle Lourenço
O título deste artigo pode ser chocante. Porém, mais chocante ainda é o comportamento de muitos jovens (e de alguns adultos também) perante o uso das tecnologias contemporâneas, em especial o das redes...
Leia na integra
Quando o educador é um mediador
Autor: Cláudia Rodrigues
Aquele que intencionalmente busca a reciprocidade, o ensino significativo e favorece a transcendência do conhecimento é um mediador. Educar é uma tarefa que nos exige não apenas...
Leia na integra
Existem razões para acreditar
Autor: Luis Bronzatto
Há algum tempo, uma propaganda de refrigerante na televisão me chamou a atenção, acredito que a sua também. Crianças cantavam a música Whatever, da banda de rock Oasis, enquanto informações de um...
Leia na integra
A nova Biblioteca de Alexandria: uma fênix que renasce das cinzas
Autor: Jacir J. Venturi
O suntuoso edifício, concluído em 2002, custou 212 milhões de dólares, boa parte dos quais pagos pela UNESCO. É um espaço que abriga 4 milhões de livros, acervo bem inferior ao da Biblioteca do Congresso dos EUA...
Leia na integra
Do fim ao começo: a crise e os dias atuais
Autor: Jorge Dias e Cléssio Cruz Santos
É comum e notória a pronúncia do termo crise nos dias atuais, bem como ao nos voltarmos para a história recente e antiga da humanidade. Porém, aparentemente, não é de consciência geral o verdadeiro papel dessa...
Leia na integra
Grandes temas para 2013
Autor: Antônio Sérgio M. de Castro
O ano começa e ficam no ar algumas grandes tendências que permeiam a educação. O que irá acontecer? Quais são os temas que mobilizarão a atenção dos educadores? Com uma margem grande de incertezas, podemos...
Leia na integra
Diversidade cultural e educação
Autor: Ludmilla Fonttainha
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), no mundo existem 191 países, cada um com sua característica cultural, étnica, religiosa e econômica. Nos tempos de hoje, é impossível abordar a diversidade...
Leia na integra
O mundo das diversas gerações
Autor: Alexandre Gobbo
As previsões Maia podem ser interpretadas como uma aproximação do fim do mundo, já que vivemos um turbilhão de mudanças que repercute, sobretudo, na dificuldade de comunicação entre as gerações. Precisamos nos...
Leia na integra
O essencial é que faz a vida valer a pena
Autor: Laila Aninger
Estive pensando em como perdemos preciosas horas do nosso tempo com coisas pequenas. Coisas que não valem a pena. É muito desgaste e energia desperdiçada para pouco resultado. Não vamos perder tempo com...
Leia na integra
Aprendizagem integradora
Autor: Laênio Loche
A aprendizagem integradora consiste na articulação de conceitos de campos e linhas teóricas distintas, de modo a construir corpo teórico abrangente para nortear intervenções práticas mais eficientes.
Leia na integra
Família: entidade sagrada e conflituosa
Autor: Jacir J. Venturi
“A família é a única entidade realmente sagrada na sociedade moderna, aquela pela qual todos nós aceitaríamos morrer, se preciso” – palestrou em Curitiba Luc Ferry, filósofo, ex-ministro da Educação da França e...
Leia na integra
Inglês como língua franca?
Autor: Renato Gurgel
Nos dias de hoje, a importância do ensino da língua inglesa vai além de tão somente ensinar a língua em si: ela se molda na importância da cultura que está por detrás dela. Afinal, cultura é um modo de...
Leia na integra
Professor nota 10
Autor: Jacir J. Venturi
Foram 33 anos de tablado e o privilégio de 70 mil alunos em todos os níveis de ensino, em escolas públicas e privadas. Aprendi que é primordial o equilíbrio entre o afeto e a disciplina, como pratos...
Leia na integra
Aprender a conhecer
Autor: Eliane Azevedo
Na visão de John Dewey, filósofo e pedagogo norte-americano, nós aprendemos quando compartilhamos experiências. O conhecimento é fruto de uma significativa interação, e esta supõe uma comunicação para além...
Leia na integra
Ruídos na comunicação
Autor: Raquel Bahiense
A comunicação, neste século XXI, norteia a filosofia de toda e qualquer empresa, seja educacional ou não. Nunca houve tanta informação simultânea e de tão fácil acesso. O que era determinante...
Leia na integra
Vocação e missão
Autor: Ir. Maura Moreira
Os grandes fenômenos que caracterizam a transição do contexto mundial que estamos vivendo, tais como a globalização, que enfraquece a qualidade das relações, as novas tecnologias de comunicação, a...
Leia na integra
Mediando conflitos na escola
Autor: Jacir J. Venturi
Aproximadamente 15% da comunidade de alunos, pais, professores e funcionários de uma escola são capazes de comprometer a administração escolar e o precioso tempo dos gestores. É onde está o ninho da...
Leia na integra
É preciso mudar
Autor: July Mascarenhas
Há 23 anos – quando eu tinha 20 –, ouvi pela primeira vez a palavra empreendedor, em um curso de Formação de Sucessores, promovido pela Cia. Cedro Cachoeira, importante indústria têxtil de...
Leia na integra
O nosso ensino médio não é sequer médio, é ruim
Autor: Jacir J. Venturi
Ano a ano, estamos enxugando gelo. O nosso ensino médio ostenta a taça de chumbo no espectro das mazelas da educação brasileira. Na faixa etária de 15 a 17 anos, apenas 47,7% mantêm adequada a relação...
Leia na integra
A importância da metodologia
Autor: Rômulo Marinho
No atual cenário educacional brasileiro, faz-se urgente a conscientização acerca de uma necessidade que deve ser observada e, ao mesmo tempo, desejada pelo educador: a de obter condições...
Leia na integra
Voluntarioterapia
Autor: Jacir J. Venturi
O trabalho voluntário é uma via de mão dupla, pois leva dignidade, autoestima e bens materiais à comunidade atendida. O retorno é a transformação interior, a ampliação da experiência e o prazer de ser...
Leia na integra
Superando desafios em nome da qualidade da educação
Autor: Verônica de Almeida
À medida que os filhos vão crescendo, mães e pais percebem que os cuidados iniciais dispensados aos pequeninos precisam ser acrescidos de uma boa dose de educação. Assim, surgem as dúvidas sobre como...
Leia na integra
A criança como protagonista de seu brincar
Autor: Selba M. Muratório Mendes
Toda criança precisa brincar — direito assegurado pela Declaração Universal dos Direitos da Criança, da ONU, e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Vygotsky, Wallon e vários pensadores consideram...
Leia na integra
Vivendo o tempo pascal
Autor: Celma Cabral
Tempo pascal... tempo que simboliza alegria para o povo cristão. Tempo de renascimento, de reafirmação da certeza de que, mesmo frente a tantos sinais de morte em nossa sociedade, em nossa existência, há muitos...
Leia na integra
Jogo de cartas marcadas?
Autor: Armando Correa de S. Neto
Após anos de pesquisa, compreende-se melhor hoje o peso de cada um dos lados de uma antiga disputa: genética x ambiente. Doenças no genoma, por exemplo, prontas para dar o bote, podem perder força diante de uma...
Leia na integra
Dos 3 aos 8 anos, a criança merece uma boa escola
Autor: Jacir J. Venturi
Uma vigorosa transformação nas escolas de Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental ocorreu nas duas últimas décadas. E o melhor: hoje, verifica-se uma expressiva valorização dos pais, que...
Leia na integra
Fé na ciência
Autor: Armando Correa de S. Neto
Já pensou que existem muitas afirmações nas quais acreditamos em razão de elas terem sido a nós apresentadas com toda a pompa e circunstância científicas? Alguém já cogitou duvidar, por um instante, da...
Leia na integra
A Educação Giovana Martins* que podemos propor
Autor: Alexa Giovana Martins
Frente aos desafios da sociedade contemporânea, há que se pensar em uma educação que proporcione inovação a partir das múltiplas demandas e diversidades individuais dos atores envolvidos nesse processo...
Leia na integra
Quem acredita na tabula rasa?
Autor: Armando Correa
Quem acredita na tabula rasa? Quem crê nos fatores genéticos? Quem considera ambas as possibilidades para preparar aulas, planejar o modo de absorver a frustração e o desgaste gerados pelas respostas obtidas...
Leia na integra
Gestão do conhecimento na escola
Autor: Patricia RC Abreu e Rosilene B. Abad
Para iniciar um debate sobre a gestão do conhecimento na escola, é preciso...
Leia na integra
Em defesa do ensino de Ciências
Autor: Carlo Eduardo Bindi
Devemos nos preocupar com o impacto daquilo que dizemos e fazemos sobre as expectativas de estudantes e professores do Ensino Médio. Por isso, consideramos que há uma urgente necessidade de valorizar o ensino...
Leia na integra
A escola e o bonde... da vida
Autor: Francisca Paris
Carlos Heitor Cony, escritor carioca, integrante da Academia Brasileira de Letras, declarou que, aos 20 anos, sabia latim e era capaz de recitar trechos inteiros do Pro Milone, de Cícero...
Leia na integra
Natal, festa da ternura de Deus
Autor: Ir. Marlene Frinhani
Desde sempre a humanidade buscou o sentido mais profundo de sua existência. E, nesse movimento de busca, perpassou gerações e mais gerações, até que chegou à plenitude dos tempos...
Leia na integra
Sempre fomos corruptos?
Autor: Armando Correa
É correto nomear os tempos atuais de a Era da Corrupção? Não cria a impressão de que tal fenômeno nunca ocorreu? Fazer distinção entre uma época e outra requer levar em conta fatores como a empalidecida presença da justiça...
Leia na integra
Aprendizagem pré-histórica
Autor: Armando Correa
É possível voltar os olhos para épocas tão remotas quanto interessantes e, assim, alcançar o Homo habilis, por exemplo, espécie de hominídeo surgida na aurora do Plistoceno, há 2 milhões de...
Leia na integra
Ajustes necessários ao Enem
Autor: Jacir Venturi
O Enem, transformado em grandioso processo seletivo, baliza e norteia todo o ensino da Educação Básica. Tornou-se a locomotiva, e os vagões são as séries do Ensino Fundamental e do Ensino...
Leia na integra
Luz própria
Autor: Armando Correa
A razão vem permitindo ao ser humano conquistar a liberdade, palmo a palmo, ao dirigir-se à saída da sombria caverna da ignorância. Quanto mais ele avança na luminosa direção do conhecimento, tanto menos se...
Leia na integra
Valoração e educação como caminho de superação
Autor: Ângelo P. Campos
O EDUCAR está para caminhar assim como o caminho está para o SER. A nobre tarefa do educador inicia-se em algum momento propício no transcurso da vida e não tem data para terminar. O ser humano vem...
Leia na integra
Educação tecnológica no Ensino Fundamental: o grande desafio
Autor: Eduardo Chaves
Na educação de hoje, há muita preocupação com o uso da tecnologia nos processos de ensino e de aprendizagem (processos que são assimétricos: nem sempre o ensino resulta em aprendizagem e nem sempre a...
Leia na integra
Os desafios do professor na sala de aula
Autor: Roberto Shinyashiki
Nos dias de hoje, mais do que em qualquer outra época, o professor enfrenta desafios na sala de aula que dificultam a realização do seu trabalho. Vivemos em um mundo em mudanças, em que há grande...
Leia na integra
Educando a potencialidade humana
Autor: Celito Meier
ato de educar, inserido no projeto educativo de quem se sabe instrumento e mediação no processo de lapidação da alma humana, busca desentranhar e auxiliar nas configurações das potencialidades...
Leia na integra
A histórica contribuição do ensino privado no Brasil
Autor: Manoel Alves
A educação escolar no Brasil nasceu da iniciativa privada, quando, em 1533, os Franciscanos fundaram na Bahia o primeiro estabelecimento de ensino em terras de Santa Cruz. A atuação da iniciativa privada na...
Leia na integra
Jeitos de planejar
Autor: Gerência de Educação Básica Rede Sesi
Todos os anos, as escolas reservam um período no calendário escolar para os planejamentos de ensino. Algumas escolas dividem esse período em etapas, distribuídas ao longo do ano. Para muitos professores, é um...
Leia na integra
O caos salvador
Autor: Armando Correa
Desde o Big Bang, evento que marcou o início do universo há 13,7 bilhões de anos, incontáveis transformações se sucederam, e, sob a cartilha do dinamismo, o cosmos continua se expandindo cada vez...
Leia na integra
Conhecimento, educação e sociedade
Autor: Angela Alves
O conhecimento e o processo socializador do ser humano têm uma relação intrínseca. Não importa a área, o nível, a profundidade ou o contexto, o conhecimento integra e influencia o processo de formação pessoal e...
Leia na integra
Ensinar, desaprender e aprender: Experiências importantes na vida do educador
Autor: Maria Cibele Aguiar
Trabalho na educação há 43 anos, atuando em diferentes segmentos. Enquanto progredia na profissão, também fazia os cursos de graduação e de pós-graduação, ao mesmo tempo em que criava minha família. A...
Leia na integra
Parece que foi ontem
Autor: Armando Correa
Embora dez mil anos se situem longinquamente no calendário, e sejam necessárias muitas gerações para cumprir tal período, as maneiras primitiva e contemporânea de se viver demonstram relativizar o tempo...
Leia na integra
Hoje, a escola
Autor: Ana Andrade
Refletir sobre escola nos remete aos grandes desafios que enfrentamos nesse lugar, que é palco de encontros, aprendizagens e superações. Neste momento de descanso no meio do processo, proponho uma reflexão: na...
Leia na integra
O bullying nas escolas
Autor: Benjamin Ribeiro
Casos de bullying e cyberbullying têm sido divulgados, principalmente depois da tragédia em Realengo e depois que TVs do mundo inteiro mostraram cenas de um menino reagindo ao sofrer bullying. A...
Leia na integra
O sabor do saber
Autor: Jacir Venturi
A era do conhecimento – que hoje vivenciamos – tem fulcro em dois marcos históricos: a Biblioteca de Alexandria e a imprensa de Gutenberg. A Biblioteca de Alexandria estava muito próxima do que...
Leia na integra
Não é estranho
Autor: Armando Correa
Já reparou que somente os outros erram? Nós, ao contrário, quase nunca erramos. Percebeu, por exemplo, que dirigimos corretamente – umas raras vezes atravessamos o sinal vermelho, mas o carro já...
Leia na integra
Vamos rever o tema agressão?
Autor: Armando Correa
Antes mesmo de apontar vítimas e culpados sobre o caso australiano Zangief Kid, que envolveu diretamente duas crianças em atos agressivos e violentos, é fundamental que se estabeleça oportunamente a reflexão...
Leia na integra
Educar para preservar
Autor: Benjamin Ribeiro
Em março, comemorou-se o Dia Mundial da Água, que nos serve para uma reflexão a respeito de como tratamos o planeta e o futuro de nossas gerações. O acesso à água potável é um desafio para grande parte...
Leia na integra
A posição da educação brasileira
Autor: Benjamin Ribeiro
Segundo relatório da Unesco, o Brasil melhorou o desempenho na Educação, mas não conseguiu deixar a 88ª posição no ranking internacional. O Índice de Desenvolvimento de Educação para Todos (IDE)mostra...
Leia na integra
O alto preço da falta de foco
Autor: Frederico Porto
Você, certamente, já viu, ou melhor, provavelmente já viveu a seguinte cena: sentado a uma mesa de trabalho, em frente a um computador, o celular toca, ao mesmo tempo em que você lê um...
Leia na integra
Gisele Bündchen fugiu da escola
Autor: Marcelo Freitas
Na minha cabeça, tem uma buzina que não para de tocar. Descobri que o som vem de uma afirmativa que li, algum tempo atrás. Não lembro muito bem onde estava escrita. Nem mesmo o autor dela, com quem, desde já, me desculpo...
Leia na integra
Tempo e satisfação do cliente
Autor: Cristiana Prado
Um dos dados de pesquisa a que os gestores estão mais atentos é o da satisfação do cliente – a família ou o aluno. Parece uma preocupação natural: uma comunidade satisfeita tende a ser fiel e, provavelmente, essa satisfação...
Leia na integra
Afinal, quem são os nossos clientes?
Autor: Flávio Tófani e Lígia Fascioni
Profissional competente, seja vendedor, professor, neurocirurgião ou guardador de carros, sustenta sua excelência sob um tripé: o conhecimento (que qualquer um precisa ter da profissão que escolheu...
Leia na integra
Potencial de aprendizagem
Autor: Armando Correa de Siqueira Neto
Por que uns enxergam mais potencial de aprendizagem do que outros? Que razões levam alguns a avançar bem mais, mesmo em condições de igual estímulo recebido pelo meio de convivência? E aqueles que, apesar...
Leia na integra
Férias: é tempo de mais leitura
Autor: Jacir Venturi
É provável que haja um consenso entre a escola e a família: o aluno não precisa de dois meses de descanso nas férias de verão. Em meio às muitas opções de bem utilizar o tempo, uma das mais úteis – e, para...
Leia na integra
Dissimulação simpática?
Autor: Armando Correa
Dissimular significa: encobrir, disfarçar, não revelar os sentimentos. Quando ocultamos o que sentimos aos outros, na tentativa de expressar coisa diferente, dissimulamos. Enganamos a fim de atender a algum...
Leia na integra
Aula fora da sala
Autor: Ben Sangari
A exposição Einstein, sobre a vida e a obra do maior físico de todos os tempos, percorre o Brasil desde 2008, quando estreou no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Sua parada mais recente foi em Vitória...
Leia na integra
A prática em busca da excelência
Autor: Cláudia Rodrigues
O cenário mundial mudou. As famílias passam por transformações. O mercado de produção tem novas metas, explora outros valores. Não basta apenas ter informações, é preciso conhecer, aplicar os conhecimentos...
Leia na integra
Conhecimento aplicado
Autor: Gabriel Carvalho
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pretende verificar como foi o aproveitamento do estudante na educação básica, medindo se ele conseguiu construir os conhecimentos de forma significativa e...
Leia na integra
Vivendo em uma cidade de bonecas
Autor: Luiza Meyer
Não há como voltar “ileso” de uma viagem ao Canadá. No segundo semestre deste ano, tive a oportunidade de acompanhar um grupo de adolescentes brasileiros que partiu rumo à cidade de Kamloops...
Leia na integra
Conhecimentos, habilidades e atitudes
Autor: Andréia Araújo
O século XXI caracteriza-se pela incorporação de serviços a um mercado educacional altamente competitivo, concorrência agressiva, redução de custos, foco em resultados e avanço tecnológico. A essa realidade, dois...
Leia na integra
Você tem boa inteligência social?
Autor: Armando Correa de S. Neto
Se já era fundamental o bom relacionamento entre nossos antepassados, fato que os levou à sobrevivência através da forte interação que permitiu a troca de objetos – comuns à época – e da flexibilidade para se...
Leia na integra
Uma experiência pra lá de internacional
Autor: Luiza Meyer
Tenho muito carinho pelo programa High School. Para quem não sabe, é o intercâmbio destinado a jovens do Ensino Médio que saem de seus países de origem por um ou dois semestres letivos. O destino costuma ser...
Leia na integra
O que faz um bom professor?
Autor: Jorge Werthein
Pode-se imaginar uma sala de aula com 30 crianças, todas propensas, como é natural, a brincar, conversar, movimentar-se. Como despertar o interesse e prender a atenção delas em uma aula de ciências ou de...
Leia na integra
Os riscos do pré-sal
Autor: Benjamin Ribeiro
O petróleo da camada de présal, localizada no litoral brasileiro, mais precisamente na Bacia de Santos, ainda está na fase de prospecção. As perspectivas são as melhores possíveis, mas, antes que se saiba seu real valor...
Leia na integra
Questão de urgência
Autor: Jorge Werthein
Parece haver consenso. Não há quem discorde de que a educação é imprescindível para o desenvolvimento de um país. Uma educação de qualidade para todos é bandeira que nenhum partido ou político despreza. O que...
Leia na integra
Focar nas forças ao invés de focar nas fraquezas
Autor: Frederico Porto
Devido a um efeito da concepção religiosa e, ao mesmo tempo, da teoria da evolução, a qual preconiza que não estamos prontos – e deixo bem claro aqui que eu acredito estarmos todos em um processo evolutivo, somos...
Leia na integra
Aprender espanhol? É logo aqui
Autor: Luiza Meyer
Uma hora de avião de Belo Horizonte a São Paulo. Pouco mais de duas horas depois, lá está Buenos Aires. Tão pouco tempo para desembarcar em uma atmosfera tão diversa, onde é possível ouvir o som de uma das...
Leia na integra
Evolução criativa
Autor: Armando Correa
A aparente estabilidade que encobre as lentas modificações sofridas desde a existência da primeira célula primitiva é apenas uma ilusão acerca do equilíbrio tão amplamente desejado pelo ser humano, que sempre...
Leia na integra
Desenvolver o raciocínio lógico é imprescindível
Autor: Jacir J. Venturi
Ensinar a raciocinar, em meio a tantas demandas, é uma das principais tarefas da escola. Não importa a área, sempre encanta uma apresentação oral ou escrita com bom encadeamento lógico. Quando da visita de...
Leia na integra
Clima de mudança
Autor: Ben Sangari
O relatório Situação da População Mundial 2009 – Enfrentando um mundo em transição: mulheres, população e clima, do Fundo de População das Nações Unidas, propõe um novo enfoque para o debate sobre as mudanças...
Leia na integra
Imaturidade democrática?
Autor: Armando Correa de S. Neto
A bússola eleitoral demonstra não indicar o caminho do bem comum, pois o egoísmo está na base das escolhas feitas por considerável parcela da população, que, embora privilegiada pela democracia, consegue ver apenas...
Leia na integra
Neste mercado, o que fazer primeiro?
Autor: Flávio Tófani e Lígia Fascioni
Não se trata de uma constatação ingênua: a maior parte das empresas, atualmente, está perdida ao tentar entender a si mesmas, não conseguindo descobrir a sua própria essência, seu DNA, sua identidade. Uma...
Leia na integra
O jeito “curupira” de andar
Autor: Armando Correa de S. Neto
Quando temos a certeza de que só andamos para frente, é aí que o autoengano demonstra claramente ter tomado conta da razão. Se antes ainda havia certo bom senso, que combatia as exageradas fantasias...
Leia na integra
Trabalho x Emprego
Autor: Paulo Cardim
O grande educador Dom Lourenço de Almeida Prado, saudoso reitor do Colégio de São Bento do Rio de Janeiro e uma das maiores reservas morais e intelectuais da nossa educação, destacou, em um dos seus preciosos...
Leia na integra
A retenção do conhecimento organizacional
Autor: Fernando Zaidan
O uso adequado da gestão do conhecimento e da informação, utilizando a retenção do saber organizacional, pode ser revertido em vantagens competitivas. A ausência dessa prática está se tornando um...
Leia na integra
Tecendo a teia do saber
Autor: Cláudia G. S. Rodrigues
Certa vez, seguindo sugestão feita por Rubem Alves em uma de suas crônicas, pus-me a observar uma aranha a tecer e fiquei imaginando a estrutura e elaboração daquele trabalho. Os fios são interligados; laçadas e...
Leia na integra
Quem só espera dificilmente alcança
Autor: Armando Correa de S. Neto
Não nos conhecemos! Ignoramo-nos a ponto de desejar coisas que não nos dizem respeito por considerável impressão distorcida. É o autoengano. Somos capazes de criar inúmeras ilusões, das quais nos alimentamos...
Leia na integra
A pergunta
Autor: Lauro Daros
“Tudo no mundo está dando respostas; o que demora é o tempo das perguntas”, escreve Saramago. Sem a pergunta, que seria da ciência? A pergunta fascinante instiga a descobrir a resposta na realidade, que...
Leia na integra
Analfabetismo intrapessoal
Autor: Frederico Porto
Vivemos uma crise de analfabetismo intrapessoal. As pessoas se tornaram estranhas para si mesmas. Para refletirmos, vamos conceituar “inteligência”. Howard Gardner, professor da Universidade de Harvard e...
Leia na integra
Aluno “miolo mole” e professor “cabeça dura”
Autor: Armando Neto
Não pode existir combinação pior do que a soma entre a falta de juízo e a teimosia. As ideias travam, e os resultados ruins aparecem. Nada relevante se divide, a oportunidade de crescer é subtraída...
Leia na integra
Fragmentação X Conexão
Autor: Viviane Mosé
É lugar comum, em nossos dias, apontar a educação como a saída para os impasses que vivemos. Mas será que ela pode dar conta dessa enorme expectativa? Segundo o cientista da educação Rui Canário...
Leia na integra
No mundo da Lua
Autor: Ben Sangari
A Lua faz parte do imaginário popular há séculos. Alguns acreditavam até que ela pudesse induzir à loucura. Não por acaso, o dicionário registra “lunático” como aquele “influenciado pela Lua” ou também “maníaco”...
Leia na integra
Sobre o destino da escola
Autor: Viviane Mosé
Precisamos resgatar nossa humanidade, que reside não na capacidade de guardar e acumular dados e coisas, mas, principalmente, na reflexão, na invenção, na coragem de ir sempre a novos lugares e viver novas coisas...
Leia na integra
Sou jovem, posso ser voluntário
Autor: Jacir Venturi
O trabalho voluntário é uma via de mão dupla. Leva dignidade, autoestima e bens materiais à comunidade atendida. O retorno é a transformação interior e o prazer de ser útil. A atitude solidária humaniza não apenas...
Leia na integra